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Cyber Monday: o que é e como vender mais!

Publicado por:
Bertholdo

A Cyber Monday, também conhecida como a segunda-feira do e-commerce, é uma ótima oportunidade de vendas. Como o nome diz, ela acontece em uma segunda-feira e a data é perto da Black Friday. Saiba mais!

A Black Friday você já conhece, e já publicamos dicas para que o seu e-commerce aproveite a data. Agora, vamos falar sobre a Cyber Monday, conhecida como a segunda-feira mais importante para o comércio eletrônico.

Essa é uma grande oportunidade de impulsionar as vendas do negócio, mesmo para quem já se programa para vender mais na Black Friday. Até porque a Cyber Monday tem 100% de foco no e-commerce, com o objetivo de impulsionar as vendas nas lojas online.

A Cyber Monday sempre acontece na primeira segunda-feira logo após a Black Friday. Você já está por dentro e pronto para aproveitar a oportunidade? Entenda como surgiu essa época e confira como se programar para ter sucesso nesse período. A gente conta mais sobre a iniciativa agora. Boa leitura!

O que é a Cyber Monday e como ela surgiu?

A Cyber Monday foi criada em 2005, nos Estados Unidos, quando grandes varejistas do comércio eletrônico decidiram que era necessário haver uma data especial com foco em proporcionar preços baixos nos e-commerces, principalmente para produtos eletrônicos e de informática.

A data eleita foi a segunda-feira pós-Black Friday, que recebeu o nome de “Cyber Monday” (segunda-feira cibernética). Reza a lenda que a ideia nasceu também por conta do aumento da procura por compras online na segunda-feira, dia em que as pessoas voltavam ao trabalho e acessavam a internet, pegando carona em boas conexões.

Assim, a Cyber Monday se tornou a última oportunidade de desfrutar dos descontos oferecidos pela Black Friday, porém, com exclusividade para o ambiente digital. Em outras palavras, essa é uma ótima oportunidade de apostar no marketing para e-commerce e conseguir ótimos resultados.

Como ocorreu o crescimento da Cyber Monday no Brasil?

A Cyber Monday tem ganhado força no Brasil. Em 2015, a data registrou faturamento de 55% acima do esperado, alcançando mais de R$ 294 milhões em vendas e 679 mil pedidos. Já em 2017, os valores chegaram a mais de R$ 1 bilhão!

Segundo um levantamento feito pela Neotrust/Compre&Confie, divulgado pelo portal Mercado & Consumo, as vendas realizadas na Cyber Monday 2020 representaram um aumento de 41,8% no faturamento em relação ao ano anterior. Ao todo, as compras realizadas na data somaram mais de R$ 700 milhões para os varejistas. Nada mal, não é?

Os dados mais recentes sobre a Cyber Monday de 2022 apontam para uma queda significativa de 12% no faturamento bruto do comércio online brasileiro, conforme revelado pelas pesquisas da NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bex Pays.

Esta redução, comparada ao ano anterior, destaca desafios no cenário do comércio eletrônico, especialmente em uma data tradicionalmente marcada pela ‘queima’ do estoque pós-Black Friday.

No entanto, mesmo com esse cenário geral desafiador, a CNN indica que alguns setores, como Alimentos e Bebidas, apresentaram um aumento notável nas vendas em 2022, com um crescimento de 20,4%. Dentro desse setor, destacam-se impressionantes saltos de 606,1% nas bebidas não alcoólicas e 399,3% nas cestas básicas. Esses dados ressaltam a importância da análise detalhada para entender as nuances do mercado e identificar oportunidades em meio a desafios econômicos.

Mesmo com esse resultado, é importante considerar que essa data ainda não é tão conhecida pelos brasileiros. Porém, com a consolidação do e-commerce e uma preferência cada vez maior dos consumidores pelas compras online, a expectativa é que o desempenho da Cyber Monday melhore.

Quem participa? Varejistas de todas as áreas, mas principalmente lojas virtuais que vendem eletrônicos e artigos de informática, como Ricardo Eletro, Saraiva, Ponto Frio, Magazine Luiza e Americanas.

Como fazer o seu e-commerce vender mais na Cyber Monday?

Se você percebeu como essa data pode melhorar as vendas da sua loja virtual, então, é hora de aproveitar a Cyber Monday. Em geral, ela exige os mesmos cuidados e preparativos que a Black Friday, o que inclui o planejamento de ofertas, o investimento em divulgação e o bom relacionamento pós-venda.

Confira os principais passos para se preparar e garantir bons resultados para o seu negócio online!

Faça o planejamento para a data

Para que a sua loja virtual tenha um bom resultado de vendas na Cyber Monday, é importante se planejar com antecedência. Isso significa selecionar os produtos que entrarão na promoção, assim como negociar com bons fornecedores.

Use e abuse das redes sociais para divulgar as ofertas, mas não se precipite e coloque-as em evidência somente na data. Até lá, faça um “esquenta” e avise aos seus seguidores que a Cyber Monday está chegando!

Aproveite para educar um pouco mais o seu público-alvo a respeito dessa data, que ainda não é tão popular quanto a Black Friday. Com uma boa estratégia de divulgação aliada a uma operação logística bem pensada, você atingirá bons resultados!

Ofereça descontos reais

A loja virtual que quer vender mais na Cyber Monday precisa estar atenta e oferecer bons descontos, já que esse fator será o principal diferencial. Lembre-se de que valores com descontos pouco atrativos podem colocar o seu negócio em evidência negativa.

Além disso, por ser uma data próxima à Black Friday — conhecida no Brasil por descontos enganosos —, é preciso ter atenção: as pessoas estarão de olho e prontas para reclamar caso se sintam enganadas.

A dica é: planeje-se para não ter prejuízo. Calcule qual será a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, quais serão os descontos ofertados.

Se você não conseguir chegar a uma boa margem de lucro, vale usar a criatividade! Monte kits de produtos, ofereça descontos progressivos e disponibilize frete grátis a partir de determinado valor em compras. Com certeza, os seus clientes vão gostar e comentar com os amigos!

Pegue carona na Black Friday

E, por falar na Black Friday, use-a para embasar a sua estratégia de vendas. Ambas as iniciativas acontecem em datas muito próximas, então, a sugestão é usar o mesmo estoque, de modo que a Cyber Monday seja uma queima dos produtos que não foram vendidos na sexta-feira.

Uma dica é ficar atento aos itens que apresentaram bom desempenho durante a Black Friday e também àqueles que mais tiveram abandono de carrinho. Dessa maneira, você conseguirá entender as tendências de mercado e focar em cada uma delas durante a Cyber Monday.

Produza identidades diferentes

Agora, enquanto a Black Friday é uma excelente fonte de dados para que você faça uma Cyber Monday bem estratégica, a dica é produzir identidades diferentes para as duas ocasiões. Isto é, apesar de usar o mesmo estoque na sexta e na segunda, produza materiais de divulgação próprios para cada campanha.

Isso ajudará a reforçar a particularidade da Cyber Monday e a impulsioná-la no comércio eletrônico brasileiro. Além disso, os consumidores entenderão que são ações diferentes, sendo essa última 100% focada no e-commerce — o que aumentará o interesse em visitar seu site novamente para descobrir novas ofertas e descontos.

Faça contato com marketplaces

Que tal entrar em contato com marketplaces e apresentar os seus produtos para que eles sejam vendidos na Cyber Monday? Essa é uma excelente oportunidade para o aumento de faturamento para o seu e-commerce, principalmente em datas comerciais como essa.

Afinal, os shoppings virtuais oferecem grandes vantagens para quem tem um comércio online, incluindo um alto número de visitantes mensais, a vinculação da sua loja ao nome de um grande varejista, além de tecnologia, logística própria e diversidade de portfólio.

Ainda, os grandes marketplaces costumam ter ferramentas de marketing digital exclusivas para seus parceiros. Desse modo, você pode aproveitá-las para impulsionar ainda mais as suas ações na Cyber Monday por meio do tráfego pago. Pense nessa possibilidade e já faça os seus contatos!

Tenha foco no frete facilitado

Como essa é uma data em que você espera por mais vendas, prepare as embalagens que serão utilizadas para o envio de mercadorias e já deixe agendada a coleta para a postagem nos Correios ou no serviço de logística que você utiliza.

Nas vendas online, as condições facilitadas de frete estão entre os fatores mais importantes para a decisão de compra do consumidor — ainda mais com o boom dos marketplaces e as condições de entrega quase imediata, para o mesmo dia ou, no máximo, o dia seguinte.

Com entregas em prazos mais longos ou com custos mais elevados, você pode perder vendas para concorrentes que utilizam o sistema de logística dos marketplaces. Então, planeje-se com antecedência para oferecer condições de frete bem atrativas.

Dê atenção à operação pós-venda

Uma loja virtual de sucesso deve ter um ótimo pós-vendas. Então, faça tudo o que puder para que os produtos cheguem intactos e dentro do prazo aos seus clientes. Esse fator será fundamental para garantir a satisfação da sua base, além de ajuda a adquirir e manter uma boa reputação na internet.

Do contrário, o seu e-commerce ficará mal falado — e nada como uma campanha negativa para derrubar um negócio promissor. Desse modo, esteja com a equipe treinada para oferecer um bom pós-venda, tanto por e-mail marketing quanto por telefone ou por redes sociais.

Capriche nas plataformas de venda

Por fim, por se tratar de uma campanha 100% focada no comércio virtual, nem precisamos falar que as plataformas de venda da sua loja devem estar funcionando muito bem, não é? Ainda mais na versão mobile, já que as pessoas utilizam cada vez mais o smartphone para fazer compras online.

Pense bem: quem acessar a sua loja e não tiver uma boa experiência do usuário, não perderá muito tempo por ali. Em vez disso, optará pela concorrência. Afinal, a internet é um mar de opções para o consumidor digital, e ferramentas que não funcionam direito não são toleradas.

O que é a Cyber Week — a Cyber Monday que dura a semana inteira?

Uma forma que os lojistas encontraram de quebrar os seus recordes em vendas foi estendendo o prazo da Cyber Monday. Assim como a Black Friday, ela se amplia por toda a semana nos ambientes digitais, ganhando o título de Black Week. Dessa forma, melhora-se a experiência do usuário, que tem mais tempo para aproveitar as ofertas.

Claro que o mote da Cyber Week, apesar de ter o nome muito parecido com a segunda-feira cibernética, é um pouco diferente: a ideia é aproveitar o que restou no estoque, após investir em promoções irresistíveis para que o seu público compre.

Talvez por esse motivo, a Cyber Week pode ter margens de lucro menores que a Cyber Monday, mas trazer ganhos com a quantidade de vendas. Para isso, você pode seguir alguns passos:

  • prepare-se para a Cyber Monday;
  • gere um buzz sobre a Cyber Week;
  • monitore a sua campanha da Cyber Monday em tempo real, entendendo o que foi vendido e quais produtos ainda estão com alto estoque;
  • crie indicadores para impulsionar as vendas — por exemplo: se você vendeu menos de 10% de um determinado smartphone durante a Cyber Monday, vale fazer outra oferta durante a Cyber Week.

Apesar de esse tipo de estratégia ser muito interessante, é fundamental ter clareza quanto aos descontos que podem ser praticados e quanto à forma como a empresa se posicionará.

Afinal, o objetivo é melhorar os resultados — e uma oferta mal posicionada pode gerar, até mesmo, prejuízo. Então, prepare-se e tenha os números sempre à mão antes de montar uma promoção-relâmpago.

Como colocar a Cyber Week em prática?

Agora que você já sabe tudo sobre a Cyber Monday, coloque as ideias em prática. Lembre-se de que é fundamental se programar, checando o estoque para garantir as melhores vendas e desenvolvendo uma estratégia de marketing adequada para a data. Conte com o suporte de uma empresa profissional e garanta que a sua loja virtual funcionará sem problemas.

O prazo ficou apertado e você não vai ter tempo para trabalhar todos os itens citados acima? Veja os produtos que estão “sobrando” em estoque e faça uma queima, ofereça facilidade no frete e aposte em marketplaces — esse combo ajudará em caso de emergência. Acredite na sua marca e boas vendas!

Como você viu, a Cyber Monday é uma data fantástica para aumentar as vendas e ativar a lista para as ofertas do Natal — uma das principais datas que aquecem o comércio no nosso país. Preparar-se para os períodos mais relevantes para o seu negócio certamente proporcionará ótimos resultados para o seu faturamento anual.

Para isso, é fundamental se manter atualizado em relação aos períodos sazonais. Confira, então, o nosso calendário do e-commerce e aposte nas principais datas para vender!

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Bertholdo