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Abrir loja virtual: o segredo do e-commerce revelado

Esse post faz parte da série Criando Oportunidades. Se você não leu os relatórios anteriores, pode conferir aqui. Você vai descobrir um segredo do e-commerce sobre abrir uma loja virtual e desvendar diversos mitos sobre a escolha da plataforma de e-commerce. Boa leitura!

A internet é um verdadeiro mundo de informações. Você pode encontrar textos, vídeos, blogs e canais sobre qualquer assunto. Em poucos anos, produzimos mais conteúdo do que toda a história anterior da humanidade.

A velocidade com que produzimos conteúdo é realmente assustadora. E acabamos ficando viciados nesse mundo de conteúdo, seja em blogs, redes sociais ou vídeos no YouTube.

Parece que é algo natural. Quando queremos aprender ou saber sobre alguma coisa, vamos direto para a internet e começamos nossa pesquisa. Sempre achamos alguém falando sobre exatamente aquilo que queremos saber. E isso é muito bom!

Quando alguém decide montar um novo negócio ou abrir uma loja virtual, normalmente segue o mesmo caminho. Primeiro pesquisa na internet, lê blogs e assisti vídeos no YouTube.

Em alguns casos mais específicos, compra livros, assiste palestras especializadas e até matrícula-se em cursos de e-commerce. Afinal, quer coletar o máximo de informações possíveis e aprender sobre esse mundo novo.

Então você encontra um verdadeiro batalhão de “especialistas” super ansiosos para compartilhar conselhos, opiniões e histórias de sucesso com você. Vendo esse pessoal falar, parece que tudo é muito fácil e basta fazer um bom planejamento para criar um negócio de sucesso. Ou então apenas fazer a matrícula em um determinado curso para aprender a vender muito na internet. Parece tão fácil que você pode até mesmo aprender e-commerce na prática apenas assistindo aulas virtuais.

O problema disso tudo é que existe muita informação distorcida e até mesmo conteúdo enganoso. Consumindo conteúdos da internet, vejo que muitos mitos sobre e-commerce já foram criados. E o pior, muitos blogs e redes sociais ajudam a propagar e ampliar tais mitos. E alguns desses mitos servem apenas para vender livros, cursos, palestras e plataformas de e-commerce.

Eu sou empreendedor há mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação e e-commerce. Tive o privilégio de vivenciar a criação e a evolução desse mercado. Minha empresa é a Bertholdo e tenho muito orgulho dela ser independente. Nós não vendemos livros, cursos e nem palestras. Também não somos parceiros e nem patrocinados por nenhuma plataforma de e-commerce. Nossa única receita vem da prestação de serviços. Nosso compromisso é com o sucesso dos nossos clientes. Logo, podemos fazer uma avaliação independente sobre os mitos do e-commerce.

Nesse texto vou falar sobre alguns desses mitos e relevar um segredo essencial sobre e-commerce. Considero esse segredo essencial para evitar que você cometa erros desnecessários ou até mesmo aprenda como corrigir erros que já cometeu, caso já tenha uma loja online em funcionamento.

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial 

Quando alguém decide montar uma loja online e pesquisa na internet, vai encontrar diversos textos explicando como fazer. A maioria apresenta um passo a passo. E inevitavelmente, nesse texto, existe algum item sobre a escolha da plataforma de e-commerce.

A primeira dúvida que surge é: O que afinal é essa tal de plataforma de e-commerce?

Então, vamos esclarecer. A plataforma de e-commerce nada mais é que o sistema web que gerencia as operações do negócio e a visualização da loja virtual na internet. Ela inclui pelo menos uma camada de apresentação (layout e visual da loja), outra camada de código-fonte e um banco de dados, responsável por armazenar os dados. Eu sei que isso é muito técnico. Desculpa!

Outra forma mais simples de entender a plataforma de e-commerce é pensar nas suas funcionalidades. Através da plataforma você pode cadastrar produtos, incluir seus respectivos preços e promoções, controlar o estoque, disponibilizar meios de pagamento, gerenciar o frete e o envio dos pedidos e analisar relatórios operacionais e estratégicos do seu negócio. Ou seja é o software onde você vai operacionalizar suas vendas na internet.

Agora que já definimos a plataforma de e-commerce, podemos falar sobre o primeiro mito. Na grande maioria dos textos e blogs sobre como montar uma loja virtual, você vai encontrar que escolher a plataforma é uma das decisões mais importantes. E até mesmo alguém dizendo que essa escolha é essencial para o sucesso do seu negócio.

Isso não é verdade absoluta!

O sucesso de uma loja virtual pode ser avaliado de várias formas. Mas a principal medida de sucesso é quanto sua loja vende. E aqui está o meu primeiro segredo sobre e-commerce: Você pode vender seus produtos utilizando qualquer plataforma de e-commerce.

Realmente, escolher uma plataforma é necessário. Mas você deve ter total liberdade para escolher a plataforma que julgar mais adequada. Pois o sucesso do seu negócio depende pouco da plataforma escolhida. Todas as principais plataformas do mercado possuem as funcionalidades básicas para vender. E, quando você monta sua loja virtual, a única coisa que realmente interessa é vender.

Você pode estar se perguntando: Então, por que tantos blogs dizem que a escolha da plataforma é tão importante?

Isso é bastante simples. Muitos blogs são patrocinados ou pertencem à empresas que vendem plataformas de e-commerce. Logo, nada mais natural que utilizar o texto para vender o produto. Lembra daquele papo de post patrocinado?

Como escolher uma plataforma de e-commerce?

Agora, você já sabe que pode escolher livremente sua plataforma de e-commerce. Mas talvez ainda tenha dúvidas sobre quais critérios avaliar na escolha da plataforma. Para ajudar quero lhe propor cinco critérios bem simples:

E se eu escolher uma plataforma e não gostar?

Para concluir o assunto das plataformas de e-commerce, quero falar sobre outro mito muito comum. Muita gente acredita que trocar de plataforma de e-commerce é extremamente difícil, para não dizer impossível.

Essa ideia ajuda na construção do mito que você precisa escolher a melhor plataforma logo no começo, pois caso contrário você estará perdido para sempre. E depois de escolhida a plataforma não há mais nada a fazer, você se tornou refém da sua escolha.

Nada disso é verdade!

Trocar de plataforma de e-commerce não é simples e sempre provoca alguns transtornos. Mas caso essa tarefa seja realizada por uma equipe profissional, os transtornos podem ser bastante reduzidos e todo o processo pode ser realizado em um curto período de tempo. Digo isso com toda a tranquilidade pois a Bertholdo já realizou dezenas de migrações de lojas virtuais. E tivemos sucesso em todos os processos.

Outra questão que precisa ser avaliada com cuidado é que não existe a melhor plataforma absoluta. A industria da tecnologia da informação (TI) muda constantemente. Isso significa que um software que era campeão de mercado há 5 ou 10 anos atrás pode simplesmente não ser mais utilizado atualmente. Um bom exemplo são os navegadores de internet. No e-commerce ocorre o mesmo. A melhor plataforma atual pode não ser mais utilizada em poucos anos.

Logo, é preciso estar sempre preparado para a mudança. Quero deixar meu próprio exemplo. Atualmente, minha empresa trabalha com a plataforma Magento. Mas antes disso trabalhamos com outras plataformas. Por muito tempo, utilizamos a plataforma OSCommerce, que simplesmente desapareceu do mercado. Ou seja, já trocamos de plataforma algumas vezes e isso sempre foi feito de forma transparente para nossos clientes.

Continuamos estudando constantemente. Caso encontremos outra plataforma que ofereça melhores resultados ou funcionalidades, iremos mudar novamente. Pois o nosso compromisso não pode ser com a plataforma, mas sim com os resultados alcançados por nossos clientes. Queremos oferecer sempre a melhor solução e a garantia de continuidade para os negócios.

Dica final: cuidado com o barato que sai caro 

Quando for montar uma loja virtual ou escolher uma nova plataforma de e-commerce, preste muita atenção nos custos envolvidos. A melhor forma de montar um negócio na internet é descobrir como testar a sua ideia da forma mais barata e rápida possível. Sendo bastante objetivo, você precisa aprender como vender os seus produtos antes que seu tempo ou sua paciência se acabem.

Para facilitar o acesso de novos lojistas, algumas plataformas de e-commerce são gratuitas. Mas você realmente acredita em almoço grátis?

Existem quatro grandes ciladas que você deve evitar ao contratar uma plataforma de e-commerce. Sob pena de comprometer o seu negócio, assim que ele começar à crescer.

Agora que você já conhece as quatro ciladas, tome muito cuidado. Pois certas plataformas de e-commerce combinam duas ou até mesmo três delas no contrato. Vale destacar que a saúde do seu negócio depende em grande parte da sua liberdade de escolha. Então, não se deixe escravizar!

Desvendou o segredo do e-commerce?

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Acesse, também, o texto em que falo sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce do mercado. Garanto que suas dúvidas serão sanadas.

Se você precisa de ajuda para montar sua loja online, entre em contato para agendarmos uma avaliação gratuita. Ou caso já tenha uma loja virtual mas não consegue alcançar os resultados que deseja, solicite nosso check-up gratuito. Assim poderemos identificar a melhor forma para lhe ajudar a atingir suas metas. 

 

Espero que esse conteúdo ajude futuros empresários do comércio eletrônico à alcançarem seus sonhos. E que também renove as esperanças de quem possui uma loja virtual mas ainda não decolou.

O que você achou desse conteúdo? Queremos saber sua opinião. Seu retorno é essencial para melhorarmos nosso trabalho. Deixe seu comentário no post.

Você já caiu em alguma das quatro ciladas?

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