fbpx

Como o uso de vídeo no e-commerce pode acelerar as vendas

Neste conteúdo, explicamos os diferenciais de utilizar vídeos para e-commerce e como isso contribuirá para os seus resultados. Confira!

Loja virtual sob Medida com agilidade e mensalidade acessível

O mercado de consumo mudou bastante nos últimos tempos. Se antes as empresas investiam principalmente em mídias offline — com propagandas na televisão e publicidade em jornais e revistas —, agora o foco está na internet. O marketing digital apresenta diversas estratégias e uma que vem chamando a atenção é o vídeo no e-commerce.

Se você deseja saber o porquê e como este tipo de mídia pode ajudar o seu negócio, confira o post a seguir.

Por que utilizar vídeo no e-commerce?

As vantagens das compras no ambiente online são inúmeras e podem atingir tanto as empresas como os consumidores finais.

Os custos de operação e manutenção bem inferiores comparados à uma loja física fazem da loja virtual um excelente negócio. Com despesas menores, essa diferença pode ser repassada ao público. Os consumidores ainda ganham praticidade na compra e a possibilidade de acessar qualquer loja espalhada pelo mundo.

Porém, uma das queixas de quem ainda prefere não comprar pela internet é a insegurança de adquirir algo que não é possível experimentar. Essa deve ser uma preocupação dos empreendedores, que precisam partir em buscas de estratégias interessantes para atender o seu público.

Ao pensar neste problema, uma solução bem interessante surgiu: a utilização do vídeo no e-commerce. Afinal, uma foto — por melhor que seja a qualidade e resolução — não consegue mostrar todos os detalhes de um produto que o consumidor deseja ver.

Portanto, os recursos de vídeo possibilitam uma maior proximidade do consumidor com o item em oferta. Essa abordagem consegue elucidar as principais dúvidas dos clientes e melhora a experiência de compra.

Inclusive, essa é uma estratégia que vem ganhando adeptos, especialmente pelo crescimento significativo de algumas mídias, como o TikTok. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela empresa Socialbakers e divulgado pela Meio e Mensagem, o investimento em redes sociais cresceu aproximadamente 26% no ano de 2020 no mercado como um todo.

Esse mesmo levantamento trouxe um panorama positivo para a produção de vídeos, sendo esse o formato publicitário que mais engaja em diferentes canais. O Twitter foi um dos que mais recebeu participação desse tipo de material, tendo 20% das publicações dessa rede feita por meio de vídeos.

O Instagram também vem chamando a atenção, uma vez que tem, como intuito, competir diretamente com a plataforma do TikTok — dedicada exclusivamente para esse tipo de material.

Por que usar vídeo no e-commerce é uma excelente estratégia?

Quais são os benefícios dos vídeos?

A utilização dos vídeos como estratégia de vendas de um e-commerce oferece diversos benefícios. Confira alguns deles:

Melhor demonstração do produto

Como foi dito no tópico anterior, através de uma foto ou por um anúncio escrito é difícil apresentar ao consumidor o que o seu produto é capaz de oferecer. Para quem deseja comprar, é muito mais interessante ver aquele item na prática.

Imagine que o seu e-commerce trabalhe com materiais esportivos. Não seria legal contar com um vídeo demonstrativo, com um esportista utilizando o produto, por exemplo?

Riqueza de detalhes

Um vídeo para demonstrar o que é vendido no e-commerce é capaz de mostrar um produto em vários aspectos e nos mínimos detalhes. Com isso, o cliente fica mais encantado e mais seduzido a adquiri-lo.

Uma loja virtual de brinquedos, por exemplo, pode utilizar um vídeo para mostrar cada detalhe do brinquedo a partir de diferentes ângulos. Pode ainda mostrar todos os itens incluídos na embalagem e até mesmo demonstrar formas interessantes de brincar.

O efeito gerado é como se o comprador estivesse visitando o local e assistindo uma demonstração do produto.

Maior acerto na compra

O formato de vídeo é capaz de fornecer informações importantes para a tomada da decisão de compra do público, que está cada vez mais exigente.

Com a internet, ficou mais fácil procurar a melhor oferta e comparar produtos e serviços. Então, ao inserir um vídeo no e-commerce, você facilita a decisão do público, que responderá nas vendas.

Maior engajamento do público

Os profissionais de e-commerce devem ficar atentos às novidades e tendências do mercado para gerar maior engajamento do público com as mídias da marca. Nesse sentido, os vídeos são, novamente, uma excelente estratégia. Eles conseguem atrair a atenção e envolvimento dos consumidores.

Como utilizar vídeo para e-commerce?

Quais tipos de vídeos podem ser utilizados?

Existem alguns formatos de vídeo diferentes que podem ser utilizados em uma estratégia de marketing. A seguir, explicamos brevemente os principais. Veja!

Lives

Hoje, o mercado tem ganhado destaque com a produção de lives. Nelas, um profissional de seu negócio pode apresentar alguns produtos e ressaltar sobre tendências.

Ainda há a possibilidade de o negócio chamar um convidado especial para tratar sobre um assunto específico de seu nicho de atuação. Isso contribui para aumentar a autoridade e gerar materiais relevantes ao seu público em outras mídias.

Para realizar o planejamento de lives, tenha um roteiro pré-estabelecido, convide pessoas quando necessário e não deixe de analisar as métricas. Assim, há a oportunidade de entender quais são os assuntos que mais cativam a sua audiência e quais são os temas que podem ser priorizados para as próximas lives.

Depoimentos

Trazer depoimentos de clientes é uma ótima estratégia para que as pessoas identifiquem quais foram as dores que seu negócio já conseguiu sanar, o que contribui para humanizar as suas estratégias e proporcionar mais identificação.

Mas atenção: é essencial que, no momento da gravação, o cliente saiba qual é o motivo desse depoimento e entenda que ele será utilizado de forma comercial. Para assegurar o seu negócio, recomendamos a criação de um documento que deverá ser assinado, autorizando a sua exibição em diferentes canais.

Tutoriais

Tutoriais também são ótimos formatos para aumentar o engajamento e a participação de sua base com a produção de conteúdo de seu e-commerce.

Para entender quais são os assuntos que mais vão gerar identificação, recomendamos ter conhecimento sobre a sua persona, entender as palavras-chave mais pesquisadas e produzir conteúdos de acordo com o interesse de seu público.

Existem ferramentas próprias que têm como objetivo trazer insights sobre os termos mais pesquisados. Assim você poderá elaborar materiais que de fato vão agradar a sua audiência.

Como atingir mais pessoas e turbinar as vendas?

Um ponto a ser destacado é ter um site responsivo. Cada vez mais as pessoas utilizam os dispositivos móveis para acessar a internet. Por isso, o seu vídeo deve manter a qualidade de visualização em qualquer tela de abertura.

A reprodução adequada desse tipo de mídia em cada dispositivo é capaz de mostrar a aplicação dos produtos e pode explorar cada diferencial perante os concorrentes.

Um vídeo consegue apresentar riqueza de detalhes e focar em cada ponto interessante. Além disso, uma produção visual gera maior certeza de compra e garante uma boa experiência ao cliente.

Lembre-se de que os vídeos possuem ótimo engajamento. Por isso, é interessante compartilhá-los nas redes sociais.

Como você percebeu neste artigo, o vídeo para e-commerce é uma excelente estratégia para atrair a atenção dos consumidores e gerar maior engajamento.

Como afirmamos, é essencial que haja uma avaliação dos resultados gerados, uma vez que isso contribuirá diretamente para refinar a estratégia e garantir que os materiais produzidos de fato serão consumidos pelo seu público, trazendo os resultados almejados.

E então, o que achou deste conteúdo? Se você conhece algum outro formato que não mencionamos ou já utiliza esse tipo de estratégia, compartilhe conosco a sua experiência e traga a sua percepção!

5/5 - (3 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima