Ícone do site BERTHOLDO | Blog

Storytelling: como utilizá-lo em sua loja virtual?

O storytelling é a melhor maneira de encurtar a distância entre público e marca. Como? Nesse texto, você vai entender o que ele significa e como fazer com que a estratégia aproxime os seus clientes da sua loja virtual.

Por ser um conceito, relativamente, novo, o storytelling é pouco conhecido pela maioria dos empresários que não possuem uma equipe de comunicação e marketing ajudando no posicionamento da marca no mercado.

Então, entendê-lo é uma ótima oportunidade para o seu negócio. Isso porque, mesmo que você não contrate um especialista no assunto,  há como levar a ideia à sua loja virtual, de forma a ajudar na fidelização dos seus clientes.

Vamos saber o que ele significa?

O que é Storytelling?

O Storytelling  pode ser definido de diversas formas, mas em geral, o termo significa a arte de contar histórias tendo como intuito a venda de produtos e serviços.

O nome, que vem do inglês, tem como tradução livre a palavra “narrativa”. Isso porque ele traz em sua estrutura a palavra “story”, que demonstra exatamente isso: contar histórias.

Por isso, ao tornar uma marca humana, você propícia com que o  público alvo se torne próximo à ela e crie um elo além das vendas e números ao final do mês.

Por que o Storytelling tem sido tão importante?

Se pensarmos que não vendemos para máquinas, e sim para pessoas, isso responde a pergunta acima. Porém, antes da explosão das redes sociais, onde todos nós produzimos conteúdos, reclamamos ou elogiamos, a questão de ser uma empresa mais humana não fazia parte da essência da maioria das organizações.

Outro ponto são as lembranças. Contar histórias ajuda com que todos nós possamos nos lembrar melhor das coisas, já que as informações são transmitidas por meio de uma narrativa.

Tudo isso faz com que a mensagem fixe em  nossa memória  de maneira mais fácil  através do cenário criado e da capacidade do nosso cérebro ter mais facilidade em assimilar essa forma de aprendizado.

Então, lembre-se:

Agora, vamos ver dois exemplos de marcas que utilizaram o strorytelling em suas estratégias de marketing:

A famosa marca de whisky escocês Johnnie Walker desenvolveu um vídeo institucional contando sobre a trajetória da marca, sua criação, os obstáculos enfrentados durante a sua caminhada e como ela atingiu o reconhecimento do mercado em que atua.

https://www.youtube.com/watch?v=MnSIp76CvUI&feature=youtu.be

Perceba a preocupação que a  Johnnie Walker teve em alinhar os valores da marca com o que foi transmitido no vídeo. Nesse caso, podemos chamar a atenção para o personagem caminhando pela estrada de terra, o que reforça o seu slogan “Keep Walking”.

Já a Lego trouxe uma animação que envolve as pessoas por meio da emoção. O intuito é o mesmo: contar a história da marca. Mas observe como as abordagens foram diferentes por causa do público alvo de cada uma.

Os dois exemplos mostram como o storytelling envolve marca e cliente além das vendas. Apesar de serem cases assinados por grandes empresas, eles nos inspiram muito e trazem aprendizado!

Como levar o Storytelling à sua loja virtual

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Aproveite e baixe o nosso ebook sobre as estratégias de Marketing Digital para a sua loja virtual.

5/5 - (2 Votos)
Sair da versão mobile