Você já deve ter escutado o termo site responsivo por aí, não é mesmo? Também conhecido como layout responsivo, a ideia ganhou força com o aumento dos acessos por meios mobile.
De acordo com a Ipsos Connect/EGM Multimídia, o número de brasileiros com internet no celular saltou de 8%, nas Olimpíadas de 2012, para 62%, na Rio 2016. E o que isso tem a ver com o setor de e-commerce e a adoção de layouts responsivos para o desenvolvimento da sua loja virtual? E mais: o que é um site responsivo na prática? Vamos ver agora!
Como você já deve imaginar, o site responsivo se adequa aos variados meios de acesso à internet: desktop, smartphone, tablet e outros. Em diversas telas, o usuário visualizará a sua loja virtual sem perder a qualidade da leitura, proporcionando uma experiência completa e satisfatória para que ele finalize a compra do produto desejado.
Mas, espera! Você deve estar se perguntando: um layout responsivo é diferente da versão tradicional, aquela para desktop? Que nada! Você terá um único site que se adapta automaticamente aos dispositivos já citados nesse texto.
Dando sequência aos dados citados no início do texto, o aumento de pessoas acessando a internet por meio mobile também faz com que elas comprem a partir desses dispositivos. Logo, você precisa, mais que depressa, se adequar ao mercado!
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), publicados no site E-commerce News, cerca de 30% das compras em lojas virtuais em 2016 serão realizadas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Essa parcela equivale a 57,2 milhões de compras, que deve movimentar R$ 56,8 bilhões até o fim deste ano, segundo a ABComm.
Essa tendência também é apontada por outro levantamento, realizado pela empresa especializada em gestão de comércio eletrônico Betalabs. De acordo com a pesquisa, 33% dos consumidores que acessam as lojas virtuais o fazem por meio de smartphones. O uso de tablets, por sua vez, registra 4% dos usuários.
O estudo em questão teve como base cerca de 300 lojas virtuais gerenciadas pela Betalabs.
Não bastasse todas essas informações, o Google, principal site de buscas da rede, lançou, em 2013, uma campanha chamada #MobileMadness, com o o intuito de incentivar a compatibilidade de um site com dispositivos móveis.
Já em 2015, o item se tornou essencial para a classificação nos resultados de buscas orgânicas. Assim, é mais que indicado que o seu site seja responsivo e forneça uma ótima experiência de navegação ao seu público. Caso contrário, o seu cliente não te encontrará na rede e, claro, irá para no concorrente.
Então, querido leitor, agora que você já sabe o porque ter uma loja virtual responsiva, se inspire em um dos nossos cases, que traz detalhes sobre o assunto. Dá um clique aqui e saiba como a Arte & Artefato aumentou o número de visitações por meio mobile, além do crescimento em vendas após adequar o seu site ao layout responsivo.
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