fbpx

Cartão x boleto: qual a melhor forma de pagamento?

Boleto ou cartão de crédito? Qual a melhor forma de pagamento para o seu e-commerce? Entenda a diferente entre eles e não perca vendas!

Uma das grandes dúvidas que surgem quando estamos criando nossa loja virtual é sobre qual forma de pagamento disponibilizar aos nossos clientes.

Existem várias opções disponíveis para se implementar em um e-commerce, tais como depósito, transferência, débito… porém, inegavelmente, as duas principais são o cartão de crédito e o boleto bancário.

forma de pagamento

Há alguns pontos a se considerar na escolha entre uma e outra alternativa. E um dos fatores mais importantes é a demanda dos próprios clientes, afinal, é do bolso deles que sairá o pagamento.

Para sanar suas dúvidas, fizemos um pequeno comparativo mostrando as principais vantagens de cada um e qual tipo de público se segmenta mais com cada forma de pagamento: cartão ou boleto. Confira!

Quais as vantagens do cartão de crédito?

Não há dúvidas de que o popular “dinheiro de plástico” veio para facilitar e agilizar as transações comerciais. O cartão de crédito tornou obsoletos outros métodos de pagamento, como o cheque e o crediário, embora estes ainda existam.

A primeira grande vantagem do cartão de crédito é o imediatismo. Se o seu cliente precisa comprar algo e não tem o dinheiro na hora, pode comprar no cartão e deixar para pagar apenas quando chega a fatura no começo do mês.

Outra vantagem é a venda de produtos de valor alto à uma gama maior de clientes. Isso porque o cartão possibilita o parcelamento da compra, de forma que o cliente possa adquirir aquele produto tão desejado sem ter que esperar meses para juntar o valor correspondente ou recorrer a um empréstimo com juros altíssimos.

A questão da segurança é que tem arrepiado os lojistas, visto que são eles que arcam com o prejuízo toda vez que acontece alguma fraude envolvendo o cartão de crédito, como roubo ou má-fé do comprador. Porém, existem meios de acabar ou, ao menos, reduzir os riscos de fraude em sua loja virtual.

É importante ter em mente que o cartão é a forma de pagamento mais usada hoje em dia, por isso,vale a pena investir em segurança no seu e-commerce e implementar um sistema eficaz para o seu cliente.

Quais as vantagens do boleto bancário?

A principal vantagem do boleto bancário é que, ao contrário do cartão, não há como fraudar esse tipo de pagamento. Se o cliente pagou o boleto, ele não pode alegar roubo ou uso indevido, como pode fazer com o cartão.

Em relação ao consumidor, é fato que nem todo mundo possui um cartão de crédito, seja porque não gosta ou não confia, seja porque não pode ter um (restrição em órgãos de proteção ao crédito, não aprovação de crédito no banco ou qualquer outro motivo). Assim, a possibilidade de o cliente comprar aquele produto que você vende, aumenta caso ele tenha a opção do boleto à sua disposição.

Existe ainda outra vantagem do boleto bancário: o custo é muito menor que o do cartão, possibilitando dar um desconto ao cliente que escolher pagar sua compra à vista, em detrimento dos juros cobrados no parcelamento do crédito.

Qual a melhor forma de pagamento?

É preciso estudar bem o perfil do seu público para saber qual a melhor opção e conseguir decidir se vale a pena manter as duas formas ou apenas uma delas no seu e-commerce.

Por exemplo, se você vende joias importadas de alto valor comercial, dificilmente fará alguma venda por meio de boleto. Isso porque o público-alvo desse tipo de produto são pessoas de alta renda, que possuem, quase em sua totalidade, cartão de crédito com um limite elevado. Por que elas teriam o trabalho de imprimir o boleto, pagá-lo e esperar sua compensação se o procedimento no cartão é quase instantâneo?

Por outro lado, suponhamos que você venda livros universitários e técnicos. Uma parcela considerável do seu público-alvo, universitários, não possui cartão de crédito, e quando possui, geralmente não tem um limite muito alto. A opção de pagar no boleto (principalmente se tiver desconto) virá bem a calhar, e você realizará mais vendas.

E você, qual forma de pagamento tem mais vantagem para o seu negócio? Deixe seu comentário abaixo e assine a nossa newsletter!

Salvar

5/5 - (5 Votos)

Conteúdos relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima