Você já utilizou a internet para buscar um produto que desejava comprar, não é mesmo? Atualmente é bem fácil procurar, comparar ofertas, avaliar depoimentos de consumidores de forma a embasar a decisão de compra. Talvez você já tenha esbarrado no Google Shopping e não tenha percebido. Para as empresas, é importante considerar os diferentes canais que servem de referência para essas buscas. Nesse sentido, o Google Shopping é uma ferramenta que pode trazer ótimos resultados. Se você deseja saber o que é o Google Shopping, como funciona e as vantagens que ele proporciona, acompanhe nosso post.

4 Dicas sobre Google Shopping

1. O que é Google Shopping?

O Google Shopping foi lançado em 2011. Essa plataforma foi criada, basicamente, para facilitar a procura de produtos pelos usuários. Com ela, é fácil comparar ofertas de diferentes lojas virtuais, avaliando o preço e até os depoimentos dos consumidores sobre os produtos.

2. Como o Google Shopping funciona?

Se você não está lembrando de ter visto um anúncio no Google Shopping, vamos fazer uma pausa neste artigo para te demonstrar. Abra uma janela no seu navegador e entre no Google. Lá você vai digitar algum produto do seu interesse, como um modelo automotivo, uma geladeira, qualquer coisa. Você pode digitar “TV LED”, por exemplo. Google Shopping - TV LED Antes dos anúncios patrocinados serão mostradas algumas miniaturas do produto, em conjunto com o preço e a loja virtual onde o item está sendo oferecido. Se você clicar em “Shopping”, dentre as opções, que ficam na parte superior da tela, você será direcionado à página do Google Shopping. Lá poderá filtrar os produtos por categoria, preço, marca etc. Página do Google Shopping Se, por um lado essa plataforma é boa para os usuários, facilitando a busca e as comparações, é ótima, também, para as empresas. Para incluir seus produtos no Google Shopping você deve acessar o Merchant Center e cadastrá-los. O catálogo é feito com um arquivo dos itens. Para ter certeza de como deve ser esse arquivo, basta entrar na Visão geral dos feeds de dados. O Google mostra, dentro da página de ajuda, a especificação dos dados do produto.

3. Quais são as vantagens em utilizar o Google Shopping?

Maior tráfego para o site

Quando uma busca é feita na internet, os anúncios que estão nas primeiras posições recebem maior atenção do público. No caso do Google Shopping, os produtos aparecem antes dos anúncios de texto. Com isso, a taxa de cliques é bem alta e consegue atrair muitos visitantes para o seu site.

Leads mais qualificados

Quando você faz uma busca na internet por um produto específico é porque já possui algum conhecimento sobre ele ou já tem alguma predisposição a escolhê-lo ou avaliá-lo, não é mesmo? Isso significa que os leads que são atraídos para o site possuem maior possibilidade de serem convertidos, estão mais próximos da decisão de compra.

Análise de desempenho na plataforma

O Google Shopping gera um relatório bem completo das buscas. Pode ser avaliado o tipo de categoria que mais foi procurada, as características técnicas ou até mesmo as marcas. Todos esses dados servem para criação de uma boa estratégia e ajudam a embasar as tomadas de decisão.

4. Vale a pena anunciar no Google Shopping?

Como vimos neste post, o Google Shopping é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio. Ele facilita a busca de produtos e possibilita a comparação de ofertas. Com a popularidade do Google como principal ferramenta de busca, anunciar nessa plataforma pode gerar um aumento significativo do tráfego no site, além de gerar leads mais qualificados. Como sabemos que nenhuma ação é suficiente se não for monitorada, a plataforma gera relatórios completos que permitem fazer boas análises, entendendo o comportamento dos usuários. Portanto, se você quer consolidar o seu negócio e conquistar uma posição de destaque no mercado, precisa avaliar essa ferramenta. Agora que você já conhece o grande potencial do Google Shopping, que tal verificar o Manual de otimização de SEO para e-commerce para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio?

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