E-commerce

Saiba como expandir o seu território de vendas

Publicado por:
Flavio Bertholdo
Tempo de Leitura: 4 min

Você está em dúvida se é o momento certo de iniciar a expansão do seu território de vendas? Este artigo vai clarear suas ideias!

Com os desafios que as empresas enfrentam, incluindo a concorrência do comércio digital, as equipes de vendas correm o risco de oscilar para todos os lados se não tiverem um plano bem definido de território de vendas.

A criação de um território de vendas é o que permite à gestão da empresa coordenar as atividades da equipe. O resultado é o fornecimento de um bom atendimento ao cliente e um time de vendedores com orientações e dados importantes.

Tem interesse nesse assunto? Continue para tirar suas dúvidas e descobrir quais são as estratégias básicas para um plano de território de vendas!

O que é território de vendas?

Território de vendas é a área pré-determinada na qual uma empresa ou equipe de vendas concentra suas atividades. Ele pode ser delimitado por fatores como localização geográfica, potencial de vendas, histórico de clientes ou uma combinação desses elementos.

Para identificar potenciais clientes dentro do território, os gestores e os líderes da equipe de vendas usam geralmente ferramentas analíticas, como dados demográficos, informações de mercado e análises de concorrência.

O time designado para uma área específica pode ser treinado para compreender as nuances regionais, adaptar abordagens de vendas acordo com as características locais e estabelecer conexões com os potenciais clientes.

Como expandir o território de vendas?

Segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, o design do território pode aumentar a receita em 2% a 7%, isso levando em consideração que as empresas não precisam fazer quaisquer alterações na estratégia de negócio.

A seguir, separamos algumas estratégias para a expansão do território de vendas da sua empresa.

Identificação de novas oportunidades de mercado

Uma empresa que vende produtos de saúde pode identificar áreas com uma população mais envelhecida como um novo território potencial. Esse é um bom exemplo de como a identificação de novas oportunidades de negócio ajuda a expandir o território de vendas.

O uso de ferramentas de análise de mercado, como pesquisas de mercado e estudos setoriais, é importante na hora de identificar regiões com demanda latente.

Diversificação de canais de distribuição

Outra estratégia para expandir o território de vendas é diversificar os canais de distribuição. Além de vendas diretas, a empresa pode explorar parcerias com distribuidores locais, estabelecer pontos de venda em locais estratégicos e fortalecer a presença online.

Segmentação do público em estratégias de marketing

A personalização das campanhas de marketing, considerando as características únicas de cada região, pode melhorar os resultados com a expansão de território de vendas. Uma vendedora de moda, por exemplo, pode criar anúncios personalizados nas redes sociais para atender aos gostos e estilos regionais específicos do público.

Qual o momento certo para a expansão?

O momento ideal para tal expansão está relacionado a diversos fatores-chave que afetam diretamente o desempenho e a viabilidade dessa iniciativa. Por exemplo, a empresa precisa contar com um orçamento suficiente para cobrir os custos associados à expansão, como marketing, treinamento de equipe e ajustes operacionais.

A realização de uma pesquisa de mercado abrangente, com o suporte de estratégias de SEO local oferecidas pela Bertholdo, também ajuda a identificar áreas com potencial de crescimento e a compreender as necessidades específicas dos consumidores nesses locais.

A experiência da equipe da Bertholdo em serviços especializados de vendas online, sem dúvida, ampliará a visibilidade da sua empresa nos resultados de buscas locais.

Agora que você sabe como expandir o território de vendas, tenha em mente que só faz sentido criar um plano de expansão se houver um gerenciamento contínuo do processo. Descubra se as vendas estão aumentando ou diminuindo em cada território e, caso o tamanho de um esteja diminuindo, talvez seja necessário reformular o planejamento.

Quer melhorar o desempenho da sua equipe de vendas? Fale com um de nossos especialistas!

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Autor/a

Flavio Bertholdo

Fundador da Bertholdo, Especialista em E-commerce, Consultor SAP, Apaixonado por Marketing, Finanças e Cultura Pop

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Flavio Bertholdo