Ícone do site BERTHOLDO | Blog

Inventário Físico no SAP ERP: como reduzir o prazo e os erros

Realizar o processo de inventário físico no SAP ERP não é tarefa simples. Quase sempre, só as transações standard não são suficientes. Quem enfrenta esse desafio regularmente sabe que o esforço e dedicação para garantir resultados satisfatórios é grande.

O processo de inventário realiza a contagem física dos materiais em estoque e confronta com as quantidades registradas no SAP ERP. Normalmente, são utilizadas as transações MI01, MI04, MI05, MI06, MI07, MI20, MI21, MI24 e MI31.

Quantas transações, não é mesmo?

Após a contagem, podem ocorrer diferenças entre o estoque registrado pelo SAP e a contagem física. Caso a diferença seja verificada, deve-se efetuar ajustes contábeis, registrando as perdas ou ganhos.

Se você é novo no mundo SAP MM, sugiro consultar o Manual de Procedimento de Inventário Físico da sua própria empresa. Caso não consiga ter acesso à esse documento, você pode baixar um exemplo aqui.

O Natan Cavalcanti produziu um vídeo muito interessante apresentando todo o processo Standard de Inventário Físico no SAP ERP. Veja abaixo. Acredito que pode ajudar quem não conhece o processo em detalhes.

Principais problemas do Inventário Físico no SAP

O processo de realização do inventário físico no SAP envolve muitas etapas e diversos pequenos desafios. Acredito que quem conhece o processo ou assistiu ao vídeo acima percebeu a complexidade, que acaba gerando alguns problemas.

Vamos apresentar alguns dos principais problemas encontrados por empresas que realizam o inventário físico regularmente. Talvez esses também sejam os seus problemas.

#1 O inventário SAP foi implementado para utilizar a impressão das listas de inventário (lista dos materiais que devem ser contados). A utilização de papel gera diversos transtornos ao processo, além de não ser um bom exemplo de sustentabilidade. Muito usuários se irritam ao ter que imprimir e manusear longas listas de contagem.

#2 Após registrar no papel a contagem de cada material, o funcionário deve transferir os dados para o SAP (digitando cada valor). Apesar de parecer bastante antiquado, esse é o processo standard SAP. Entre escrever a quantidade no papel e digitar na transação, muitos erros acabam ocorrendo e gerando retrabalho.

#3 Para evitar o problema da digitação, muitas empresas desenvolvem planilhas e programas ABAP de carga. Isso evita alguns erros, porém gera outros. Os arquivos ou planilhas de carga podem conter erros no formato ou conteúdo. O próprio programa de carga (normalmente um batch input) também pode apresentar erros. Esse cenário gera atrasos, retrabalho e, muitas vezes, demanda suporte do pessoal de TI

#4 Pela própria complexidade do processo e também pelos problemas apresentados acima, o inventário físico no SAP costuma demandar bastante tempo. Ao realizar o inventário, diversos processos críticos de estoque são paralisados. Dessa forma, quanto mais demorar o inventário, maiores são os impactos para a empresa.

Como solucionar esses problemas?

Nós temos o que você precisa para otimizar o inventário físico no SAP ERP.

Pensando em resolver esses e vários outros problemas do processo de inventário, a Bertholdo desenvolveu uma nova solução, mais flexível, moderna e otimizada.

BRT Computare é um sistema web que tem por finalidade a gestão completa do processo de inventário físico no SAP ERP por meio da Internet. Confira alguns diferenciais:

Ficou interessado em conhecer essa solução?

Fale com um especialista e entenda como o BRT Computare pode otimizar seu processo de inventário físico no SAP ERP.

>> Quero otimizar meu inventário.

5/5 - (4 Votos)
Sair da versão mobile