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Aprenda a usar o Snapchat e aumente suas vendas

Você já utiliza o Snapchat em seu e-commerce? Não? Então, está na hora de repensar.

A rede social virou mania e é um mundo de oportunidades para a sua loja virtual.

Primeiro, vamos entender o motivo pelo qual as mídias sociais desenvolvidas para uso mobile estão crescendo.

Créditos: site oficial do Snapchat

Pense na quantidade de informações que transmitimos e recebemos diariamente. Os dispositivos mobile facilitam essa troca e permitem que isso seja feito em tempo real.

Daí que vem o sucesso do Instagram (também conhecido pela abreviação IG) e o do Snapchat, já que são as duas principais redes pensadas para essa finalidade.

Em todo o mundo, as pessoas acessam, cada vez mais, a internet pelo celular. Aqui no Brasil, dados da mais recente Pesquisa Brasileira de Mídia, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostra que 66% dos brasileiros já usam o smartphone como principal forma de acesso à rede.

Outra notícia interessante é que, em junho deste ano, foi divulgado que o alcance diário do Snapchat ultrapassou o Twitter. Viu o tamanho do crescimento do app?

Por tudo isso, a rede social, que atualmente conta 150 milhões de usuários ativos todos os dias, virou a queridinha das lojas e marcas para a divulgação de seus produtos. A prova é que, agora, haverá anunciantes, assim como aconteceu no Instagram.

A pergunta que fica: como aproveitar esse meio de comunicação para alavancar as vendas do seu e-commerce?

Vamos falar sobre isso e muito mais. Mas, primeiro, vamos entender melhor o que é o Snapchat e como ele funciona?

O que é o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de vídeos e fotos, sendo que o diferencial está na forma como os snaps (nome dado ao conteúdo produzido pelos usuários) são exibidos.

Cada snap tem duração máxima de até 10 segundos, independente se for vídeo ou foto. A visualização desse conteúdo é de, no máximo, 24 horas. Após esse período, os snaps se autodestroem.

Essa efemeridade é que faz com o que o aplicativo seja um sucesso. O motivo disso é que, hoje, há uma necessidade de consumirmos novas informações a todo o momento.

No Instagram, por exemplo, isso não acontece. Imagine o quanto é difícil produzir conteúdos mais trabalhados (já que os posts do IG são permanentes).

No Snapchat as postagens são mais livres, sem a necessidade de muita produção e firulas.

Pra fechar a magnitude da rede social, ela ainda permite com que você acompanhe conteúdos jornalísticos exclusivos, por meio de parcerias com veículos como CNN, Cosmopolitan e National Geographic, além do “ao vivo”, que traz importantes coberturas (eventos como shows, Copa do Mundo e Olimpíadas) em tempo real.

 Como ele funciona

O compartilhamento dos conteúdos no Snapchat funciona de três maneiras.

A primeira é dividir seus vídeos e fotos com todos os seus seguidores, na opção de “Minha História”. Assim, todos os seu amigos podem acompanhar as suas novidades.

Outra opção de compartilhamento é criar grupos específicos, também no “Minha História”. Assim, essa visualização estará disponível apenas para quem você deseja.

O legal é que você pode selecionar cada postagem de acordo com a sua necessidade. Quer mostrar aquela foto para todos os seus seguidores? Pode! E enviar um vídeo apenas para suas amigas? Claro que pode.

Todos esses compartilhamentos ficarão disponíveis por 24 horas. E sempre que alguém printar a tela, você será avisado.

Há também a opção “Chat”, em que você envia algo para uma pessoa e até pode conversar com ela no modo privado. A diferença é que no chat, a foto ou vídeo pode ser visualizada apenas uma vez.

 O Snap e suas ferramentas (mais que legais!)

Um dos principais atrativos do Snapchat são os filtros. Você já deve ter visto pessoas postando o próprio rosto com uma carinha de cachorro. Pois é! Essa é uma das opções de filtro disponibilizada pela ferramenta.

Além dessas artes, que permitem descontração, também há alternativas que trazem, por exemplo, a localização e temperatura do local em que você está no momento da postagem.

De forma a fidelizar seus usuários, a equipe do Snapchat altera os filtros semanalmente. Mas, claro, os mais populares estão lá sempre!

 O público do Snapchat a as suas especificidades

Vamos analisar os usuários do Snapchat e o que eles procuram.

De acordo com dados do aplicativo, a maioria das pessoas inscritas têm entre 13 e 34 anos, com prevalência do sexo feminino.

Essa faixa etária, além de compartilhar fotos e vídeos, costuma consumir notícias por meio do aplicativo, principalmente fora do Brasil. O “ao vivo” também chama muita a atenção desse público e é por lá que ele tem acompanhado eventos importantes.

Esse novo comportamento tem chamado a atenção, já que a audiência pelo meio convencional (TV) diminui a cada dia.

Então, o que eles querem?

Quem está no Snap pede:

 Use o Snapchat para alavancar suas vendas

Crie laços com seu cliente

O principal papel das redes sociais é ajudar você a se aproximar do seu público. E o Snapchat é perfeito pra isso!

Imagine aquela loja que você adora e gostaria de vivenciar, diariamente, todos os processos internos que ali existem. Imaginou?

Agora, pense que isso já existe e que você pode usar a ideia em seu e-commerce.

Compartilhe bastidores

Você está em uma feira de pedidos? Leve isso ao seu cliente. Mostre como é o processo para que ele tenha aquele produto em seu e-commerce.

Aproveite esses momentos para pedir opiniões e saber o que eles procuram.

Quer um exemplo? Sua loja vende tecnologia e você está em uma feira da área. Peça para eles responderem, via chat, qual modelo de tablet é o desejo atual.

Escute o seu público.

Divulgue os lançamentos em primeira mão

Chegou um produto em sua loja? Faça um snap e conte a novidade.

Mas, como fazer isso sem ficar chato? Simples! Agregue valor ao produto.

Se você tem um e-commerce de moda, mostre como aquele vestido pode ser usado, de qual tendência a peça surgiu e quais materiais foram utilizados em sua produção.

E mais: sua loja faz lançamentos físicos? Faça vídeos mostrando o evento para quem não pode estar no local.

Promoções exclusivas

Faça promoções exclusivas para quem o segue no aplicativo.

Especialistas afirmam que o Snapchat é um dos ambientes mais propícios para essa ação. Isso acontece porque a rede pede ideias imediatas, que gerem impacto, já que as publicações duram 24 horas.

Então, faça chamadas durante o dia e peça para seus clientes ficarem online em um horário específico. Após esses chamados, divulgue um código de promoção que será aceito em seu e-commerce.

Aproveite para divulgar suas outras redes sociais

As mídias sociais precisam conversar entre sim. Então, divulgue uma ação do Snapchat em seu Instagram e Facebook, por exemplo.

Dessa forma, você vai levar conteúdos diferentes, em redes sociais distintas, fazendo com que seu público queira segui-lo em todas elas.

Ufa! Viu quanta coisa o Snapchat permite que você use em seu e-commerce? E olha que escolhemos as principais ideias. Use a sua imaginação e aproveito (muito) essa oportunidade.

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