Uma loja virtual que ainda parece amadora pode estar afastando clientes e prejudicar vendas que poderiam fazer diferença nas finanças. Uma loja Shopify profissional transmite credibilidade, facilita a experiência do usuário e está geralmente associada a melhores taxas de conversão.
Erros bobos, como um design desorganizado, descrições fracas ou imagens de baixa qualidade, podem ser um divisor de águas entre as marcas que vão, ou não, crescer no longo prazo. Felizmente, existem ajustes simples e eficazes para elevar o nível da sua loja. Quer saber como torná-la irresistível ao público? Continue a leitura e descubra dicas práticas para colocar em prática!
O que deixa a loja Shopify com aspecto amador?
Você, assim como muitos empreendedores, pode ter que assumir diversas atividades em sua empresa, inclusive a construção de sua loja virtual. Entretanto, alguns elementos podem transmitir falta de profissionalismo e devem ser corrigidos o mais breve possível.
O primeiro erro, e um dos mais comuns, envolve usar um tema genérico, sem personalização e com elementos visuais que são pouco atraentes. Outro problema recorrente é a negligência com a experiência do usuário, apresentando menus confusos e jornada de compra excessivamente longa.
Imagens de baixa qualidade e descrições que não informam os reais benefícios dos produtos também podem afastar os clientes, afinal, a sua página geralmente será o único contato que o público tem com seu catálogo. A velocidade de carregamento também é um fator decisivo, pois conforme o Google, apenas um segundo de atraso no carregamento pode diminuir as conversões em até 20%.
Como tornar a loja Shopify mais profissional?
Depois de entender como alguns detalhes podem afetar o desempenho da loja, é hora de pensar em medidas que não pesam no orçamento, mas que causam uma verdadeira transformação na experiência do usuário.
- Personalize o visual — utilize um design limpo e profissional, alinhado à identidade que você acredita que melhor se conecta ao público. Um layout poluído ou mal estruturado pode afastar visitantes. Escolha um tema responsivo e invista em uma identidade visual que segue bons padrões de design;
- Facilite a jornada do cliente — A navegação deve ser intuitiva, com categorias bem organizadas e um checkout simplificado. Segundo a Baymard Institute, o abandono de carrinho ocorre em 7 a cada 10, sendo o processo de compra complicado uma das principais razões.
- Use imagens de alta qualidade — fotos mal posicionadas ou de baixa resolução transmitem amadorismo e deixam a loja com um visual muito amador. Imagens profissionais aumentam a confiança e elevam a taxa de conversão devido à percepção de valor. Apps de edição de imagem também podem ser usados para incluir fundos e melhorar a apresentação do produto.
- Capriche nas descrições dos produtos — textos genéricos não convencem ninguém. Aposte em descrições claras, detalhadas, persuasivas e otimizadas para SEO, deixando claro os diferenciais do produto.
- Invista em carregamento rápido e performance — Um site lento desanima os clientes. Dados do Google sugerem que 53% dos usuários abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Portanto, use imagens otimizadas e evite elementos desnecessários que pesam no site.
Como adotar as estratégias necessárias?
O primeiro passo para implementar melhorias duradouras é revisar a loja por meio de um olhar crítico, mapeando quais são os pontos que carecem de melhorias. Mudar a estrutura para temas responsivos e personalizados pode dar um pouco mais de trabalho, mas também contribui para transmitir um aspecto profissional. Uma revisão das imagens e das descrições também é importante, sendo que as ferramentas de IA podem funcionar como aliadas nesse processo.
Uma loja Shopify profissional é aquela que transmite confiança, oferece uma jornada de compra simples e mantém uma identidade que conversa com seu público. Alterações sutis podem fazer toda a diferença para transformar um site amador em uma plataforma otimizada para conversão.
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