As propagandas invasivas têm se mostrado cada vez mais ineficazes, e é bastante comum vermos pessoas instalando bloqueadores de anúncios em seus navegadores para não serem interrompidas a todo momento. Com isso, diversas marcas tiveram que se adaptar para conseguir bons resultados — e o funil de vendas é uma das estratégias mais viáveis.
A chegada da era digital também trouxe o hábito de pesquisarmos a fundo antes de optarmos por determinado produto ou serviço. Assim, aqueles que estão bem posicionados nos mecanismos de busca conseguem bastante tráfego em seus sites.
Entretanto, é preciso ter conteúdos relevantes para segurar a audiência e conhecer algumas práticas para transformar esses visitantes em clientes. Quer saber o que é funil de vendas, como aplicá-lo em sua loja virtual e as vantagens dessa estratégia? Continue lendo!
Dificilmente o consumidor compra um produto ou serviço assim que ele toma conhecimento de sua existência. De modo geral, as pessoas passam por uma jornada antes de se tornarem clientes.
Portanto, o funil de vendas foi criado para conduzi-las nesse processo, desde o primeiro contato com a empresa, até a realização da compra. Podemos dividi-lo em três etapas:
O blog é o meio ideal para criar conteúdos que conduzam os consumidores por essas etapas. No entanto, é altamente aconselhável que você utilize outros canais — como plataformas de vídeos e redes sociais — para aumentar ainda mais a sua visibilidade.
Para o topo do funil, você deve produzir conteúdos com temas mais abrangentes que chamem a atenção dos usuários que estão fazendo suas pesquisas. Se você vende máquinas fotográficas, por exemplo, pode criar um artigo dando dicas de como tirar boas fotos.
Já no meio, o mais indicado é elaborar materiais que ajudem os visitantes a tirarem suas dúvidas sobre seus produtos ou serviços. Nesse caso, levando-se em consideração o exemplo anterior, seria mais indicado esclarecer as diferenças entre as câmeras.
Você pode também criar e-books e disponibilizá-los para download em troca do endereço de e-mail dos usuários. Dessa maneira, além de ajudar os consumidores com um material rico em informações, você consegue seus dados para trabalhar na estratégia de vendas.
Nesse estágio, a abordagem pode ser mais direta. O potencial cliente já sabe o produto que mais se encaixa em sua necessidade, logo, os conteúdos devem ser pensados para ajudá-lo no processo de decisão. Uma boa dica é exibir depoimentos de clientes satisfeitos.
Como vimos, o funil de vendas é uma excelente estratégia para as lojas virtuais. Os consumidores têm a oportunidade de conhecer suas soluções e, muitas vezes, são persuadidos a optarem por uma delas.
Contudo, essa não é a única vantagem. Confira abaixo outros pontos a serem considerados quando falamos nos benefícios de utilizar essa estratégia:
Portanto, se você deseja uma estratégia duradoura e que traga resultados constantemente, o funil de vendas é, sem dúvidas, uma das melhores opções. Não basta ter anúncios com muitas visualizações, posts com centenas de likes e uma lista imensa de contatos: é preciso convertê-los em clientes.
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