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9 Super Dicas para seu E-commerce vender no início do ano

Você está pensando em aumentar as vendas no início do ano? Então, vamos conversar sobre dicas para seu e-commerce vender mais. Afinal, sabemos que essa época nunca é fácil para os lojistas, seja do comércio eletrônico ou físico.

O motivo é que a maior parte das pessoas precisa lidar com diversos gastos e compromissos financeiros, desde impostos até material escolar. Sem falar que muita gente sai de férias, o que cria uma barreira a mais para as compras online.

Ainda assim, o lojista não pode se dar por vencido. Com um pouco de criatividade e persistência, é possível trazer soluções para atrair o público e aumentar as vendas do e-commerce.

Foi pensando nisso que separamos as 9 melhores dicas do setor para você aproveitar. Papel e caneta na mão e vamos lá!

1. Crie uma promoção de verão

Não dá para negar que, no início do ano, as pessoas estão em clima de férias e verão. Em vez de nadar contra a maré, junte-se à elas: inclua em seu e-commerce banners e peças promocionais que combinem com a estação, trazendo cores quentes e transmitindo alegria.

Uma ideia é brincar com a temperatura. Quanto mais desconto um produto tiver, mais “quente” ele será na comunicação. Para isso, você pode usar ícones como termômetros, além de frases compatíveis.

Por exemplo: um produto com 10% de desconto pode ganhar um “selo” com a palavra “Caliente”, enquanto um item com 30% de desconto pode receber o selo “Pegando fogo”.

2. Publique conteúdos relevantes sobre início do ano

Educar o público também é parte do trabalho de uma loja virtual. Independentemente da sua área de atuação, sempre existe a possibilidade de publicar materiais informativos e educativos. Eles ajudam a construir um relacionamento com o consumidor e gerar confiança — o que leva a mais vendas.

Se você atua no ramo da moda, digamos, pode desenvolver blog posts e cards de Facebook ou Instagram com conteúdos variados.

Alguns exemplos seriam: dicas para montar o look, tendências para o ano que está começando ou, até mesmo, sugestões de acessórios bonitos e versáteis.

3. Ofereça produtos complementares

Janeiro costuma ser um mês com menos clientes. Mas isso não impede que cada um gaste um pouquinho a mais, levando um segundo produto.

Nas lojas virtuais, assim como no offline, o passo mais difícil é convencer o cliente a comprar. Depois que ele decidiu levar um produto para casa, fica mais fácil sugerir um segundo item que complemente o primeiro.

Ao oferecer um desconto no segundo produto, você tem grandes chances de aumentar seu ticket médio. Por exemplo: ao comprar uma saia, é provável que a cliente também queira levar um cinto. Assim, você ganha um pouquinho a mais e ela também fica satisfeita!

4. Fale com os seus clientes fiéis

Como comentamos, muita gente se sente sobrecarregada com as contas do início do ano. Imagine se a sua loja preferida mostrasse que entende a sua situação e oferecesse um desconto exclusivo? Sensacional, né?

Por isso, essa é a hora ideal para resgatar a lista dos clientes mais fiéis e manter a relação viva. Mostre que, no seu e-commerce, clientes antigos são sempre bem-vindos — e, mais do que isso, contam com condições e descontos exclusivos.

5. Divulgue as formas de pagamento

Para você, lojista, pode parecer óbvia a possibilidade de pagar no cartão e parcelar a compra. No entanto, muitos consumidores ainda estão se acostumando com a ideia de comprar online.

Não custa nada você lembrar a eles as formas de pagamento disponíveis. Mostre que é possível parcelar as compras em cartões de crédito de várias bandeiras.

Esse é um daqueles detalhes simples, mas que fazem toda a diferença!

6. Realize campanhas promocionais

Independentemente da época do ano, realizar campanhas promocionais contribui para que o seu negócio possa se destacar perante os clientes e o mercado. Porém, elas devem ser pensadas de forma estratégica.

Antes de mais nada, é preciso contar com um objetivo para a sua campanha: a intenção realmente é de aumentar as vendas, ou há o desejo de trazer um novo público ao seu negócio? Existem produtos que precisam ter mais saída?

Ao responder a perguntas como essas, certamente os resultados serão mais efetivos, uma vez que as ações serão pensadas especialmente para suprir com essa demanda.

Além disso, é preciso que você saiba mais detalhes sobre o público-alvo das campanhas. Muitas vezes, existe segmentação dentro de uma mesma audiência. Ao realizá-las de forma efetiva, você vai atrair quem de fato se interessa por aqueles materiais.

7. Faça anúncios específicos para o início do ano

O tráfego orgânico é um importante aliado para qualquer tipo de negócio. No entanto, sabemos que o retorno é a longo prazo. Se você começar a investir em produção de conteúdo hoje, só vai colher os frutos daqui a, pelo menos, 12 meses. Nesse sentido, é preciso contar com uma ferramenta além — o tráfego pago é uma delas.

Para esse caso, o ideal é contar com um profissional capacitado para fazer as segmentações e os anúncios. Assim, as chances de conversão aumentam consideravelmente, uma vez que vai fazer uma pesquisa mais bem detalhada sobre a sua audiência, além de investir uma quantia que de fato é necessária para os objetivos pré-estabelecidos.

Também é importante estar atento ao calendário. No início do ano, existem argumentações que podem ser interessantes de acordo com o seu público, de modo que os textos dos anúncios sejam mais atrativos e tragam mais pessoas querendo conhecer os seus produtos.

8. Observe a concorrência

Fazer uma análise da concorrência também é um tipo de ação que deve ser priorizado em qualquer época do ano.

Por meio dessa prática, há a oportunidade de entender as campanhas promocionais realizadas, qual é o tom de voz trazido nas ações, como é a performance nas redes sociais e quais são os produtos nos quais eles estão focando, entre outros pontos relevantes.

Para isso, o ideal é fazer uma lista dos negócios que mais oferecem riscos ao seu e, periodicamente, realizar um monitoramento. Traga alguns dados para os relatórios gerados e, a partir deles, tire insights para que as suas ações sejam revistas continuamente.

9. Personalize as estratégias

Ao longo do material, mencionamos a necessidade de segmentar as ações. Afinal, isso impacta diretamente a pessoa que se interessa especificamente sobre determinado item. Porém, o ideal é que as estratégias sejam personalizadas, uma vez que isso gera mais humanização.

Imagine que você vai fazer um disparo de e-mail para os leads que autorizaram o envio de comunicação. Se encaminhar um texto genérico, dificilmente vai chamar a atenção.

No entanto, se personalizar aquele item, trazer o nome da pessoa em algum momento do texto e se colocar à disposição para qualquer tipo de dúvida, certamente os ganhos serão maiores.

Pronto para vender mais no início do ano?

Sem dúvida, o volume de impostos e contas que chegam em janeiro é um agravante para as vendas. Contudo, isso não precisa arruinar a sua loja virtual. Essa é uma boa época para queimar o estoque que sobrou do final de ano, preparando-se para novos produtos e promoções futuras.

E então, gostou das dicas para aumentar as vendas no início do ano? Aproveite e siga a Bertholdo nas redes sociais para não perder nenhuma novidade: estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

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