Você sabe o que é marketing? O termo, atualmente utilizado para várias frentes que, inclusive,  já falamos por aqui (como é o caso do nosso e-book sobre Marketing Digital), tem uma história baseada em práticas de comunicação que auxiliam nas vendas.

Por isso, é essencial que um empresário, independente do tamanho do seu negócio, entenda sobre os conceitos principais do marketing. Esse post é sobre isso, com o único intuito de ajudar você, que está começando, a compreender o termo e a utilizá-lo em seu e-commerce.

o que é marketing

E como tudo na vida evolui a partir de uma pergunta, vamos ao questionamento principal desse texto.

O que é Marketing, afinal?

Entende-se como Marketing o conjunto de estudos e práticas que têm como meta compreender as necessidades do cliente, consumidor ou usuário. 

É importante, aqui, entender que o termo “cliente” se encaixa em todos os estágios da compra: desde a prospecção até a fidelização ou reaproximação da sua loja virtual e um ex-cliente. 

Dessa maneira, o Marketing tem como objetivo saber, nos mínimos detalhes, o que uma pessoa precisa para se tornar um consumidor de determinada marca, além de se fidelizar a ela.

Falar sobre o que é marketing é se interessar, diretamente, em entender os hábitos, gostos, medos, desejos e alegrias de um determinado grupo, que será quem irá manter o seu negócio no mercado.

Por isso, é costume dizer que o marketing é o coração de uma empresa. É a partir dele que saem todas as estratégias: desde a definição de uma promoção até uma ação comemorativa, como é o caso do Natal, Dia do Consumidor e etc.

“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”.
Raimar Richers

Agora, você já sabe o que é marketing. Porém, indicamos que conheça a história, que é longa, já que desde o início da humanidade vivemos em uma relação de trocas.

Então, indicamos a publicação a seguir, do site Administradores.com.br, que ilustra bem, de forma simplificada, todo o processo do marketing ao longo dos anos. Clique e leia

Os 4 posicionamentos do Marketing: conheça os 4 Ps

De acordo com Philip Kotler, renomado professor da área do Marketing, entender o que é Marketing também está na compreensão de saber sobre o seu posicionamento. Para ele, isso é, basicamente, “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

De maneira prática, essa equação é feita da seguinte maneira: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Isso torna a análise de posicionamento indispensável para saber qual é o papel do seu e-commerce no mercado atuante.

Essa definição está ligada com os 4 Ps do Marketing, difundidos por Kotler. Eles são: preço, praça, produto e promoção. Todos os quatro têm como função entender a essência de tudo: as necessidades reais dos seus clientes.

Para se posicionar em um mercado especifico, é determinado que se estruture e saiba qual o seu público-alvo, que hoje, também, pode ser compreendido de forma mais profunda nas definições das personas

A partir disso, toda uma jornada de compras será construída e acompanhada, com a visão atual de que o cliente não é apenas quem irá comprar o seu produto, mas quem vai falar dele para os amigos, quem irá marcar conhecidos e compartilhar os conteúdos do seu blog e redes sociais. 

Saiba, agora, as breves definições dos 4 Ps do Marketing:

P de Produto

Uma empresa só existe porque oferece algo ao outro: seja um serviço, como é o nosso caso, seja algo palpável como é o caso de uma empresa de roupas ou automóveis.

Para que você consiga alcançar o seu cliente, e entender o real propósito do que está sendo feito, faça as seguintes perguntas:

  • O que o meu produto faz pelos outros? Qual a minha missão como empresa?
  • O que meu produto deve ter? Quais serão as características para atingir o meu objetivo como empresa e não decepcionar o meu cliente?
  • Qual será seu nome e sua apresentação? Como posso transmitir a verdade dessa criação?
  • O que o meu produto tem de inovador no meu mercado atual? 
  • Se for físico, quais serão os formatos e cores e o motivo dessas escolhas?
  • Qual será o seu principal diferencial?

Visualize o ciclo de vida do seu produto: desde a ideia inicial até a implantação no mercado. E fique atento a todas as mudanças. Se for preciso, renove uma ideia, mude, quantas vezes for necessário.

P de preço

Chegou o momento de precificar, de colocar valor no seu produto. Aqui está uma das sobrevivências da sua empresa. Então, olhe ao redor, veja qual solução você oferece no momento e como ela é cobrada pelos concorrentes.

É importante frisar que, caso você tenha diferenciais que o seu vizinho não tenha, aumente o preço, e deixe claro, em suas campanhas, o que você traz de melhor e inovador. Mas, fique de olho para não cobrar além.

  • Qual o valor do meu produto/serviço para o cliente?
  • Posso oferecer algo mais simples para um novo cliente, criando confiança para que, em um próximo momento, ele adquira esse produto/serviço?
  • Como esses mesmos produtos/serviços estão sendo trabalhados pelos concorrentes?
  • Como posso divulgar os meus diferenciais e transmitir verdade?

P de Praça

Qual o meu mercado e onde devo me posicionar? No caso de e-commerce, o seu principal posicionamento será online.

Para isso, observe sua persona e veja em quais canais de comunicação ela busca/pesquisa informações sobre o seu produto.

  • Onde meu público-alvo/persona busca pelos meus produtos/serviços?
  • No caso de e-commerce, como são feitas as buscas: Google, redes sociais? Quais redes sociais são fortes para o meu segmento?
  • Como posso me aproximar? Redes sociais, e-mail marketing?

P de Promoção

Promoção, aqui, deve ser visto como a forma de promover o seu produto/serviço. Esse item está diretamente ligado ao item da praça.

A partir da definição descrita no P de Praça, você compreenderá a linguagem a ser utilizada, a forma de não ser invasivo e etc.

  • Qual linguagem utilizar com meu público? Mais formal, mais descolada?
  • Como não ser invasivo? Quantos E-mails Marketing devo enviar por semana? Devo utilizar mensagens de WhatsApp? Como usar o Remarketing de forma correta?
  • O que posso oferecer, gratuitamente, para o meu cliente conhecer mais sobre o meu negócio  de forma indireta? Um e-book sobre a importância da leitura na infância (se eu tenho um e-commerce de livros infantis)? Um post no Instagram sobre como usar um determinado sapato (se tenho uma loja virtual de calçados)?
  • Como posso fidelizar após a primeira compra? O que oferecer? Quais benefícios posso dar? Como fazer com que meu cliente se sinta único?

Lembre-se que a venda nunca será o fim do ciclo, ele é contínuo. Então, esteja atento às mudanças e revise sua estratégia de forma contínua!

Agora que você já sabe o que é Marketing, te convidamos a profundar mais sobre o tema. Para isso, baixe, de graça, nosso e-Book sobre como utilizar as redes sociais. Converse de perto com o seu cliente! E, se tiver alguma dúvida, conte com a gente!

 

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