fbpx

Facilitador de pagamento: saiba mais sobre ele!

Você já pensou em contratar um facilitador de pagamento? Nesse post, te explicamos o que é e como funciona

Você sabe o que é e como funciona um facilitador de pagamento?

Quando falamos sobre vendas na internet, podemos discutir sobre os diversos aspectos que fazem parte deste universo: plataforma online, descrições dos produtos, fotos, vídeos, opções de frete e os meios de pagamento.

Sobre isso, o recebimento dos pagamentos das compras realizadas em uma loja virtual pode ser feito por, basicamente, três meios: direta, gateways e facilitadores (ou intermediadores). Ainda está com dúvida? Vamos  explicar cada um e detalhar mais sobre os facilitadores de pagamento!

facilitador de pagamento

Os gateways de pagamento são aqueles em que você deve fazer a negociação diretamente com cada operadora de cartão, como a Redecard e a Cielo. As formas de pagamento direta são o boleto bancário, depósito em conta ou transferência, onde os valores pagos vão direto para sua conta bancária. Já os intermediadores oferecem uma operação mais simplificada, fazendo a ponte entre o lojista e cada uma das operadoras de cartão e também oferecem outras formas de pagamento como boleto e depósito.

Sendo assim, por apresentarem diversas facilidades para o pagamento, eles são conhecidos como facilitadores de pagamento.

O que é e como funciona um facilitador de pagamento?

Ao montarmos uma loja virtual, precisamos definir uma série de questões que envolvem o seu funcionamento. Uma delas é a definição dos meios de pagamento. Nesse momento, quase que instantaneamente, entramos em contato com as operadoras de cartão para solicitarmos as soluções que elas têm para pagamento online. Além da demora para obter uma resposta, ficamos suscetíveis a não sermos aceitos.

O tempo de análise das operadoras faz com que a loja online fique parada, o que prejudica a rentabilidade. Essa foi uma realidade vivida por muitos empreendedores ao longo dos anos. A atuação, em nosso país, das empresas facilitadoras de pagamento, mudou o panorama e facilitou a vida de muitos lojistas, principalmente os de pequeno e médio porte.

Um intermediador ou facilitador de pagamento é uma plataforma independente que funciona como um meio de campo entre você, os clientes e as operadoras de cartão. Ele oferece uma ampla variedade de opções de pagamento em uma única solução: cartões de crédito, boleto bancário e débito online. Para que o seu funcionamento seja viável, o facilitador de pagamento cobra a tarifa de cada operadora, além de uma taxa por transação realizada.

O cadastro para e-commerce costuma ser bem simples. Na plataforma do facilitador de pagamento, você informa os seus dados ou os de sua loja online, a conta bancária e um número de cartão de crédito. Esse procedimento é necessário para que o intermediador libere os meios de pagamento desejados pelo seu negócio virtual.

Por que meu e-commerce precisa de um facilitador de pagamento?

O próprio nome dessa solução já diz tudo: trata-se de um facilitador de pagamento, não é verdade? A primeira vantagem desse meio é a aceitação da grande maioria das plataformas em relação à integração com os principais facilitadores de pagamento. Isso é extremamente positivo, pois evita o uso de integrações avançadas, que geralmente demandam maiores investimento de tempo e dinheiro.

Outro benefício é o fato desse tipo de solução ser menos burocrática, permitindo que você se cadastre até mesmo como pessoa física. Existe também a possibilidade de você conseguir receber à vista as compras que os seus consumidores fizeram a prazo, diminuindo a sua necessidade de capital de giro.

Os intermediadores de pagamento oferecem proteção contra pedidos fraudulentos, verificando a idoneidade de cada transação e evitando fraudes contra os lojistas. Essa característica oferece credibilidade até mesmo para as pequenas lojas, que ainda não fizeram o seu nome no mercado.

A variedade de formas de pagamento que os facilitadores oferecem também se transforma em uma razão para que você adote este tipo de solução em sua loja. Ao abrir um leque de opções para os seus consumidores, eles se sentirão mais à vontade para concluir suas compras, pois farão isso da maneira que lhes for mais conveniente — diferentemente do que ocorre quando limitamos suas possibilidades.

Percebeu como um facilitador de pagamento torna mais prática a gestão de uma loja virtual? Deixe seu comentário  e nos conte que tipo de solução você usa em seu e-commerce. Ter um intermediador tornaria a gestão de seu negócio mais dinâmica?

Se você já entendeu a importância do facilitador de pagamento, está na hora de escolher a melhor opção para seu negócio online. Aprenda como escolher um facilitador de pagamento para seu e-commerce. Clique e descubra!

Salvar

4.3/5 - (7 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima