Um bom planejamento de estoque pode fazer toda a diferença em um e-commerce. Isso porque o comércio eletrônico permite a venda para qualquer lugar do país, expandindo o público-alvo, mas se a gestão dos produtos não for eficiente, o empreendedor pode perder oportunidades e frustrar seus potenciais clientes.
Existem diferentes pontos que devem ser atentados para quem deseja ter seu estoque bem controlado. Neste conteúdo, vamos mostrar tudo o que é preciso saber. Acompanhe!
Antes de entrarmos no assunto sobre como desenvolver um bom planejamento de estoque, precisamos pensar nos motivos para fazer isso. Listamos alguns, a seguir.
Uma loja virtual pode receber milhares de visitantes por mês. Esse enorme fluxo de pessoas representa oportunidades. Porém, se alguém entra no seu site, visualiza um produto, toma a decisão de compra, mas se surpreende com uma mensagem de falta de estoque, isso pode se tornar uma frustração e fazer com que você perca vendas.
Por isso, manter o planejamento de estoque garante que seu negócio tenha um bom desempenho!
Outro ponto importante é a competitividade no mercado. O comércio eletrônico tem um nível de concorrência bastante elevado, com várias empresas disputando o mesmo público-alvo. Então, se uma delas não tem os itens à disposição dos clientes, eles buscarão os produtos em outras lojas.
O terceiro ponto é o relacionamento com os clientes. Como já dissemos, entrar em uma loja virtual e encarar uma mensagem de falta de estoque não é nada agradável e prejudica a experiência do consumidor. De forma oposta, entregar diversas opções para o público gera pontos positivos!
Agora que já sabe a importância, vamos mostrar como criar um bom planejamento de estoque.
A primeira dica é checar o estoque com frequência. Você pode adotar diferentes sistemas para controlar a quantidade de itens que sua empresa dispõe, mas é sempre bom criar verificações regulares. Estipule um dia para essa verificação e atualize o controle no e-commerce.
O segundo ponto é analisar muito bem seus fornecedores. Mesmo que você faça uma boa gestão, se um de seus fornecedores atrasar a entrega de um produto, todo o prejuízo pode cair para o seu negócio.
Por isso, conte sempre com bons parceiros, analise o intervalo entre os pedidos de compra e entrega e faça diversas cotações, até mesmo para encontrar preços melhores.
Existem diferentes modelos de estoque e entender isso é muito importante. Vejamos os principais:
O ideal para escolher o seu modelo de estoque é analisar o tipo do negócio, os produtos e o público. Considere as vantagens e desvantagens de cada opção e aquela que mais se encaixe no perfil da empresa.
Por fim, é importante definir os responsáveis pelo estoque, tanto pela entrada dos itens como a saída, além dos inventários. Se não tiver pelo menos uma pessoa com esse dever, muitos funcionários entrando e saindo do local com os produtos pode provocar desorganização e descontrole.
Portanto, vimos que o planejamento de estoque para e-commerce é crucial para o sucesso do negócio. A importância dessa boa gestão vai desde vantagens perante a concorrência até a boa relação com os clientes. Tenha atenção com as dicas que passamos e aplique-as no dia a dia do seu negócio para alcançar os bons resultados!
Gostou do nosso conteúdo? Não perca mais tempo e assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.