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TikTok e e-commerce: como usar e vender nesta rede social

TikTok, aplicativo para vídeos curtos e humor, é um fenômeno mundial e se tornou o APP mais baixado em 2021. Saiba como usá-lo em seu e-commerce e venda mais!

Calendário do e-commerce 2024: melhores datas para vender online

Você que é antenado e adora redes sociais já deve ter escutado falar sobre o TikTok, ou até mesmo já tem um perfil por lá! O aplicativo, que é tendência mundial, promete crescer, ainda mais, nos próximos anos. Para além desse sucesso, o APP também pode ser um aliado na hora das vendas.

TikTok estratégias de vendas

Utilizado como ferramenta de produção de conteúdo (cada conteúdo pode durar até 3 minutos), o TikTok tem entrado para a estratégia de marketing e branding de várias empresas, de diferentes segmentos e do pequeno ao grande porte.

Por isso, hoje vamos conversar sobre ele, te contando mais sobre o seu funcionamento e trazendo dicas  para implementar o TikTok na estratégia de marketing da sua loja virtual.

Conheça o TikTok

O TikTok é uma rede social em que os usuários, a partir da criação de um perfil, publicam vídeos de até 3 minutos. Por lá são produzidos, diariamente, milhões de conteúdos, já que a plataforma possui mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo. Em menos de 1 ano, esse número dobrou e não para de subir!

Inicialmente, o foco eram adolescentes e jovens dos 16 aos 24 anos. Porém, em 2019, empresas como TechTudo, Barcelona, Real Madrid, Cacau Show e Amaro (entre muitas outras no Brasil e mundo afora) começaram a investir na ferramenta como forma de, por lá, também se posicionarem como nomes fortes e presentes no mercado digital.

A partir disso, pessoas dos 20 aos 40 anos começaram a utilizar o TikTok para ver conteúdos jornalísticos, de marcas, influenciadores que gostam e acompanham e muitos outros temas. Acredita, essa é a rede do momento e você pode aprender sobre muitos assuntos.

Então, por que não usá-lo em sua estratégia e criar conteúdos dinâmicos e que podem, até mesmo, viralizar? Veja as dicas!

TikTok para e-commerce

Vamos para uma boa notícia? Em abril de 2022, o TikTok anunciou integração com algumas plataformas de e-commerce, além de também poder ser conectado ao WhatsApp Business. Isso significa que a plataforma agora está, ainda mais, robusta para quem tem loja virtual.

A novidade deixou empresas, de todo o Brasil, de olho em novas estratégias de marketing. Isso porque, desde o lançamento do Ads Manager, o estudo do algoritmo, entorno do engajamento, passou a ser um alvo.  A verdade é que, em relação ao Instagram e Facebook, por exemplo, o TikTok entrega conteúdos de maneira coerente e com assertividade, sendo um dos trunfos do sucesso.

Porém, agora, com a possibilidade de vender por lá e receber pagamentos, o TikTok entro para o hall oficial de quem quer aumentar as vendas online.

Integração com e-commerce

Como mencionamos, no início deste tópico, ainda não são todas as plataformas de e-commerce que têm integração com o TikTok. Acreditamos que, em breve, mais nomes entrarão na lista. Até lá, veja quais são as selecionadas: WooCommerce, Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX.

Mas, como essa integração é feita? É só conectar a plataforma de e-commerce ao gerenciador de anúncios – o TikTok Ads Manager – e ter os produtos integrados à rede social. Dessa maneira, você poderá criar campanhas de vendas, tráfego e retenção. Por meio da tecnologia do pixel do Tiktok, todas as inserções e alterações feitas na loja virtual já estarão, instantaneamente, conectadas.

Outro ponto bastante legal é que essas modificações, por serem já replicadas no TikTok de maneira automática, farão com que haja, cada vez menos, inconsistência nas informações.

Pagamentos via TikTok

Outra facilidade é que o TikTok disponibiliza diversos meios de pagamento: cartões de crédito, boleto e, agora, também será possível receber via PIX.

Em março de 2022, o time do TikTok anunciou a novidade como uma forma de apoiar micros e médios empreendedores, facilitando, assim, o recebimento do dinheiro e diminuindo os custos de taxas que são pagas quando há transações através de cartões de crédito.

Já sobre o boleto, nem precisamos dizer que, aqui no Brasil, não é a melhor escolha atualmente: o produto fica retido até a confirmação do pagamento e, muitas das vezes, o consumidor não paga o valor.

Direcionamento para o WhatsApp Business

Por fim, mais um ponto a favor: integração com o WhatsApp Business, o que facilita a comunicação entre marcas e clientes, aumentando a satisfação de ambos os lados.

Para aproveitar o WhatsApp Business será necessário que os anúncios sejam segmentados para pessoas maiores de 18 anos, combinado?

E sobre a estratégia 360 graus, Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, explicou:

“O TikTok tem se mostrado uma peça importante na estratégia de marketing das marcas, pela sua eficiência e resultado de alcance global. Cada vez mais ampliamos as possibilidades de atuação das empresas, que poderão criar mais um canal de exposição e oportunidade de vendas. Isso amplia sua presença na plataforma e se conecta de maneira ainda mais significativa com a comunidade TikTok”.

Dicas para usar o TikTok no seu e-commerce

Divulgue o perfil do TikTok em suas outras redes sociais e site

Possivelmente, sua loja virtual possui Facebook e Instagram, além do site, certo? Anuncie a entrada do TikTok por meio desses outros canais de comunicação. Afinal, é lá que estão os seguidores da sua marca e que já acompanham as novidades e demais notícias.

Faça artes simples e com impacto, com os dizeres: “Estamos no TikTok! Siga a gente por lá”. Indique também, na arte e na legenda o seu “user”, que é o nome pelo qual a sua loja virtual será encontrada nesta rede.

Nos stories do Instagram e do Facebook, por exemplo, você também pode repostar alguns trechos dos conteúdos que estão no TikTok e fechar com o seguinte CTA: “Siga a gente no TikTok e veja mais novidades!”.

Use e abuse da criatividade para divulgar a ideia junto à base que já te acompanha.

Entrou na rede? Seja constante!

Não adianta entrar no TikTok, divulgar em massa e criar conteúdo de vez em quando. Seja constante e prepare um calendário de publicação. Construa conteúdos de 3 a 4x por semana.

Faça tutoriais no TikTok para divulgar seus produtos e serviços

A sua loja virtual vende utensílios domésticos? Que tal construir videoclipes mostrando como é fácil usar algum desses produtos? Você pode, até mesmo, criar receitas utilizando a panela mais indicada para tal.

O seu e-commerce é de moda? Diariamente, você pode criar looks com as peças que você vende! Dá para criar conteúdos para todo mundo e para diversos segmentos. Deixe a imaginação fluir!

Use o TikTok para mostrar os bastidores e novidades da sua empresa

Algo que dá muito certo nas redes sociais é usá-las para mostrar, além dos produtos, os bastidores da sua empresa, assim como as novidades que vão de comemorações às novas contratações.

Essa pode ser uma ótima oportunidade, também, para o TikTok.

Não se prenda ao “certo e errado” e faça testes

Não há “certo e errado” no TikTok. A plataforma é leve, divertida e pode ser testada de maneira livre. Porém, evite conteúdos que possam atingir, negativamente, os usuários. Um exemplo é evitar piadas racistas ou homofóbicas.

Use o bom senso e consciência. No mais, faça testes e veja o que o seu público está mais gostando de assistir.

Assista aos conteúdos virais e veja o que as marcas estão fazendo por lá

Por fim, e não menos importante, todos os dias, veja o que está “bombando” no TikTok e perceba alguns padrões que podem te ajudar a criar ideias para os conteúdos da sua loja virtual.

Veja, também, o que as marcas estão fazendo por lá, independente do segmento. Existem muitas ações legais sendo produzidas e você pode perder algo importante se ficar dentro da sua bolha do mercado. Expanda!

A estratégia do TikTok para 2022

Cada vez mais, o TikTok vem se posicionando como uma plataforma de conversão e aumento de consciência de marca para várias empresas.

Por isso, em agosto de 2021, aconteceu um evento voltado para profissionais de marketing com o foco em mostrar o que a ferramenta pretende levar, nos próximos meses, ao mercado. Nós, da Bertholdo, participamos e te contamos, logo abaixo, as principais tendências e novidades. Fique de olho!

Don’t make ads, make TikTok’s

“Não faça anúncios, faça TikTok”. Com esse slogan, o TikTok trouxe à tona a principal mensagem do evento: produza conteúdos pagos com cara de conteúdos nativos. Mas, como assim? A gente te explica!

Cada vez mais somos bombardeados por publicidades digitais em nossas redes sociais como Instagram e Facebook. Por estarmos nas redes sociais com o intuito de distração, muitos desses anúncios se tornam chatos e viram paisagens aos olhos dos usuários. Isso é algo que o TikTok quer fugir, tornando a plataforma um ambiente agradável para marcas e sua base de clientes. Em resumo: vender, mas de forma divertida, original e com relevância.

TikTok: as pessoas estão cansadas de anúncios

Funil de marca completo dentro do TikTok

Sabe aquela história de que você precisa de várias companhas para percorrer um funil de vendas, iniciando pelo topo até chegar ao fundo, onde o usuário está pronto para a conversão?

Com o TikTok, o funil é um “volante contínuo” onde uma única campanha pode entregar consciência, consideração e conversão. Descubra na imagem abaixo:

Funil do TikTok - Volante contínuo

O TikTok influencia diretamente nas escolhas de compra de quem usa a rede social

Por ter uma cultura de anúncios com cara de nativos, o TikTok entrega mais valor de marca aos usuários. O resultado são pessoas sendo influenciadas pela ferramenta a todo o momento. Veja os números divulgados no evento:

  • 74% foram inspirados a saber mais sobre um produto/marca;
  • 66% foram ajudados a decidir o que comprar após ver um anúncio no TikTok;
  • 67% foram impactados positivamente, tomando uma ação de conversão, mesmo quando não esperavam/buscavam por um produto.

Comunidade forte e engajada

O senso de comunidade dentro do TikTok é maior e possui mais engajamento que qualquer outra rede social. Dessa maneira, quando uma marca viraliza com algum tipo de conteúdo, os usuários compartilham os vídeos em massa, alavancando as vendas e, claro, a sua autoridade.

O nome técnico para esse movimento é Community Commerce e possui o seguinte fluxo:

  • Um creator ou marca faz um conteúdo divulgando um produto específico;
  • Outros TikTokers veem o conteúdo e participam da conversa;
  • O entusiasmo em torno do produto aumenta e, consequentemente, as vendas;
  • A marca ganha relevância dentro da ferramenta e seu engajamento, em ações seguintes, se tona contínuo.

Viu como o TikTok é um forte candidato a ser uma estratégia relevante dentro do seu planejamento de marketing digital? Não perca a oportunidade de testar, coloque a criatividade para jogo e faça seus testes!

Gostou desse conteúdo sobre o TikTok? Compartilhe com os seus amigos e aproveite para seguir a gente nas redes sociais. Se precisar de apoio profissional para integrar o TikTok for Business com sua loja virtual, fale com os especialistas da Bertholdo.

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