Ícone do site BERTHOLDO | Blog

Social listening: a estratégia que te aproxima dos clientes

As redes sociais, a cada ano, se torna mais relevante para empresas de todos os segmentos. Nesse contexto surgiu o social listening, que é a escuta do cliente a partir dessa ferramenta. Você conhece e já utiliza em seu negócio?

Nesse conteúdo, vamos te explicar mais sobre o termo, além de dar dicas sobre como utilizá-lo de maneira prática.

Por dentro do social listening

Já falamos, aqui, sobre como o mapa da empatia é uma maneira de colocar o cliente como o foco das tomas de decisões. Mas, para além dele, há o social listening, onde a escuta ativa acontece nas redes sociais (se estendendo a outros canais como o e-mail marketing).

O nome (que em português é “escuta social”) ainda é, digamos, novo no mercado de marketing e, por isso, muitas pessoas ainda confundem com monitoramento. Vamos á diferença:

De acordo com o site e-commerce Brasil, “enquanto o monitoramento diz ‘o que’ estão falando da marca, o social listening entende ‘por que’ aquilo está sendo dito”. De tal maneira, o segundo conceito é uma continuação do primeiro.

Na prática, após levantar os dados referentes à menção da marca, é preciso que seja investigado, de maneira profunda, o motivo pelo qual essas menções acontecem. Para isso, vale a pena convidar esses usuários para um papo, monitorar concorrentes, analisar as campanhas que estão no ar e outros.

Por que o social listening é tão importante?

As estratégias mais eficientes têm a coleta de dados embasadas nos consumidores. Sendo as redes sociais ferramentas extremamente relevantes nos dias atuais, estar fora do social listening é não participar da conversa que envolve você e o seu cliente. Ou seja, é deixá-lo falando sozinho.

Para além disso, veja as informações abaixo, divulgadas pelo Ecommerce Brasil:

Como utilizar o social listening em seu e-commerce

Esteja de olho nos comentários das suas redes sociais

Os comentários do seu Instagram possui mais relevância do que o imaginado. Registre todos os elogios e críticas, quantifique e leve para o seu time desenvolver melhorias e lançamentos a partir do que está sendo dito por lá.

Se possível, convide alguns usuários para um papo com o seu time de marketing.

Meça os dados para não tornar algo maior do que realmente é

Medir dados é extremamente importante! Afinal, saber a porcentagem da base que está pedindo por tal produto pode te salvar de lançar algo que apenas 2 pessoas pediram.

Sabe a história de “alguns clientes querem tal calça na cor verde”. Quantos? Os comentários estão contínuos ou são feitos em determinado período? Esteja atento (a).

Abra espaços de conversa nas redes sociais

Use e abuse de lives, caixinhas de perguntas e enquetes nos stories. Há ferramentas incríveis e fáceis de usar para que o diálogo entre você e sua base aconteça!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas recebam esse texto e conheçam mais sobre o social listening!

5/5 - (4 Votos)
Sair da versão mobile