fbpx

Pagamentos no WhatsApp: faça transferências direto no chat do aplicativo

Como fazer pagamentos no WhatsApp? Nós te contamos tudo sobre esse novidade que vai facilitar a sua vida. Descubra!

O WhatsApp Pay, módulo de transferência de dinheiro entre usuários, foi lançado no dia 15 de Junho de 2020, sendo o Brasil o primeiro país a receber o recurso. Entretanto, logo após, o Banco Central (BC) suspendeu a funcionalidade, alegando que havia uma necessidade de avaliar os riscos à competição e à privacidade de dados . A boa notícia é que os pagamentos no WhatsApp foram liberados em definitivo pelo BC em 30/03/2021.

O BC anunciou a permissão para funcionar apenas com cartão de débito para transferências entre usuários, utilizando o WhatsApp. Até o momento, apenas Visa e Mastercard estão autorizadas. As transações serão realizadas utilizando a tecnologia para pagamentos da rede social chamada Facebook Pay. Porém, a funcionalidade de compra e venda não foi liberada pelo BC ainda.

A nova função de pagamentos será disponibilizada gradualmente para os usuários do WhatsApp no Brasil, ao longo de 2021.

Descubra como vai funcionar!

Pagamentos no WhatsApp como vai funcionar?

Quem pode fazer pagamentos no WhatsApp?

Inicialmente, podem enviar pagamentos pelo WhatsApp usuários adultos (18 anos ou mais) com cartões de débito emitidos pelo bancos parceiros (veja lista abaixo).

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Banco Inter (Mastercard)
  • Bradesco (Visa)
  • Itaú (Mastercard)
  • Mercado Pago (Visa)
  • Next (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Vale destacar que a nova funcionalidade ainda não está disponível para todos, conforme já informamos. Usuários do WhatsApp com serviço já habilitado poderão enviar convites para amigos e familiares.

Também será possível habilitar a funcionalidade de pagamentos no WhatsApp ao receber uma solicitação ou uma transferência, de qualquer valor, de um contato que já está usando o serviço. Dessa forma, a funcionalidade será ativada.

Apenas pessoas com conta em um dos bancos citados acima poderão receber os valores. Ao receber o pagamento pelo chat do WhatsApp, será necessário aceitar para que o valor seja transferido para a conta bancária.

Os usuários deverão configurar o Facebook Pay PIN (código numérico) ou biometria nos dispositivos compatíveis, que serão usados em cada transação, para garantir a segurança das transferências realizadas pelo WhatsApp.

Como serão feitos os pagamentos?

O vídeo abaixo, produzido pelo WhatsApp, mostra como o processo é simples. Você pode fazer pagamentos do mesmo jeito que envia fotos

O WhatsApp Pay, inicialmente, funciona apenas com cartões de débito, funcionando de forma similar a uma transferência bancária (TED, DOC ou PIX). Ao realizar o pagamento, o dinheiro sai da conta bancária do usuário que enviou. Na sequência, ocorre o depósito na conta da outra pessoa, sem a cobrança de taxas.

O novo serviço possui vantagens claras como a simplicidade de enviar dinheiro direto do WhatsApp, sem precisar abrir o aplicativo do banco. Mas também destaca-se o fato de ser completamente isento de taxas para transferências entre familiares e amigos.

Futuramente, o Facebook espera também trabalhar com crédito, para transações de compras de produtos e serviços em estabelecimentos que usam o WhatsApp Business. Porém, essa funcionalidade ainda não foi autorizada pelo Banco Central.

Mesmo utilizando tecnologia do Facebook, não é necessário ter conta na rede social ou acessá-la para configurar ou realizar os pagamentos, tudo  é feito no WhatsApp.

Pronto para vender e receber pelo WhatsApp?

Os pagamentos no WhatsApp podem se tornar uma ferramenta muito valiosa para o E-commerce, podendo ser utilizada como forma de recuperar carrinhos abandonados nas lojas virtuais. Nesse sentido, as vendas poderiam ser concluídas pelo WhatsApp.

Porém, caso empresas recebam dinheiro de vendas fora da função “Receber pagamento por vendas”, no WhatsApp Business, podem ter a conta bloqueada. Fica o aviso!

No futuro, o Facebook Pay poderá ser incluído como método de pagamento nas lojas virtuais, oferecendo maior facilidade e opções para os clientes.

O WhatsApp é um meio de comunicação rentável, simples, barato e utilizado por mais de 90% dos brasileiros. Utilize esse recurso de forma estratégica, entregando mensagens que façam sentido ao consumidor, gerando maiores conversões e fidelizando seus clientes.

Descubra os benefícios e aprenda como utilizar o Whatsapp para e-commerce em seu negócio.

5/5 - (5 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima