O comércio eletrônico continua crescendo, graças às soluções tecnológicas e às tendências de e-commerce — que não param de estimular o aprimoramento da experiência e o aumento da satisfação dos clientes.
Quando falamos desse segmento, as tendências são as abordagens e tecnologias que já estão sendo utilizadas pelas lojas virtuais e que tendem a se expandir cada vez mais, ajudando inúmeras marcas a ganhar credibilidade no segmento de atuação.
Neste post, além da importância de ficar sempre de olho nas novidades, você confere 9 tendências de e-commerce para 2024. Continue lendo e veja como se adequar a elas o quanto antes e manter a competitividade!
O e-commerce brasileiro tem um forte apelo junto ao consumidor, o qual se acostumou a realizar suas compras pela internet. Desde a pandemia, quando as pessoas tiveram suas rotinas alteradas, as vendas online se mantiveram em crescimento.
O volume de lojas virtuais também cresceu, assim como o nível de competitividade. Logo, para se sobressair no mercado e ganhar a preferência dos consumidores, é preciso oferecer mais do que produtos de qualidade.
O Brasil figura em 4° no ranking de crescimento de vendas em e-commerce no mundo inteiro. No primeiro semestre de 2023, o comércio eletrônico apresentou um desempenho cerca de 20% maior comparado ao mesmo período de 2022.
Esse é um resultado que sugere uma performance ainda melhor para 2024, considerando as facilidades de compra nos sites e plataformas de e-commerce. Com a ajuda das estratégias e soluções, é possível inovar e atrair cada vez mais clientes.
Toda tendência é uma propensão ou intenção sobre algo que ainda não está consolidado. Com a popularização das vendas online, de tempos em tempos, o e-commerce ganha uma nova roupagem com sugestões de melhorias na prestação de serviços.
Entre soluções que já estão em funcionamento e outras que caminham para uma evolução do setor — com o intuito de oferecer uma experiência positiva e única —, apresentando 9 possibilidades de melhorar o seu negócio e ver o nível das vendas subir no próximo ano!
Com a constante evolução das tecnologias de reconhecimento de voz, os assistentes virtuais já vêm ajudando muitos consumidores online no mercado estrangeiro — e essa ferramenta possibilita o Voice Commerce. Embora seja uma realidade ainda distante do e-commerce brasileiro, é importante ter atenção a ela nos próximos anos.
Dentro de pouco tempo, os usuários do Brasil poderão pesquisar em lojas virtuais usando o comando de voz, além de serem guiados por um sistema capaz de oferecer soluções personalizadas e tirar dúvidas simples.
A Inteligência Artificial (IA) e já faz parte da rotina de compras em muitas lojas virtuais, e os benefícios podem ser vistos na automação de processos, na personalização do atendimento e no aumento das vendas.
Aliada à realidade aumentada — uma tecnologia capaz de oferecer experiências interativas com os produtos de uma empresa —, a IA tende a sofisticar cada vez mais as ferramentas atuais e crescer no mercado.
O Recommerce é o comércio de itens usados, procurados em grande escala pelos consumidores online — principalmente os mais jovens. Isso porque o comportamento dessas personas mudou bastante de alguns anos para cá: impulsionados pelas questões que envolvem o meio ambiente, elas passaram a se preocupar com o excesso de consumo e a sustentabilidade.
Por isso, os nichos de mercado que exploram roupas, sapatos, eletrodomésticos e eletrônicos de segunda mão tendem a ganhar espaço nos próximos anos.
Mobile Commerce — também conhecido como m-commerce — é o termo que designa as vendas online realizadas por meio de dispositivos móveis. Com a expansão dessas tendências, tanto produtos digitais como físicos são vendidos, além de diversos tipos de serviços.
Um site mobile ou responsivo, cujo layout é capaz de se adaptar ao formato dos diferentes dispositivos, obtém melhor posição na busca dos usuários no Google e, consequentemente, ganha mais tráfego orgânico.
Nada pode frustrar mais um consumidor e levar ao abandono do carrinho do que a obrigatoriedade de realizar um cadastro ou fazer login para concluir uma compra online. Com o checkout sem a necessidade de estar logado, a interação e o relacionamento do público com a loja tende a melhorar de modo significativo.
O cliente virtual é apressado e não deseja perder tempo com burocracias. Logo, a inserção de dados e senhas só deve ser exigida em caso de oferta de algum benefício para o cliente — como combo de produtos e descontos.
As opções de entrega rápida e frete grátis, mais do que tendências, são motivos de preferência para muitos consumidores. A economia com taxas de envio e as garantias de prazo reduzido na entrega devem ser pauta de planejamento estratégico de vendas dos e-commerces em 2024.
Os sistemas de atendimento automatizado, baseados nas interações de bot com aplicações da Inteligência Artificial, seguem dominando o mundo. Afinal, os robôs que imitam o comportamento humano conseguem compreender as demandas dos usuários e proporcionar um atendimento mais ágil, personalizado e intuitivo.
Com a automatização, além do alcance de um número maior de potenciais clientes, a loja conseguirá atender em volume, sem perder a eficiência. Além disso, poderá contar com a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana — fator de satisfação e fidelização de clientes.
Ao oferecer diversas alternativas de pagamento, a loja se adequa às variadas formas de realizar transações financeiras. Assim, o cliente tem a autonomia de pagar via cartão de crédito ou de débito, PIX ou transferência bancária, de acordo com o que faz mais sentido para o seu momento de compra.
O ambiente online é dinâmico e versátil, portanto, as lojas de comércio eletrônico devem se preparar para facilitar as compras — o que inclui ter meios de pagamentos rápidos e seguros.
Não é de hoje que as empresas se valem de diversos artifícios para conquistar a atenção do cliente. Dos estímulos do marketing sensorial aos apelos da psicologia das cores, a experiência visual pode influenciar na decisão de compras.
As imagens e vídeos estão entre as fortes tendências de uso nos e-commerces para apresentar os produtos e demonstrar suas especificações. Os anúncios em páginas e redes sociais estão em alta, prometendo contribuir para uma experiência agradável e construção do relacionamento com o público-alvo.
Para incorporar tendências a um e-commerce, o primeiro passo é identificar o que faz sentido para o negócio. Em meio a tecnologias, soluções e aplicações, a próxima etapa será buscar as ferramentas adequadas e a ajuda de parceiros especializados para colocar as estratégias em prática.
Em um mercado cada vez mais competitivo, no qual a experiência de compra se tornou o principal fator considerado pelos clientes na relação com as empresas, é importante ficar de olho nas tendências do e-commerce. Veja como elas podem ser aplicadas no seu negócio para obter bons resultados.
Gostou das nossas sugestões? Se você quer saber como um e-commerce pode utilizar a Inteligência Artificial de forma prática, confira nosso post sobre como usar o ChatGPT em sua loja virtual!
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