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Como divulgar produtos em cada rede social?

Quer turbinar as vendas? Então, é hora de entender como divulgar produtos nas redes sociais. Veja a diferença de estratégia em cada plataforma!

Pare e pense: você sabe como divulgar produtos em cada rede social? Hoje, elas fazem parte de nossas vidas em todos os aspectos: desde nos comunicar com amigos e parentes até pesquisar algo que queremos. Por isso, é importante se preparar para ter presença nesses canais e entender de estratégias para divulgar um produto.

Quando você aposta nas vendas on-line, precisa estar atento a essa nova forma de comunicação. Integrar sua loja virtual às redes sociais que mais têm a ver com o seu negócio pode ser aquele upgrade que está faltando.

Para ajudar nessa tarefa, vamos contar como funciona cada rede social existente no mercado e como aproveitar o que cada uma tem de melhor. O foco, claro, será a divulgação dos seus produtos e a geração de vendas para a sua loja virtual. Vamos nessa?

Como divulgar produtos em cada rede social

O que é necessário para divulgar um produto?

Para saber como divulgar produtos nas redes sociais, é preciso entender que cada canal tem uma especificidade e sua audiência, provavelmente, está concentrada entre uma e três plataformas. Além das postagens orgânicas que engajam e geram compartilhamentos, os anúncios podem servir como um complemento para as estratégias.

Aqui estão algumas das principais redes sociais do momento e seus diferenciais:

Facebook:

  • Maior rede social global, com um amplo alcance de usuários.
  • Permite compartilhar fotos, vídeos, links e atualizações de status.
  • Oferece opções de grupos, páginas e eventos para interações específicas.
  • Possui recursos de publicidade robustos e segmentação de audiência.

Instagram:

  • Foco principal em compartilhamento de fotos e vídeos.
  • Ênfase na estética visual e storytelling.
  • Recursos populares incluem Stories, IGTV e Reels.
  • Ótima plataforma para construir uma marca pessoal ou de negócios.

Twitter:

  • Concentrado em mensagens curtas de até 280 caracteres.
  • Ênfase em compartilhamento de informações em tempo real e engajamento.
  • Amplamente utilizado para discussões, notícias e tendências.
  • Recurso de “threads” permite conexão de várias postagens em um tópico.

LinkedIn:

  • Rede social voltada para conexões profissionais.
  • Ênfase em networking, recrutamento e oportunidades de negócios.
  • Plataforma para compartilhar experiências profissionais e conquistas.
  • Recursos de grupos e páginas para interações específicas do setor.

YouTube:

  • Maior plataforma de compartilhamento de vídeos.
  • Permite envio, compartilhamento e descoberta de vídeos em diversos temas.
  • Ênfase em conteúdo visual, incluindo videoclipes, tutoriais, vlogs, etc.
  • Oportunidades de monetização por meio de anúncios e parcerias.

TikTok:

  • Aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos e criativos.
  • Enfatiza a criatividade, música e entretenimento.
  • Oferece ferramentas de edição de vídeo e efeitos especiais.
  • Ótimo para alcançar um público jovem e engajado.

Esses são apenas alguns exemplos das principais redes sociais do momento, cada uma com seus próprios diferenciais e públicos-alvo. É importante adaptar sua estratégia de marketing de acordo com o público e os recursos de cada plataforma. Vamos mostrar sugestões para as principais redes.

Divulgação de produtos nas redes sociais

Como divulgar produtos no Facebook?

O Facebook é a rede social mais popular em todo o mundo. Por isso, quase todas as faixas etárias estão por lá: do seu primo de 20 anos de idade ao seu tio de 60. Os únicos que estão fugindo do FB são os jovens.

Adolescentes de 12 a 15 anos, em média, não querem expor suas vidas por lá. Afinal, todos os parentes estão nessa rede atentos a tudo. Então, se o seu público é teen, ou seja, mais jovem ainda que a geração Millennials, não foque nessa rede.

Entretanto, essa mídia social tem grande apelo comercial. O Facebook possui uma página de estudos de caso que inspiram e motivam. Você pode conferir empresas estão utilizando o marketing no Facebook.

Como exemplo, citamos a Casas Bahia que utiliza os anúncios da plataforma para tornar-se referência em games.

Casas Bahia - Anúncio Facebook

Observe a imagem acima: a comunicação é simples, direta e com imagem de impacto.

Pensando nisso, para alavancar ainda mais seus posts no Facebook, faça anúncios no Facebook Business. Acredite: é possível ter bons resultados gastando pouco. O importante é estabelecer um objetivo de marketing com metas realistas e seguir alguns passos para otimizar suas campanhas.

Crie uma fanpage

Uma dica simples, mas que as pessoas às vezes se esquecem, é a criação de uma página de sua empresa. O perfil comercial permite acessar funcionalidades que complementam a estratégia de lojas virtuais, como o Facebook Marketplace.

Lembre-se de que os seguidores têm maior potencial de compra do que os outros usuários e aposte em estratégias para engajá-los. Assim, as chances de verem suas postagens (e divulgações dos produtos) serão ainda maiores.

Promova conteúdos compartilháveis

Outro ponto importante é que o Facebook é uma rede social e não um e-commerce. Por isso, divulgar produtos vai além de postar fotos do catálogo na timeline da plataforma.

Aposte em conteúdos relevantes para a persona, que agreguem valor e tenham forte impacto. Se você entra em sintonia o suficiente com o público para entender como ele se sente e cria mensagens nesse sentido, seus seguidores não vão compartilhar apenas para promover uma marca da qual eles gostam, mas farão isso por se sentirem representados.

Você já percebeu como nos últimos anos tivemos um crescimento de campanhas de branding em que as marcas vendem o posicionamento? Essas ações têm uma forte ligação com o impulso para compartilhamento.

Claro, essa também é uma exposição da imagem da empresa, então deve ser coerente com seus valores. Por exemplo, só divulgue uma campanha a favor do empoderamento feminino se a marca realmente acredita nisso.

Use ferramentas próprias para a plataforma

Talvez você ame as redes sociais ou ainda tenha receio do jeito certo de como divulgar produtos por lá. Também acredita que precisa se dedicar 24 horas para engajar e responder seu público. Então, é importante entender que existem várias ferramentas (do próprio Face e de outras empresas) que podem contribuir para um trabalho mais dinâmico. Por exemplo:

  • o Buffer — ajuda na programação de postagens, realizando as publicações nos horários preferidos de seu público, sem que você tenha que fazer isso no momento exato;
  • o Canvas — o Facebook Canvas é um recurso da própria plataforma que otimiza seus anúncios para o público mobile;
  • o Canva — o nome é parecido, mas a finalidade é outra, com foco em conteúdos visuais. O Canva se concentra em imagens e permite a criação e edição com modelos próprios para as redes sociais. É possível fazer a capa de sua página, uma postagem ou mesmo anúncio nessa plataforma.
  • a Adobe Spark – A Bertholdo deixou de sugerir a utilização dessa ferramenta por dois motivos. O primeiro é relativo ao grande número de reclamações que a empresa recebeu recentemente. Você pode conferir no Reclame Aqui. Além disso, a Adobe fez uma proposta de co-marketing para a Bertholdo. Depois de formalizado o acordo por e-mail, a Bertholdo cumpriu sua parte. Porém, a Adobe, depois de meses de atraso, simplesmente avisou que não iria cumprir o acordo. Entendemos que diante de tais atitudes não podemos continuar a recomendar o Spark. Sugerimos utilizar outras ferramentas da lista.

Como vender no Instagram?

A maior fatia do público do Instagram é composta por mulheres de 24 a 35 anos. Então, se você tem um e-commerce voltado para produtos femininos, foque nessa rede. A comunicação no Insta é totalmente imagética.

Você pode conferir casos de sucesso de anunciantes como Sony e Magazine Luíza diretamente no Site do Instagram.

Vamos ao exemplo da marca de cosméticos Eudora:

Exemplo Rede Social Eudora

Ela utiliza o Instagram para provocar desejo em suas seguidoras. Mais do que mostrar os produtos disponíveis em seu catálogo, a marca usa influencers para vender um estilo de vida. Afinal, pessoas não são fiéis às marcas sem identidade, o que torna necessário criar vínculos.

Eudora - exemplo como vender produtos

Loja virtual sob Medida com agilidade e mensalidade acessível

Outro ponto alto do Instagram são os Stories: pequenos vídeos, de 15 segundos, que somem em 24 horas. Vale contar sobre uma peça nova que chegou, um lançamento, mostrar algum evento. Enfim, deixe a imaginação fluir!

Ah! O Instagram também tem anúncios pagos, viu? Se você quiser saber como divulgar produtos, procure pelo Meta Ads.

Faça o detalhamento de seu perfil

A descrição do perfil é como um cartão de visitas. Então, é a hora de pegar todas aquelas informações do planejamento estratégico como missão, visão e valores e transformá-las em um belo texto. É importante que fique claro para o público o que seu negócio oferece e como vocês se veem atuando no mercado.

Aposte no Stories

As empresas têm apostado muito nos Stories para fazer anúncios ou mesmo promover organicamente algum produto. Você pode mostrar como se usa, mostrar uma determinada funcionalidade, detalhes do produto ou mesmo divulgar uma promoção relâmpago.

Como vender no Snapchat

Chegamos na rede social dos jovens! Sim, o Snapchat é a rede queridinha dos adolescentes. De olho nisso, muitas marcas produzem conteúdos incríveis por lá e fidelizam esse público tão exigente e antenado em tudo de novo que rola na internet.

A Petite Jolie, loja de acessórios e calçados, sempre traz um convidado para falar de parceria de algum produto ou montar um look no Snapchat. Tudo isso é exclusivo para essa rede. Os pequenos vídeos, produzidos por lá, não migram para nenhum outro canal de comunicação da marca. Assim, a Petite Jolie mantém sua base do Snap em constante crescimento.

Petite Jolie no Snapchat

Outra dica bacana, além de criar programas temáticos, é divulgar códigos promocionais no Snapchat de sua marca. Isso vai trazer resultados impactantes, além de manter os seguidores sempre atentos a tudo o que é postado por lá.

Como divulgar produtos no YouTube?

A rede social com maior volume de buscas, perdendo apenas para o Google, o YouTube mostra que vídeos são atrativos, uma preferência para consumo de conteúdo e também convertem. A seguir, temos algumas dicas de como divulgar produtos por lá.

Planeje os vídeos

Assim como outras estratégias de conteúdo, é fundamental que você crie um calendário editorial apresentando quais serão as produções, o conteúdo de cada vídeo e como serão inseridas as divulgações de produtos. Afinal, se você quer engajamento e visibilidade, não adianta falar das informações do produto que todos já sabem. Entregue algo relevante junto.

Faça edições profissionais

Existem muitos programas para edição de vídeos, mas o importante é que o resultado seja profissional. Diferentemente dos vídeos de marketing de conteúdo, a apresentação de um produto deve ser feita para que o consumidor entenda o que você está mostrando.

Por isso, se você quiser se arriscar na produção e edição dos vídeos para e-commerce, é bom estudar um pouco sobre cenário, iluminação, som, captura e principalmente edição.

Divulgue em outros canais

Outra vantagem do YouTube é a possibilidade de incorporar seus vídeos em outros sites, como o próprio blog e dentro de sua loja virtual. Aposte em tutoriais e apresentações de produtos.

Use palavras-chave relevantes

Para aumentar a visibilidade de seus vídeos, use palavras-chave relevantes na descrição e pense inclusive no título que será usado.

Por que é importante planejar a divulgação do produto com antecedência?

Um dos pontos mais importantes, quando pensamos em como divulgar um produto, é o planejamento. Isso ocorre porque, com a devida organização, o lojista é capaz de fazer com que os anúncios — sejam eles pagos ou não — cheguem de maneira eficaz ao público. Elevando assim consideravelmente as chances de que o produto divulgado seja comprado.

É importante ressaltar que o planejamento deve necessariamente ser feito antes de qualquer divulgação. Afinal, sem um processo estruturado, dificilmente o anúncio será capaz de chamar a atenção do cliente e convencê-lo. Uma realidade que tende a afetar negativamente os seus resultados.

Como garantir o sucesso da divulgação do produto?

Uma estratégia de marketing eficiente precisa levar em consideração muitos fatores. Pensando nisso, separamos alguns dos pontos mais relevantes para ajudar você nesse processo de planejamento. Acompanhe!

Conheça a persona e utilize a linguagem adequada

Uma vez que a persona representa o cliente ideal para o produto que será divulgado, é natural que estratégias de marketing — elaboradas de acordo com ela — sejam mais eficazes. Isso ocorre porque tais estratégias de fato tornam-se capazes de tocar o cliente.

Por esse motivo, é necessário que os responsáveis pela divulgação do produto conheçam muito bem sua persona. Além disso, eles precisam realmente levá-la em consideração enquanto desempenham suas funções.

Além disso, é importante ressaltar que públicos diferentes se comunicam de maneiras diferentes. De modo que, para que a mensagem passada pela divulgação seja efetiva, ela deve ser feita na linguagem usada pela persona.

Faça uma análise de concorrência

Outro fator extremamente importante, quando pensamos em como divulgar um produto, é a análise das ações de divulgação da concorrência. Isso ocorre porque, ao estudar as atitudes praticadas por seus concorrentes, o lojista se torna capaz de perceber em que eles têm focado seus esforços e até mesmo os pontos em que eles têm deixado de lado.

Diante dessas informações, desenvolver uma estratégia de marketing nova, que fale ao cliente de uma maneira inovadora, torna-se um processo menos complexo!

Interaja com o público

Por fim, mas não menos importante, é indispensável que o dono da loja online dê a devida atenção à interação com o público. Quando um cliente em potencial deixa comentários em uma publicação — feita pelo e-commerce — ou envia uma mensagem para ele, e não recebe resposta, é natural que ele se sinta frustrado, o que tende a levá-lo a fazer compras em outra loja.

Na verdade, a interação do público é um dos fatores mais importantes para o crescimento de perfis nas redes sociais. De modo que, sem incentivá-la, dificilmente a loja virtual será capaz de crescer.

Além disso, essa comunicação aberta com os clientes permite que o lojista compreenda mais a fundo suas demandas e anseios, o que abre espaço para que ele oriente suas estratégias de marketing, e até mesmo seu plano de compras, de uma maneira mais eficiente.

Quais erros devem ser evitados nesse processo?

Existem diversos erros que podem ser cometidos durante a divulgação de um produto. Um dos mais recorrentes é a falta de foco. Nesse tipo de situação, o lojista não considera devidamente a persona e tenta fazer com que seus anúncios se destinem ao maior número de pessoas possível, sem nenhum critério. Como resultado, muitas pessoas observam o anúncio, mas poucas compram o produto divulgado.

Outro erro grave, que pode afetar negativamente os resultados da campanha de divulgação, é a perda do timing. Ele ocorre quando o dono do e-commerce perde o momento ideal para começar uma ação de divulgação.

Como um exemplo, podemos citar os lojistas que iniciam promoções apenas na semana de eventos especiais, como a Black Friday. Essa atitude é errada, porque a maior parte dos comércios — físicos e digitais — dão início a esse processo com pelo menos um mês de antecedência.

Ao perder o timing, a loja virtual fica em desvantagem em relação aos seus concorrentes, o que afeta suas vendas durante o evento.

Em qual rede social você vai divulgar produtos?

Para finalizar, deixamos aqui um vídeo que fala um pouco sobre o poder do bom e velho blog, que, unido às redes sociais, pode fazer muito pela sua loja virtual.

 

Viu como divulgar produtos nas redes sociais pode ser simples e traz retornos incríveis para seu e-commerce? É fundamental entender em quais canais está o seu público e adaptar a linguagem de sua divulgação de acordo com a plataforma escolhida.

Fique sempre de olho nas tendências, pois estão sempre surgindo novas plataformas e isso pode ser um diferencial competitivo se sua empresa se destacar antes (O Threads acabou de ser lançado pela Meta).

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