fbpx

Problemas para configurar URL ‘s amigáveis no wordpress

WordPress é realmente um CMS intuitivo e muito simples de se utilizar. Todos os seus recursos primam pela navegação e usabilidade o que realmente facilita […]

✓ Conteúdo criado por humano

WordPress é realmente um CMS intuitivo e muito simples de se utilizar. Todos os seus recursos primam pela navegação e usabilidade o que realmente facilita muito para usuários de todos os níveis.

Entretanto,  ao começar a desenvolver no wordpress você pode se deparar com um problema um tanto quanto inusitado: ao configurar suas URL’s para que as mesmas se tornem amigáveis, seus posts podem começar a retornar o famigerado erro 404, ou seja, suas páginas simplesmente não serão encontradas.

Um dos prováveis motivos para tal erro pode estar no servidor. Mas calma, você não precisa trocar de servidor se estiver tendo esse problema.

Na verdade a solução é bastante simples. Basta ir até a guia “Configurações” na barra de navegação esquerda da área administrativa do WordPress e clicar em “Links permanentes”. Selecione a opção “Estrutura personalizada” e insira “/index.php”, antes dos parâmetros que você deseja exibir em sua URL.

Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Caso queira exibir, por exemplo, o ano, o mês, o dia e o nome do post, basta colocar “/index.php/%year%/%monthnum%/%day%/%postname%/“.

Se desejar colocar apenas o nome do post após o endereço de seu site insira:  “/index.php/%postname%/“.  Mas você só precisa colocar o parâmetro “/index.php” se estiver tendo o problema relatado acima. Caso contrário pode configurar seus links permanentes normalmente.

Repare que existem variáveis relacionadas a cada tipo de dado, como mês, ano, nome do post, etc. Assim, segue abaixo uma pequena lista de variáveis utilizadas pelo WordPress:

  • %year% O ano que foi criado o post com 4 números.
  • %monthnum% Número do mês do ano.
  • %day% Dia
  • %hour% Hora
  • %minute% Minuto
  • %second% Segundo
  • %postname% O título do post
  • %post_id% O ID # único do post
  • %category% Nome da categoria
  • %author% Nome do autor do post.

Fica a dica: não exagere no número de variáveis de suas URL’s. A ideia principal da URL amigável é tornar sua página mais simples de ser encontrada  tanto para usuário,  como para mecanismos de buscas. Portanto, quanto mais simples for sua URL, melhor. Aproveite os comentários abaixo para deixar suas dúvidas e sugestões, participe!

5/5 - (2 Votos)
Checkup de Loja Virtual

Autor/a

Bertholdo

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima