Para o sucesso de um e-commerce, vários pontos devem ser analisados e trabalhados: as estratégias para aumentar o conhecimento da marca, o design do site, a experiência do usuário na loja virtual, a presença em redes sociais e a forma de comunicação da empresa com seu mercado, por exemplo.

Tudo isso deve ser analisado repetidamente. Mas um ponto deve ter atenção especial: as formas de pagamento. Um site que demonstra confiabilidade e dá boas opções para os consumidores pagarem o pedido cria um bom ambiente para finalizar as transações.

Seguindo esse pensamento, o facilitador de pagamento no e-commerce tem muita importância. No post de hoje, vamos mostrar como escolher um facilitador de pagamento para a sua loja virtual. Confira as melhores opções!

Como escolher um facilitador de pagamento para seu e-commerce?

O que é um facilitador de pagamento e quais são as vantagens para seu e-commerce?

Também conhecido como intermediador, o facilitar de pagamento é o elo entre a loja virtual e os bancos ou adquirentes. Eles oferecem conciliação financeira simplificada, várias formas de pagamento e proteção contra fraudes. Veja as vantagens que um sistema como esse pode apresentar ao seu e-commerce:

  • Fácil integração com a plataforma da loja virtual;
  • Análise de risco da operação pelo intermediador;
  • Possível parcelamento das compras;
  • Várias formas de pagamento.

Como escolher a melhor opção de facilitador de pagamento?

Embora todas as opções trabalhem de forma parecida, cada um delas tem singularidades que podem fazer a diferença no e-commerce. É necessário pesquisar bastante antes de escolher. Para isso, é fundamental analisar os seguintes pontos:

1. Qual é a taxa de comissão sobre as vendas?

Cada facilitador de pagamento cobra uma taxa de comissão. É importante avaliar a taxa de cada um deles e verificar como isso vai impactar em suas vendas.

2. Qual é o prazo médio de aprovação de uma venda?

Os clientes querem rapidez e agilidade no envio do pedido após a compra — muitos até pagam um frete mais caro para adiantar a logística. Porém, se o facilitador leva um tempo considerável para aprovar um pedido, pode gerar um desconforto grande ao cliente potencial e fazê-lo desistir da compra ou não retornar mais.

3. Quão amigável é a tela de pagamento?

É comum o receio em disponibilizar dados bancários na internet. O design da tela de check-out vai impactar bastante na confiabilidade do usuário. Se ele conseguir fazer toda a operação no ambiente da loja virtual, se sentirá mais a vontade e seguro. Mas, se essa não for uma opção, a tela indicada deve passar segurança e clareza nas informações.

Quais são as principais opções disponíveis para seu e-commerce?

Pagseguro - Intermediador de pagamento

1. PagSeguro

Esse facilitador tem alta credibilidade no mercado. Pertencente ao grupo UOL, ele apresenta garantia de desistência da compra e fácil reembolso, se necessário. 

O ponto negativo dessa opção é quanto a burocracia na confirmação de um pagamento. Pode levar certo tempo até que o pedido seja aprovado e liberado ao lojista.

PayPal - Facilitador de pagamento

2. PayPal

Esse é o facilitador de pagamento mais conhecido no mundo. Indicado principalmente para quem trabalha com transações internacionais, atua com envio e recebimento de 24 moedas e tem fácil processo de adesão.

 

Mercado Pago - Intermediador de pagamento

3. MercadoPago

O facilitador atuava exclusivamente com o Mercado Livre, mas abriu suas fronteiras e, hoje, atua com qualquer e-commerce. Além da credibilidade já conquistada, essa opção oferece o sistema de pagamentos recorrentes — um diferencial para os lojistas.

 

Moip - Facilitador de pagamento

4. Moip

Essa opção possui certificação máxima do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards) — ou Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento. Além da alta confiabilidade, permite realização da compra inteiramente na loja virtual, sem necessidade de acessar outra página. Além disso, o usuário pode cadastrar seus dados e comprar com um único clique.

Para escolher o facilitador de pagamento para seu e-commerce, é importante estar atento aos pontos levantados e como eles se encaixam na sua plataforma. Avalie cada opção quanto à taxa de comissão, as opções de pagamento, a adaptabilidade, a fluidez e a segurança de informações. Essa escolha pode impactar diretamente suas vendas.

Agora que você já sabe como escolher o facilitador de pagamento para seu e-commerce, confira nosso artigo para aprender a atrair clientes para sua loja virtual.

(Visited 697 times, 1 visits today)