O mercado de consumo mudou bastante nos últimos tempos. Se antes as empresas investiam principalmente em mídias offline — com propagandas na televisão e publicidade em jornais e revistas —, agora o foco está na internet. O marketing digital apresenta diversas estratégias e uma que vem chamando a atenção é o vídeo no e-commerce.

Se você deseja saber o porquê e como este tipo de mídia pode ajudar o seu negócio, confira o post a seguir.

Por que utilizar vídeo no e-commerce?

As vantagens das compras no ambiente online são inúmeras e podem atingir tanto as empresas como os consumidores finais.

Os custos de operação e manutenção bem inferiores comparados à uma loja física fazem da loja virtual um excelente negócio. Com despesas menores, essa diferença pode ser repassada ao público. Os consumidores ainda ganham praticidade na compra e a possibilidade de acessar qualquer loja espalhada pelo mundo.

Porém, uma das queixas de quem ainda prefere não comprar pela internet é a insegurança de adquirir algo que não é possível experimentar. Essa deve ser uma preocupação dos empreendedores, que precisam partir em buscas de estratégias interessantes para atender o seu público.

Ao pensar neste problema, uma solução bem interessante surgiu: a utilização do vídeo no e-commerce. Afinal, uma foto — por melhor que seja a qualidade e resolução — não consegue mostrar todos os detalhes de um produto que o consumidor deseja ver.

Portanto, os recursos de vídeo possibilitam uma maior proximidade do consumidor com o item em oferta. Essa abordagem consegue elucidar as principais dúvidas dos clientes e melhora a experiência de compra.

Por que usar vídeo no e-commerce é uma excelente estratégia?

Quais são os benefícios dos vídeos?

A utilização dos vídeos como estratégia de vendas de um e-commerce oferece diversos benefícios. Confira alguns deles:

Melhor demonstração do produto

Como foi dito no tópico anterior, através de uma foto ou por um anúncio escrito é difícil apresentar ao consumidor o que o seu produto é capaz de oferecer. Para quem deseja comprar, é muito mais interessante ver aquele item na prática.

Imagine que o seu e-commerce trabalhe com materiais esportivos. Não seria legal contar com um vídeo demonstrativo, com um esportista utilizando o produto, por exemplo?

Riqueza de detalhes

Um vídeo para demonstrar o que é vendido no e-commerce é capaz de mostrar um produto em vários aspectos e nos mínimos detalhes. Com isso, o cliente fica mais encantado e mais seduzido a adquiri-lo.

Uma loja virtual de brinquedos, por exemplo, pode utilizar um vídeo para mostrar cada detalhe do brinquedo a partir de diferentes ângulos. Pode ainda mostrar todos os itens incluídos na embalagem e até mesmo demonstrar formas interessantes de brincar. O efeito gerado é como se o comprador estivesse visitando o local e assistindo uma demonstração do produto.

Maior acerto na compra

O formato de vídeo é capaz de fornecer informações importantes para a tomada da decisão de compra do público, que está cada vez mais exigente.

Com a internet, ficou mais fácil procurar a melhor oferta e comparar produtos e serviços. Então, ao inserir um vídeo no e-commerce, você facilita a decisão do público, que responderá nas vendas.

Maior engajamento do público

Os profissionais de e-commerce devem ficar atentos às novidades e tendências do mercado para gerar maior engajamento do público com as mídias da marca. Nesse sentido, os vídeos são, novamente, uma excelente estratégia. Eles conseguem atrair a atenção e envolvimento dos consumidores.

Como atingir mais pessoas e turbinar as vendas?

Um ponto a ser destacado é ter um site responsivo. Cada vez mais as pessoas utilizam os dispositivos móveis para acessar à internet, então o seu vídeo deve manter a qualidade de visualização em qualquer tela de abertura.

Este tipo de mídia reproduzido de forma adequada em cada dispositivo é capaz de mostrar a aplicação dos produtos e pode ainda explorar cada diferencial perante os concorrentes. Um vídeo consegue apresentar riqueza de detalhes e focar em cada ponto interessante.

Além disso, uma produção visual gera maior certeza de compra e garante uma boa experiência ao cliente. Lembre-se ainda que os vídeos possuem ótimo engajamento. É uma boa prática compartilhá-los nas redes sociais.

Como você percebeu neste artigo, o vídeo no e-commerce é uma excelente estratégia para atrair a atenção dos consumidores e gerar maior engajamento.

Quer receber mais conteúdo como esse? Então assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

(Visited 277 times, 1 visits today)