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Como atrair clientes para a minha loja virtual?

A sua loja física é um sucesso, mas o seu e-commerce não vende? Separamos dicas que vão te ajudar a atrair clientes!

Embora os negócios digitais estejam crescendo cada vez mais rápido, muitos empreendedores ainda se perguntam como atrair clientes para a loja virtual. Isso faz todo sentido, uma vez que, para que vendas sejam realizadas, é necessário que clientes cheguem à loja para conferir os seus produtos.

No entanto, essa é uma tarefa que, graças a determinados fatores, como a concorrência elevada e a falta de capacitação dos empresários, pode se tornar bastante complexa. Felizmente, algumas práticas, como a produção de conteúdo e o uso de estratégias de SEO, podem torná-la muito mais simples.

Levando esse fato em consideração, decidimos preparar este conteúdo para ajudar você a ter sucesso em seu e-commerce. Leia o artigo e saiba como atrair clientes para a sua loja virtual!

Como atrair clientes

Por que ter uma loja virtual?

Mais importante do que fazer é saber por que algo é feito. Por esse motivo, antes de compreender como atrair clientes para loja virtual, é importante entender a realidade desse mercado e o seu potencial de crescimento e de geração de lucro para os seus administradores.

A loja virtual tem vários benefícios em relação à loja tradicional, já que o alcance ultrapassa as barreiras físicas. Em apenas um clique, o empreendedor pode atingir consumidores em todo o Brasil — dependendo da logística, inclusive, ele também poderá ofertar mercadorias para o exterior.

Além disso, um e-commerce tem menos gastos que um ponto físico, já que não acarreta pagamentos de aluguel, de água e de luz; gastos com móveis e vitrines; despesas com limpeza e outros. O investimento no servidor e em uma empresa para cuidar do e-commerce é bem menor e mais atrativo do que os valores demandados citados anteriormente.

Ademais, muitas pessoas não têm tempo de ir a uma loja conferir os produtos e pesquisar os preços, uma realidade que faz com que elas acabem se voltando para a internet. Uma vez que, por meio de um smartphone simples, qualquer um pode verificar valores e fazer compras, esse modelo de negócios tem crescido muito, de modo que, ao abrir uma loja virtual, o dono de uma loja física pode alcançar um público mais significativo, como dito.

É importante ressaltar que também existem aqueles que usam a internet apenas para a pesquisa de preços e de produtos, mas que preferem fazer as compras em lojas físicas. Ainda assim, as lojas virtuais geram vantagens, pois se tornam um meio de divulgação desses estabelecimentos.

Como atrair clientes para a sua loja virtual?

Apesar de todas as vantagens entregues pelos negócios digitais, eles exigem a atenção de seus donos. Os empresários precisam compreender a realidade do mercado e criar soluções capazes de atendê-la.

Separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Continue a leitura e descubra sete práticas para atrair clientes para a loja virtual!

1. Dedique tempo ao seu negócio

O sucesso de um negócio está diretamente atrelado à sua estratégia de gestão. Por esse motivo, é necessário que os proprietários de uma loja virtual invistam o tempo necessário em sua administração. Sem esse cuidado, os empresários simplesmente não serão capazes de se dedicar a tarefas importantes, como a divulgação da marca e o atendimento ao cliente.

Também é fundamental ressaltar que, sem monitorar de perto os resultados da loja virtual e os indicadores apontados pela plataforma em que ela está alocada, não será possível observar informações relevantes, como os padrões de compra de seus clientes. Por esses motivos, podemos dizer que dar à loja virtual a atenção de que ela precisa é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento.

Como atrair clientes

2. Aumente o número de acessos da sua loja virtual

Assim como ocorre em uma loja física, fazer com que mais pessoas cheguem a uma loja virtual não garante que o número de vendas aumentará. No entanto, um tráfego maior cria condições para que isso ocorra de uma maneira mais simples.

A grande questão é: como atrair clientes para loja virtual? A produção de conteúdo e o marketing relacionado a ela podem ser boas soluções. Isso porque, ao fornecer informações relevantes para o público, o negócio acaba se tornando uma referência, o que é um grande diferencial na hora da compra.

Nesse contexto, é possível optar por fechar parcerias com sites e blogs já consagrados ou por investir em seus próprios canais de comunicação. Na verdade, uma combinação das duas opções tende a ser uma solução mais completa.

Os sócios do negócio podem, por exemplo, criar um blog e produzir artigos com os temas mais pesquisados por seus clientes em potencial. Além disso, é viável fechar parcerias com outros para atrair acessos para a sua plataforma, que, por meio de um funil de vendas bem elaborado, podem levar muitos clientes a comprarem os produtos vendidos no e-commerce.

3. Invista em SEO

Assim como uma loja física precisa de um ponto para ser localizada, as lojas virtuais dependem de uma boa localização nos motores de busca, como o Google, para que os clientes a encontrem e comprem os seus produtos. Nesse contexto, as estratégias de SEO podem ser consideradas indispensáveis. Isso porque se a loja não apresentar os requisitos que os buscadores utilizam parar ranquear os sites, será mais difícil encontrá-la.

Embora contar com um especialista em SEO seja a solução mais adequada, nada impede que você estude por conta própria e entenda as regras que deve seguir para a produção de conteúdo. Conforme o negócio cresce, porém, recorrer a um especialista tende a ser uma opção mais eficiente para a empresa.

4. Use links patrocinados

Embora surgir nas buscas orgânicas seja o ideal para uma loja virtual, esse objetivo não é alcançado imediatamente, pois as estratégias de SEO apresentam resultados no médio e no longo prazo. Felizmente, existem outros meios de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas feitas nos motores de busca, como o tráfego pago. Basicamente, essa estratégia exige que seja feito um investimento na promoção de seus recursos, o que pode ser realizado por meio do Google AdWords.

A grande vantagem dessa tática é que ela é imediata. Mas, assim como ocorre com o SEO, para que o tráfego pago entregue os resultados que são esperados, ele precisa ser planejado adequadamente. Portanto, contar com especialistas nessa área é a melhor alternativa!

5. Esteja presente nas redes sociais

Não é uma novidade que as pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais. Por meio dessas plataformas, os seus usuários podem se comunicar, fazer novas amizades e trocar opiniões, o que significa que elas têm o potencial de otimizar as vendas de qualquer negócio, obviamente incluindo as lojas virtuais.

É importante ressaltar, porém, que não existe mágica. Para crescerem em uma rede social, como o Facebook, as lojas precisam pesquisar o seu público, entender os seus interesses e, assim, produzir conteúdos alinhados às suas necessidades.

Além disso, uma vez que os usuários dessas redes costumam ter acesso a inúmeras informações durante o dia, os perfis das lojas virtuais precisam fazer postagens com certa frequência. Ao tomar esses cuidados, as redes sociais, como o Instagram, tendem a se tornar importantes motores de vendas.

Como atrair clientes

6. Conte com os influenciadores

Hoje em dia, é praticamente impossível separar as lojas virtuais do uso das redes sociais, como ficou claro acima. Afinal, como visto, essas redes são ferramentas indispensáveis de comunicação e de marketing.

A grande questão é que impulsionar o crescimento de um perfil nas plataformas, como o Instagram e o Facebook, pode levar algum tempo. Nesse contexto, por que não contar com perfis que já são conhecidos nessas redes e têm grande credibilidade?

Contratando um influenciador digital para falar da sua loja e divulgar os seus perfis, é possível aumentar o tráfego e o número de seguidores nas mídias da empresa mais rapidamente, melhorando também as suas vendas. Para que essa estratégia seja bem-sucedida, porém, é necessário que esses influenciadores contratados estejam alinhados à marca da loja e que sejam seguidos pelo seu público-alvo.

7. Pense em sorteios criativos

Outra estratégia interessante para uma pessoa que deseja saber como atrair clientes para a loja virtual são os sorteios feitos nas redes sociais. Basicamente, essa tática consiste na prática de sortear um item, como um produto da loja, para um grupo de pessoas que seguem o perfil. Como os organizadores do sorteio definem as regras, eles também podem estabelecer que, para participarem, os seguidores precisam marcar amigos na postagem em que houve a divulgação.

Os influenciadores também podem ser usados nessa estratégia. Afinal, quando postado por eles, o sorteio tende a alcançar um número maior de pessoas, levando mais seguidores para o seu perfil. É válido ressaltar, entretanto, que todo esse processo precisa ser feito de um modo claro e honesto. Se a loja cometer alguma irregularidade, o efeito pode ser o oposto e a sua marca será gravemente prejudicada. Por isso, é necessário que essa estratégia seja executada com o devido cuidado.

Quais as vantagens de ter uma loja virtual?

Agora que você sabe como atrair clientes para loja virtual, é interessante entender melhor as vantagens desse modelo de negócios. Veja a seguir!

Investimento inicial baixo

Não é exatamente uma novidade que abrir uma loja física é caro. Afinal, além de todo o investimento em estoques, o empresário ainda precisa arcar com os custos de um aluguel e com os encargos trabalhistas dos colaboradores. Já em uma loja virtual, não existe aluguel. No máximo, será preciso lidar com os custos de hospedagem ou com a contratação de uma boa plataforma.

Além disso, nesse modelo de negócio, boa parte das tarefas pode ser automatizada, o que reduz drasticamente os custos com contratações. Dependendo do tipo de operação da loja, esses custos podem até ser zerados. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber por que o investimento inicial para a abertura de uma loja virtual é bem menor.

Mais acessibilidade

Para fazer compras em uma loja virtual, o cliente não precisa sair de casa. Embora essa característica aparente ser uma simples comodidade, no momento em que vivemos atualmente, em que a Covid-19 tornou o isolamento social necessário, ela se tornou fundamental.

Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais habituadas a fazerem as suas aquisições sem precisar ir a uma loja física, as compras on-line representam uma tendência que deve continuar crescendo, mesmo com a liberação de reabertura dos estabelecimentos.

Possibilidade de fazer um planejamento inteligente

Por meio de dados estratégicos, uma empresa é capaz de otimizar a sua tática de marketing e de criar produtos e serviços mais alinhados à demanda de seus clientes. Neste contexto, é válido ressaltar que os donos de uma loja virtual podem apurar informações valiosas de um modo mais simples.

Afinal, as plataformas que viabilizam a operação desse negócio podem identificar determinados fatores, como o tempo que o usuário passa na loja, os itens mais vistos e, até mesmo, os produtos mais comprados. Ao fazer uso desses dados, é possível verificar as mercadorias nas quais os seus clientes mais têm interesse e descobrir as épocas do ano em que determinados produtos são mais adquiridos.

Como foi possível perceber, as lojas virtuais surgiram como uma solução para os empreendedores que desejam começar um negócio de sucesso sem a necessidade de fazer grandes investimentos iniciais.

Além disso, elas também podem ajudar os donos de lojas físicas já estabelecidas no alcance de um número maior de clientes, já que permitem a concretização de vendas para todo o Brasil. Como todos os negócios, porém, exigem uma gestão eficiente, de modo que o suporte de especialistas é capaz de otimizar o seu crescimento.

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