Mais do que uma simples rede social voltada para o lazer e diversão, o Instagram se tornou uma ferramenta de marketing para empresas.

Com 1 bilhão de usuários ativos por mês, em todo o mundo, e um engajamento maior que o do Twitter, essa plataforma permite que qualquer negócio fortaleça sua marca e crie relacionamentos com seus seguidores.

Só no Brasil são 64 milhões de pessoas ativas nesta rede social. O país está no 3º lugar do ranking mundial de usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos, com seus 121 milhões de perfis, e para a Índia, com 71 milhões.

Por tudo isso, além de ferramentas nativas que propiciam divulgar os seus produtos de maneira eficaz, o Instagram deve ser uma das suas estratégias de Marketing, independente do segmento.

Conheça agora 7 passos para divulgar sua loja virtual no Instagram e alcançar ótimos resultados.

Divulgando sua loja no instagram

7 passos para divulgar sua loja virtual no Instagram e alcançar ótimos resultados

1. Promova seus produtos de maneira criativa .

As fotos de produtos sempre foram essenciais para compras online, e plataformas como o Instagram elevam isso para outro nível.

Os consumidores consideram imagens detalhadas de produtos tão valiosas quanto informações técnicas ou mesmo a opinião de outros compradores.

Por isso, compartilhe as imagens de suas mercadorias de maneira com que elas chamem atenção e que tenham personalidade. 

Abaixo, um exemplo simples de foto de fácil produção, que é sempre utilizado pela marca Quem disse, Berenice, que comercializa produtos de beleza.

instagram-foto-quem-disse-berenice

Qual o foco da mensagem? Mostrar que a empresa comercializa pincéis de maquiagem, de vários tipos e com design moderno e elegante. A foto nos transmite exatamente essa mensagem. 

Tenha qualidade profissional .

Certifique-se que suas imagens reflitam todo o profissionalismo de sua marca. Isso significa ter fotos de alta qualidade, mesmo que elas sejam tiradas com uma câmera de celular.

Evite imagens com baixa resolução, sem a luz adequada e ângulos ruins ou distorcidos. Tudo isso te faz perder pontos com seus seguidores, já que transmite uma falta de cuidado na apresentação do produto, que será refletida em todo o processo de venda e pós-venda. 

Use os APPs de edição e filtros do próprio Instagram para melhorar suas fotos. Há vários aplicativos no mercado em muitos são gratuitos. Experimento o Vsco e o A Color Story. 

2. Inclua hashtags

As hashtags agrupam suas postagens em comunidades ligadas por uma palavra-chave. Esse é um recurso importante para aumentar a vida útil de suas postagens e torná-las mais fáceis de serem encontradas.

Procure por hashtags populares e tendências, mas não algo muito genérico como #Fashion, que tem sido usada 146 milhões de vezes. Se fizer isso, sua foto corre o risco de ficar perdida em um mar de conteúdo.

Você também pode criar uma  hashtag para a sua loja virtual, dessa maneira, você criará uma comunidade de fãs do seu e-commerce dentro do Instagram.

3. Poste fotos que capturem a cultura de sua marca 

Ninguém entra no Instagram pensando em fazer compras, isso é uma consequência. Por isso, você precisa se concentrar em agregar valor à sua marca e aos seus produtos.

Uma boa dica é postar fotos que remeta ao estilo de vida da sua empresa, assim como mensagens que sejam empáticas.

Use cenários que possam inspirar, por mais simples que sejam, e também utilize pessoas reais para que seus seguidores visualizem seus produtos em um contexto. Marcas como a Nike, utilizam esse conceito em 60% de seus posts.

Outra empresa que faz isso maestria é a Dove, que vende a mensagem da auto-estima feminina. Mais do que comercializar sabonetes, cremes e shampoos, a marca trabalha com o lado emocional das mulheres.

Todo o tipo de beleza tem espaço no Instagram da Dove

Então, recaptulando: a apresentação não deve ser só de seus produtos, mas também da cultura e estilo que os cercam. Isso fortalece a imagem da sua marca e cria bons sentimentos relacionados a ela.

4. Use a ferramenta dos Stories

Uma das forças do Instagram está nos stories! Com vídeos de até 15 segundos, que ficam no ar por 24 horas, você pode lançar um produto, contar e mostrar como foi criada determinada ideia, fazer enquetes com os seus seguidores, responder perguntas e muito mais!

Os Stories é, atualmente, a forma mais eficaz de estar próximo do seu consumidor. Além disso, se você tiver mais de 10 mil seguidores, essa ferramenta permite com que links diretos sejam compartilhados por lá, levando a pessoa para a página que você quer converter.

Utilize essa facilidade sem medo, faça pequenos testes ao dia e sinta os resultados, conhecendo quem mais importa para você: o seu cliente.

5. Faça promoções e ofertas exclusivas para seguidores .

Utilize o feed e os stories para que os seus seguidores ganhem bônus e tenham acesso à ofertas especiais e cupons de desconto.

Cerca de 41% dos usuários do Instagram seguem ou seguiriam uma marca para tirar proveito de regalias e brindes.

Use isso como uma maneira de para ganhar seguidores reais, já que muitos perfis estão sendo penalizados, pelo próprio Instagram, por utilizarem robôs como forma de obter crescimento e engajamento – todos falsos, claro.

Uma dica? Faça colaborações com marcas do seu segmento (desde que não sejam concorrente diretos) e segmentos similares. Criem, juntos, uma campanha onde as pessoas poderão marcar amigos e, assim, participarem de um sorteio.

6. Compartilhe o conteúdo de seus seguidores em seu perfil .

Incluir o conteúdo de seus seguidores, que marcaram a sua @, em seu próprio feed e stories traz bons sentimentos, que são automaticamente associados à sua marca.

Além de gerar aproximação e empatia, os usuários se sentem honrados quando a empresa que gostam os enxergam. Todos nós queremos ser vistos de alguma maneira e, por isso, nenhuma menção é feita à toa, tenha isso em mente.

No final, você irá criar mais uma maneira de falarem da sua marca de graça, viralizando os seus produtos através da voz que mais importa: seus clientes.

7. Faça legendas que promovam a interação .

Suas fotos podem ser boas, mas sem uma legenda eficaz, você não alcançará todo o potencial de engajamento de seus seguidores.

Brinque com eles, pergunte o que acham de determinado assunto, peça que contem as suas histórias. Mais uma vez, lembre-se de que pessoas gostam de serem ouvidas.

O Instagram pode gerar ótimos resultados para seu e-commerce

Viu como o Instagram pode ajudá-lo a divulgar sua loja virtual e atrair novos clientes? Além disso, essa rede social possui formas de vender o seu produto dentro da sua plataforma. Ficou interessado? A gente te conta aqui!

E você? Já utiliza o Instagram no seu marketing? Pretende começar a divulgar o seu e-commerce nessa plataforma? Conta para a gente, nos comentários!

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