O sucesso de um e-commerce está ligado a muitos fatores. Entre eles, a gestão de fornecedores pode ser encarado um dos mais importantes. O que faz todo o sentindo, principalmente quando levamos em consideração que os fornecedores são os responsáveis por entregar à loja virtual os itens que ela vende.
Dada está realidade, é fundamental que os donos de e-commerces saibam como realizar esse processo de maneira eficiente. Por esse motivo, desenvolvemos este conteúdo com informações mais completas a respeito deste tema tão relevante.
Leia nosso artigo e descubra o que é a gestão de fornecedores e entenda por que ela é tão relevante para seu e-commerce.
Uma vez que um e-commerce precisa contar com o suporte de fornecedores para ter acesso aos produtos que vende, é natural que o lojista implemente medidas para que a interação entre sua loja virtual e o fornecedor ocorra da melhor maneira possível.
Nesse contexto, a gestão de fornecedores nada mais é do que um conjunto de processos desenvolvidos com a finalidade de garantir uma boa relação entre o e-commerce e as companhias responsáveis por seu abastecimento. Isso para que a loja virtual tenha acesso a produtos de qualidade, no prazo certo, por um preço que se enquadra em seu orçamento.
Quando implementada de maneira eficiente, a gestão de fornecedores é capaz de garantir uma série de vantagens para uma loja online. Essas vantagens abrem espaço para que ela ofereça melhores condições para os seus clientes. A seguir, confira alguns exemplos desses benefícios.
Não é exatamente uma novidade que os consumidores estão mais exigentes. Afinal, hoje em dia eles podem verificar facilmente informações a respeito dos mais diversos produtos. Dessa forma, eles podem optar apenas por aqueles que entregam o melhor custo-benefício.
Um bom fornecedor oferece apenas itens confiáveis, duráveis e eficientes para o e-commerce. De modo que, ao contar com esse suporte, o lojista pode ofertar produtos de alta qualidade para seus clientes.
Todos os lojistas qualificados estão cientes da importância dos prazos nas entregas. Afinal, um atraso pode ocasionar com que o cliente deixe de fazer novas compras na loja virtual, o que é muito prejudicial para o negócio.
A questão é que, sem um fornecedor qualificado, o lojista corre o risco real de ficar desabastecido. Para lidar com esta situação, muitos e-commerces trabalham com grandes estoques, mas essa atitude acaba fazendo com que muito de seu capital fique preso em mercadorias.
Com um fornecedor confiável, porém, o lojista tem garantias de que vai receber os itens que adquiriu nos prazos adequados. De modo que ele possa realizar suas compras de acordo com a demanda real do negócio e evitar prejuízos.
Por fim, um fornecedor qualificado oferece boas condições para a loja online. O que permite ao lojista comprar produtos de qualidade por um preço que se encaixa em seu orçamento, sem ter que pagar mais caro e elevar o preço praticado no mercado.
Além disso, uma vez que os problemas relacionados aos atrasos e à entrega de produtos defeituosos são eliminados, a loja virtual deixa de lidar com esses custos, o que se traduz em um aumento de receita e a oportunidade de melhorar os resultados.
Para desenvolver uma boa gestão de fornecedores para e-commerce, é indispensável contar com empresas confiáveis e especialistas. Sendo assim, o primeiro passo é saber o que considerar para selecionar os melhores parceiros para o seu negócio.
Embora pareça algo pouco relevante, escolher fornecedores com base em critérios específicos é essencial para otimizar sua gestão. Sobretudo, para ter a tranquilidade de uma empresa que trabalha com seriedade e foco em atender da melhor forma.
Veja nos próximos tópicos o que considerar para não errar na escolha dos fornecedores para e-commerce!
Para direcionar suas decisões, é essencial fazer um estudo do mercado e do público-alvo para saber o que desperta a atenção. Esses dados são decisivos para avaliar os fornecedores e escolher aqueles que vão contribuir com o seu negócio.
Priorize empresas inovadoras e que estão sempre antenadas nas tendências do mercado. Dessa forma, sua loja terá itens que estão bem aceitos e de qualidade, fator que será um diferencial para impulsionar as vendas em todas as épocas.
A reputação de uma empresa diz muito sobre seus valores e como lidam com as relações comerciais. Por essa razão, é um dos principais aspectos que você deve considerar ao analisar o mercado e os possíveis fornecedores para seu e-commerce.
Tenha preferência por negócios que têm um bom nome e são comprometidos com a experiência do cliente, ética, regularidade legal e pontualidade. Para isso, pesquise como foi a relação com outras empresas e avalie todos os dados para embasar suas decisões.
Avalie todos os pontos sobre o fornecedor
Antes de fechar uma nova parceria, você precisa entender tudo sobre o fornecedor, para garantir que atenda suas demandas com segurança. Sendo assim, realize reuniões e deixe claro suas expectativas e necessidades, considerando os seguintes fatores:
Não existe uma fórmula mágica para a implementação da gestão de fornecedores. O seu sucesso depende apenas do empenho do e-commerce. Ou seja, é necessário mudar a cultura para adotar políticas para otimizar as ações gerenciais.
Em primeiro lugar, o lojista precisa ter o cuidado de escolher um fornecedor confiável. Uma tarefa que exige a pesquisa da reputação dos fornecedores em sua região e, se possível, entrar em contato com pessoas que fecham negócios com eles.
Uma vez que o fornecedor é selecionado, o dono da loja virtual precisa implementar processos para garantir que a sua relação com ele seja a mais benéfica possível. Nesse momento, a comunicação entre as partes é de suma importância.
Além disso, é preciso definir procedimentos e treinar toda a equipe para manter uma gestão eficaz, inclusive com auditorias e acompanhamento contínuo. Essas ações são relevantes para evitar desvios e manter um ótimo relacionamento com as empresas.
Quando se compreende a importância da gestão de fornecedores e ao contar com um fornecedor de qualidade, o lojista pode oferecer os melhores produtos a seus clientes por um preço competitivo e impulsionar os resultados e o crescimento.
Como podemos notar, a gestão de fornecedores para e-commerce é um fator imprescindível e que deve ser prioridade. Portanto, implementar essa estratégia na loja virtual é essencial para crescer de maneira sustentável e prosperar no negócio.
Gostou do post? Para acessar mais conteúdos de qualidade com dicas sobre o seu e-commerce, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.