Qual o maior meio de comunicação que você utiliza atualmente? Aposto que você e muitos outros responderão de forma imediata que é o WhatsApp. Você já utiliza o WhatsApp para e-commerce? Esse aplicativo é um dos melhores canais de atendimento para o comércio eletrônico.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% das pessoas que possuem smartphone (celular) utilizam aplicativos de mensagens, inclusive no trabalho.
Essa poderosa ferramenta da comunicação moderna pode ser uma grande aliada para o seu negócio! Utilizar o WhatsApp para e-commerce deixará você mais próximo dos seus clientes. Além disso, você poderá usá-lo para divulgar, vender e sanar dúvidas acerca dos seus produtos ou serviços. Que tal investir no aplicativo em sua versão business?
Quer saber mais sobre os benefícios do WhatsApp para e-commerce? Continue com a leitura e confira!
Possivelmente uma das maiores questões das lojas virtuais é como se aproximar mais do seu cliente utilizando uma comunicação direta, aberta e eficaz. Para vencer essa barreira, por que não lançar mão do WhatsApp como canal direto de diálogo entre consumidor e lojista?
Essa ferramenta poderá ser utilizada como:
Observe que o WhatsApp para e-commerce tem inúmeras vantagens! Cabe a você estruturá-lo da forma que melhor atende às necessidades de sua loja virtual.
Um canal de comunicação aberto aproxima a loja de seu consumidor final, gerando uma relação de confiança mútua e, com isso, uma maior credibilidade frente ao seu público e ao mercado.
A função business do aplicativo foi lançada no início de 2018. Surgiu com o intuito de aproximar os consumidores, por meio de um canal de mensagens instantâneas, das pequenas e médias empresas. A novidade dessa versão é que a empresa pode adicionar mais dados ao seu perfil, ou seja, é possível incluir apresentação do negócio, site oficial, horário de atendimento e segmento de atuação.
Para deixar o atendimento do seu e-commerce mais profissional, o WhatsApp para e-commerce dispõe de um cadastro completo com endereço físico da empresa (opcional), horário de funcionamento, segmento comercial, site e e-mail.
Todos os dados são inseridos de maneira prática, nas configurações do APP. Os clientes poderão consultar as informações sempre que necessário.
Um dos principais trunfos do WhatsApp Business é a criação de um catálogo de produtos dentro da ferramenta, onde há como inserir informações detalhadas, com preços e fotos.
Você também pode, para otimizar a comunicação e o atendimento, conectar o WhatsApp para e-commerce à página do Facebook. Abaixo, mostramos o passo a passo. Dê o play!
Recentemente, em junho de 2020, o WhatsApp Business lançou o seu próprio meio de pagamento, onde já é possível fazer transações dentro do APP.
As transferências serão realizadas pelo Facebook Pay, sendo assim, é necessário configurar o seu cartão de débito ou crédito por lá, ok?
Assista ao vídeo abaixo e aprenda a configurar o WhatsApp Pay:
O seu atendimento funciona dentro do horário comercial e o cliente te contactou às 22h? Sem problemas!
É só configurar uma mensagem automática, explicando sobre o horário de funcionamento e contando que, logo, retornará. Dessa maneira, haverá menos reclamações relacionadas ao seu SAC.
Da mesma maneira, há como, dentro do horário de atendimento, enviar uma mensagem de boas-vindas após algum contato.
Essa é uma opção bastante utilizada para quem utilizada o Instagram para empresas, já que ela também existe por lá.
Basicamente, você cadastra as respostas mais utilizadas em seus atendimentos. Quando precisar utilizá-las é só clicar em cima do texto desejado, sem precisar digitá-lo. Fácil, né?
No WhatsApp Business, você pode criar um fluxo de organização, utilizando marcadores de cores diferentes, e intitulando-os como “clientes novos”, “pedido finalizado” e outros.
Dessa forma, a triagem das mensagens será mais rápida, e você ganhará mais tempo nos retornos. Bom pra todos os lados!
Você também poderá receber um relatório emitido pela ferramenta, onde poderá conferir o número de mensagens recebidas, entregues e lidas.
Além de acompanhar o crescimento e qualidade do atendimento, esses dados poderão ser utilizados para avaliar campanhas de marketing do seu e-commerce.
Você tem anúncios em redes sociais? Então, você pode direcionar o clique para a sua conta no WhatsApp Business.
A partir do recebimento da mensagem, enviada pelo usuário, você terá 24 horas para efetivar o retorno, recebendo também métricas desses atendimentos.
Lembre-se que o WhatsApp deverá sempre ser usado de forma estratégica, entregando mensagens que façam sentido ao consumidor final. Evite a formação de grupos com muitas pessoas, pois o objetivo pode se perder.
Utilizar o WhatsApp para e-commerce, além de ser rentável, é simples e barato. Sua aplicação ajudará a loja virtual a ter mais proximidade com seu cliente final, gerando maiores conversões e fidelizações.
Gostou do nosso post sobre os benefícios do WhatsApp para o seu e-commerce? Então, que tal conhecer os 5 erros no e-commerce que você deve evitar e melhorar ainda mais sua loja online? Boa leitura!
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