Quer começar a utilizar o Marketing Digital para e-commerce, mas não sabe por onde começar? Separamos dicas para você colocar ações em prática e alcançar potenciais clientes para a sua loja virtual.

Marketing Digital para e-commerce: como iniciar do zero?

#1 Faça uma análise de mercado

Conhecer o seu público e os seus concorrentes será essencial para que suas metas sejam alcançadas. Para isso, liste todos os seus concorrentes (diretos e indiretos) e acompanhe as ações de cada um. 

Ficar de olho no que um concorrente faz, pode ser uma forma de atrair ideias para o seu negócio. Você não deve copiar a iniciativa do outro, mas pode ter insigths incríveis!

Agora, também fique atento aos erros que eles comentem. É sempre bom aprender com os erros alheios. Isso evitará com que você tome decisões perigosas para o crescimento da sua loja virtual.

Por fim, conheça o seu público! Pesquise sobre os seus gostos, classe social, nível de instrução, seus sonhos, receios e monte uma persona. Veja no item a seguir.

#2 Monte a persona do seu negócio

Entender quem é o seu público-alvo não será o suficiente para fazer o seu e-commerce alçar voos altos. Mesmo se o estudo estiver completo, muitas informações ainda serão superficiais. Por isso, indicamos que você construa a persona do seu negócio, principalmente para atuação em ambiente online.

Com a persona criada, você poderá traçar estratégias digitais com embasamento, já que sabe como o seu público se comporta na internet: o que ele busca e deseja.

Para isso, fique de olho nos seguintes itens que vão te levar à persona ideial:

  • os principais objetivos;
  • os principais desafios;
  • os assuntos de interesse;
  • os meios de comunicação mais acessados;

Para chegar nessas respostas, entreviste os seus principais clientes. Isso pode ser feito por meio de um questionário relacionando, sempre, ao nome, ao cargo, à idade, ao estado civil, à formação acadêmica.

#3 Invista em marketing de conteúdo: crie um blog e seja relevante nas redes sociais

Criar conteúdos relevantes, alinhados com técnicas de SEO, vão fazer com que a sua loja virtual seja conhecida na internet. Ex: se você vende produtos esportivos, publique textos que auxiliem seus clientes a escolherem os equipamentos e trajes adequados.

Powered by Rock Convert

Além de construir uma real possibilidade de venda, sem ser chato, você estará fidelizando a pessoa, já que sempre que ela precisar de alguma informação relacionada ao tema, ela terá o blog da sua loja como referência.

Quer saber como criar conteúdos para cada estratégia? Separar os links a seguir: como criar conteúdo para blog, como criar conteúdo para Facebook, como criar conteúdo para o Instagram.

Assista, também, ao vídeo que produzimos sobre a importância em ter um blog para a sua loja virtual. Selecionamos três motivos que vão te inspirar a criar conteúdos para o seu público! 

#4 Não abandone o e-mail marketing

Muita gente fala que o e-mail marketing morreu, mas não, ele está mais vivo do que nunca e pode ser essencial para a sua estratégia de conteúdo.

De acordo com a sua persona, trace: como trabalhar os conteúdos e novidades no seu e-mail marketing e a periodicidade dos envios.

Para te ajudar, leia o nosso artigo sobre e-mail marketing.

#5 Invista em SEO para e-commerce 

No item #2, chegamos a comentar sobre estratégias de SEO. Vamos falar mais detalhadamente sobre isso.

SEO é um conjunto de técnicas que ajudarão a posicionar o seu site nos buscadores da internet. De forma direta, será, por meio de um bom trabalho de SEO, que o seu e-commerce sera bem rankeado no Google.

Itens como palavra-chave, fotos renomeadas de maneira correta, e descrições de produtos completas são algumas das dicas infalíveis que te contamos nesse texto sobre o tema: leia mais sobre SEO para Magento.

Pronto para começar seu Marketing Digital para e-commerce?

Gostou das dicas? Comece a colocá-las em prática e volte pra nos contar sobre o crescimento da sua loja virtual. Se tiver algumas dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

(Visited 466 times, 1 visits today)
Marketing Digital para e-commerce: como iniciar do zero? Marketing Digital para e-commerce: como iniciar do zero? Marketing Digital para e-commerce: como iniciar do zero? 2019-04-16 10:09:29
5.00 5 1