fbpx

Retenha seus clientes: é mais fácil vender para quem já comprou na sua loja virtual!

Aumentar a sua base de clientes é ótimo. Mas, você tem trabalhado para reter os seus atuais clientes?

Muitos artigos dão a dica: “retenha seus clientes e veja o seu negócio crescer“. Você já parou pra pensar sobre a importância desse assunto para o seu e-commerce? É sobre isso que vamos conversar hoje.

Sente-sem bem à vontade e fique atento! Esse tema é, sim, fundamental para o sucesso da sua loja virtual.

 

 Você investiu em mídia online e conseguiu atrair novos clientes. E agora? Trabalhar para aumentar a sua base não é errado, mas não focar em fidelizar quem já comprou com você é um grande erro.

Com esse foco, separamos quatro dicas que vão te ajudar a reter sues clientes e, claro, mantê-los fieis à sua marca! 

Conheça os seus clientes

Muitas lojas virtuais tentam fidelizar os clientes de maneira padronizada, o que acaba sendo uma grande furada! Se você focar em conhecer o perfil das pessoas que compram no seu e-commerce, você poderá direcionar de forma certeira o envio de promoções, novidades e demais informativos.

Quer um exemplo: se você enviar uma newsletter com sapatos 33/34 em promoção para toda a sua base, muitos irão se decepcionar ao abrir o e-mail. Agora, se essa informação for feita de maneira direcionada, as chances de conversão irão aumentar e, além disso, a sua credibilidade também. Seus clientes se sentirão especiais!

Como fazer isso? Tenha um banco de dados atualizado e um bom profissional de marketing por perto. E, olha, há muitos questionários online e gratuitos que você pode utilizar para conhecer melhor o seu público. 

Invista na comunicação com o seus clientes

Produzir bons conteúdos para blog, redes sociais e e-mail marketing podem ser a chave do sucesso para fidelizar os seus clientes. Conteúdo é tudo e ele será o responsável pelo diálogo entre marca e público. Um conteúdo que traz informação, de maneira clara, pode fazer muito pelo seu negócio.

Além disso, é primordial responder, em tempo hábil, os seus clientes. Seja por e-mail, telefone ou redes sociais, esses retornos evitarão cancelamento de pedidos, reclamações e, até mesmo, a má reputação da sua empresa na internet. Com apenas um comentário nas redes sociais, o seu negócio poderá ser manchado para sempre.

Treine a sua equipe 

Mesmo sendo virtual, a sua loja precisa de uma equipe bem treinada. Será por meio dela que os clientes poderão tirar dúvidas e criar um vínculo com a sua empresa. Mesmo que seja por e-mail ou via redes sociais, os seu time deve manter alinhados todos os princípios do empreendimento e a forma como isso será repassado ao público.

Outro fator importante é fazer com o que a sua equipe entenda que uma venda não termina após a conversão. Ela vai além e só poderá ser finalizada após a entrega do produto com um feedback do comprador. Trate o seu cliente como gostaria de ser tratado!

Fique atento ao mercado

Saber como anda o seu concorrente não é invasivo. Pelo contrário! Ver o que ele faz de legal e, também, de ruim, pode te ajudar a ver fora da caixa.

Muitas vezes, a visão do nosso trabalho está viciada e olhar pro outro, consequentemente, faz com que possamos nos observar de novas maneiras. Tente isso!

O seu concorrente está pecando em algo? Será que você não está fazendo o mesmo?

Coloque em prática! Retenha seus clientes!

Gostou das dicas? Bem fáceis e sem complicações! Coloque em prática e conte pra gente o resultado! A nossa sugestão é analisar os retornos a cada 3 meses 😉

Boas vendas!

5/5 - (1 Voto)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima