Loja Virtual: aprenda o que é e como montar!

Por aqui, sempre falamos sobre loja virtual e como torná-la mais eficiente, de forma a aumentar a sua taxa de conversão. Porém, mesmo o termo sendo muito comum, principalmente nos dias de hoje, saber exatamente o que ele representa e como o seu funcionamento ainda pode ser uma dúvida.

o que é uma loja virtual

Para te ajudar, fizemos esse post completo sobre o que é uma loja virtual. O conteúdo vai abordar os conceitos básicos e, também, definições atuais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é uma loja virtual?

De forma prática, uma loja virtual é um espaço pensado para compras online. Mas há muito mais informações por trás dessa definição.

De acordo com termos técnicos, uma loja virtual é um software desenvolvido para o ambiente web e pensando, exclusivamente, para navegadores (browsers). Outro detalhe é que esses programas podem apresentar diferentes linguagens de programação.

Uma loja virtual tem como intuito ser uma ferramenta para negociações de compra e venda de produtos na internet, de forma a oferecer informações úteis e objetivas. Como exemplos, podemos citar: preço, descrições dos produtos e formas de pagamento. Tudo isso impacta na decisão de compra do usuário.

Como montar a sua loja virtual

Já falamos em vários posts sobre como montar uma loja virtual, inclusive, investindo pouco dinheiro. Você pode ler um dos textos clicando aqui. Mas, agora, vamos resumir as melhores dicas de todos esses conteúdos, assim, você já coloca a mão na massa.

O primeiro passo é saber o que você vai vender. A escolha desses produtos é indicada a partir do seu investimento inicial. Se você quer ter um e-commerce de calçados, mas não pode começar com sapatos mais elaborados, que tal vender sapatilhas? Assim, você amplia o seu negócio de acordo com o seu crescimento.

Agora que você já sabe o que vai vender, escolha um nome coerente com o segmento. Se a sua loja vende sapatilhas para mulheres que calçam de 34 e 35, que tal batizar o empreendimento como “Pé de Princesa”? Após isso, crie uma logotipo identificando, inclusive, as cores predominantes. Na Bertholdo, por exemplo, utilizamos um tom de roxo que nos acompanha em todos os materiais que representam a nossa marca.

Feito isso, escolha a plataforma para o desenvolvimento da sua loja. Ao longo desse conteúdo, vamos explicar melhor. Aqui, na Bertholdo, trabalhamos com o Magento e o WooCommerce. Por ter sistema de código aberto, o que facilidade a customização do e-commerce, o Magento ganha em diferenciais. Conheça mais sobre o Magento.

Plataforma escolhida, monte a sua loja com os tons da identidade visual e alinhe os módulos que serão necessários para o funcionamento do seu e-commerce (alguns exemplos de móduos: Correios, boleto, cartões de crédito e débito).

Nesse momento, você precisa otimizar a sua loja de acordo com as suas necessidades. O importante é acompanhar a usabilidade do seu site junto aos clientes, assim, ela nunca ficará defasada. Leia mais sobre os motivos para você manter a sua loja virtual sempre atualizada.

Loja pronta, chegou o momento de criar redes sociais para a divulgação dos seus produtos, lançamentos e promoções, além de estratégias de relacionamento com o seu público alvo. No tópico sobre Marketing Digital, um pouco mais abaixo, te explicamos melhor sobre isso. Mas, olha, estar na rede é essencial para o seu negócio online.

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Anotou as dicas e baixou o nosso eBook? Então, boas vendas!

O que uma loja virtual precisa ter?

Essa pergunta é bem complexa, já que uma loja virtual precisa englobar muitas funcionalidades para obter sucesso. Por isso, separamos o que, de acordo com a nossa experiência de 17 anos no mercado, acreditamos ter maior importância.

1. Plataforma sem amarras

Uma das melhores alternativa é a construção de uma e-commerce a partir da plataforma Magento. Por ser a mais utilizada em todo o mundo, ela traz vantagens que passam os concorrentes. Para entender mais, leia aqui.

Seguindo a linha do raciocínio acima, uma loja virtual deve ter uma estrutura personalizada. O Magento, por ser construído por código aberto, permite com que o empresário monte sua arquitetura de acordo com a sua realidade.

Isso é muito importante, já que é você quem vai definir se o seu e-commerce vai oferecer boleto, entrega via Correios, seções divididas por segmento e etc.

2. Cadastro de produtos

Não adianta ter peças maravilhosas se elas não possuem uma ótima apresentação em sua loja virtual. Sim, ótimas. Não penas boas. A internet ainda não oferece formas de você viver experiências por meio de toques e cheiros. Então, capriche no cadastro de produtos.

Uma apresentação que chama a atenção do seu cliente, de forma com que ele efetive a compra, deve ter foto, descrições e demais detalhes do produto.

Peque pelo excesso. Informe tudo o que puder. Tome cuidado para que as fotos não estejam embaçadas ou que mudem detalhes da mercadoria como cor, por exemplo.

3. Segurança

É importante ressaltar que a segurança da sua loja virtual é um dos fatores principais para a fidelização de clientes. Por isso, tenha em mente que o seu e-commerce deve ser atualizado de forma constante. Uma dica é contratar uma empresa especializada na área, assim, você não corre riscos e evita transtornos.

Ainda falando sobre a segurança, uma das características a ser destacada é o  ambiente criptografado, que permite com que pessoas de todo o mundo comprem em sua loja virtual sem o risco de vazamento de dados. Essa proteção só é possível por meio do certificado SSLsecurity socket layer.

4. Atendimento diferenciado

Um bom relacionamento com o cliente começa antes da venda e se estende ao pós-venda. Isso porque a fidelização é o que vai trazer o usuário de volta à sua loja virtual.

Pense em como você gostaria de ser tratado por uma empresa. Imagine como gostaria que essa empresa te tratasse não só antes do fechamento da venda mas, também, após o produto chegar em suas mãos.

Ofereça todo o suporte necessário em relação às devoluções e trocas. Esteja aberto às reclamações e não apenas aos elogios. Acredite: essa relação entre loja e consumidor faz toda a diferença.

5. Estoque eficiente

Você já passou por alguma situação em que, após uma compra online, foi informado sobre o produto ter se esgotado? Isso é muito chato e acontece, principalmente, em promoções.

Para que isso não aconteça em sua loja virtual, acompanhe, diariamente, o seu estoque e atualize os status das suas mercadorias. Assim, você não corre o risco de vender o que não tem em seu e-commerce.

Fique de olho nos produtos que vendem mais e, também, no aumento de suas vendas. Quanto maior a sua taxa de conversão, maior deverá ser o seu estoque.

6. Diferentes formas de pagamento

É claro que você não vai trabalhar com um cartão que te cobre altas taxas. Mas há opções que, lá na frente, vão te retribuir da maneira mais positiva possível: vendas.

Não oferecer algumas bandeiras, ou boleto bancário, pode fazer com que alguém desista da compra. Afinal, a internet está aí para facilitar as nossas vidas. Ninguém vai pedir um cartão X só para comprar na sua loja.

Então, sempre que alguém não finalizar uma compra, já com o produto no carrinho, pesquise. Em muitas situações, formas de pagamento escassas são o problema.

O indicado é ter sempre de duas a três opções. Pense em oferecer duas bandeiras de crédito, boleto e débito. Também escolha empresas que não vão te deixar na mão ou dificultar a aprovação dos valores.

7. Marketing Digital

Não tem jeito! A sua loja está na internet e você precisa usar tudo o que ela oferece.

O Marketing Digitalconheça o nosso ebook gratuito sobre o assunto – traz muito retorno à sua marca. Por isso, saber quais redes sociais são indicadas para o seu público, a linguagem a ser utilizada, estar atento a uma comunicação rápida e eficaz são alguns dos itens que você deve avaliar.

Outra dica é adotar o e-mail marketing. A partir dele, você mantém o seu cliente atualizado sobre promoções, lançamentos e muitas outras novidades sobre a sua loja virtual. Ele é uma ótima ferramenta, mas deve ser usado de forma sábia. Leia um dos nossos textos sobre o assunto.

Ah! Não se esqueça do blog, que é a melhor forma de gerar conteúdos relevantes e exclusivos para o seu público. Mantenha o seu espaço sempre atualizado e com materiais atrativos e bem escritos 😉

Então, se você tem ou pretender abrir a sua loja virtual, saiba que o mais importante é ter em mente que essas funcionalidades precisam ser escolhidas de forma a otimizar a vida do seu cliente.

Estude o seu produto, o seu público e mercado, assim, você terá menos chances de errar. Nem tudo o que serve para João, cabe em Maria, ok?

Podemos resumir esse tópico em segurança + confiança + transparência

Saiba mais sobre o que faz a sua loja virtual vender em um dos nossos textos da série Criando Oportunidades.

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