Trazer o negócio físico para uma loja virtual é um desafio encontrado por muitos empresários brasileiros. Principalmente por causa da falta de conhecimento e receio sobre o que o e-commerce pode oferecer ou de como ele funciona. Mesmo assim, cada vez mais consumidores optam por fazer suas compras usando a internet e, com a grande competitividade do mercado atual, aderir a essa mudança de comportamento pode ser vital para alguns negócios.

Negocio

O e-commerce obteve crescimento bastante significativo em 2015

Para comprovarmos essa nova tendência de consumo, basta verificar os dados de 2015, um ano marcado pela desaceleração da economia brasileira em que quase 100 mil lojas varejistas fecharam as portas e houve crescimento de apenas 5% no setor. Apesar disso, no e-commerce centenas de novas lojas online foram abertas e houve crescimento de 15%. Além disso, mais de 10 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line, o que mostra que cada vez mais brasileiros estão abertos a essa opção. Saiba mais como foi o desempenho do e-commerce em 2015 aqui.

Abrir uma loja online é a melhor maneira de aumentar sua visibilidade no mercado

Uma loja física sempre está restringida a um local fixo e a maioria dos seus clientes provavelmente é do bairro ou da cidade onde ela está estabelecida. Já em uma loja online, é possível alcançar clientes em todo Brasil e até fora dele. Metade da população brasileira já acessa a internet constantemente, logo, essa é uma boa maneira de aumentar a clientela e divulgar a marca.

As redes sociais podem ser grandes aliadas de uma loja online

A maior parte das pessoas acessa a internet para utilizar redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e acabam passando bastante tempo fazendo isso, por isso, é muito importante criar uma página para sua loja nessas redes com as informações mais importantes sobre ela e mostrar os produtos que estão disponíveis. Também é importante manter sua página atualizada e fazer postagens regularmente para conseguir atrair o público-alvo. Além de divulgá-la para seus clientes atuais, eles podem se tornar promotores de sua marca na rede.

Outro ponto de destaque é o uso de ADS para promover sua marca dentro dessas redes. A presença de anúncios em mídias sociais é cada vez mais aceita pelos consumidores, que tendem acessar cada vez mais, e fazer compras em lojas que descobriram por meio de publicidade online.

Ter uma loja online pode garantir flexibilidade com menor custo de manutenção.

Em uma loja on-line é possível comprar a qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, ela traz mais simplicidade e poder ao consumidor. Enquanto, o empresário tem menos preocupações, como custos de manutenção e na contratação e no treinamento de funcionários.

Além disso, é preciso entender a jornada feita por um possível comprador desde o momento em que ele acessa a sua loja online até a finalização da compra.

Como expandir sua loja física para o mundo virtual

Para quem pretende expandir sua loja física para o mundo virtual ou já está tentando fazer isso, mas não está obtendo resultados satisfatórios, é importante ter atenção sobre alguns fatores que podem ser essenciais nesse universo. A primeira é conhecer o seu cliente e quais são suas necessidades para que você consiga mapear o que eles procuram na sua loja e quais as suas dúvidas mais comuns sobre esses produtos. Depois é preciso conseguir criar conteúdo para sanar essas dúvidas da forma simples e rápida, ou seja, as respostas devem ser apresentadas de forma clara para não perder vendas e evitar que ele faça contato por telefone, por exemplo.

Trazer seu negócio para uma loja online pode ajudá-lo a vender muito mais, mas como você observou esse não é um processo simples, então, é preciso também encontrar empresas especializadas para guiar esse processo. Elas podem oferecer tanto a plataforma para seu e-commerce, como consultoria e treinamento necessários para que sua loja virtual decole rapidamente. Mesmo uma grande loja pode ter dificuldades para se inserir nesse meio, e o mais importante é aprender com os erros e acertos para sanar todas as necessidades do cliente.

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