Pare e pense: você sabe como divulgar produtos em cada rede social? Hoje, elas fazem parte de nossas vidas em todos os aspectos: desde nos comunicar com amigos e parentes até pesquisar algo que queremos. Por isso, é importante se preparar para ter presença nesses canais e também entender de estratégias para divulgar um produto.

Quando você aposta nas vendas on-line, precisa estar atento a essa nova forma de comunicação. Integrar sua loja virtual às redes sociais que mais têm a ver com o seu negócio pode ser aquele up que está faltando.

Para ajudar nessa tarefa, vamos contar como funciona cada rede social existente no mercado e como aproveitar o que cada uma tem de melhor. O foco, claro, será a divulgação dos seus produtos e a geração de vendas para a sua loja virtual. Vamos nessa?

O que é necessário para divulgar um produto?

Para saber como divulgar produtos nas redes sociais, é preciso entender que cada canal tem uma especificidade e sua audiência provavelmente está concentrada entre uma e três plataformas. Além das postagens orgânicas que engajam e geram compartilhamentos, os anúncios podem servir como um complemento para as estratégias.

Como divulgar produtos no Facebook?

O Facebook é a rede social mais popular em todo o mundo. Por isso, quase todas as faixas etárias estão por lá: do seu primo de 20 anos de idade ao seu tio de 60. Os únicos que estão fugindo do FB são os jovens.

Adolescentes de 12 a 15 anos, em média, não querem expor suas vidas por lá. Afinal, todos os parentes estão nessa rede atentos a tudo. Então, se o seu público é teen, ou seja, mais jovem ainda que a geração Millennials, não foque no Face 😉

Entretanto, essa mídia social tem grande apelo comercial. Como exemplo, citamos a Ricardo Eletro, que utiliza muito bem esse meio de comunicação para anunciar suas ofertas.

Como divulgar produtos - Moto G5

Observe a imagem acima: a comunicação é simples, direta e com imagem de impacto. Junto a ela, o link que direciona à página do produto no e-commerce da Ricardo Eletro.

Pensando nisso, para alavancar ainda mais seus posts no Facebook, faça anúncios no Facebook Business. Acredite: é possível ter bons resultados gastando pouco. O importante é estabelecer um objetivo de marketing com metas realistas e seguir alguns passos para otimizar suas campanhas.

Crie uma fanpage

Uma dica simples, mas que as pessoas às vezes se esquecem, é a criação de uma página de sua empresa. O perfil comercial permite acessar funcionalidades que complementam a estratégia de lojas virtuais, como o Facebook Marketplace, por exemplo.

Lembre-se de que os seguidores têm maior potencial de compra do que os outros usuários e aposte em estratégias para engajá-los. Assim, as chances de verem suas postagens (e divulgações dos produtos) serão ainda maiores. 

Promova conteúdos compartilháveis

Outro ponto importante é que o Facebook é uma rede social e não um e-commerce. Por isso, divulgar um produto vai além de postar fotos do catálogo na timeline da plataforma.

Aposte em conteúdos relevantes para a persona, que agreguem valor e tenham forte impacto. Se você entra em sintonia o suficiente com o público para entender como ele se sente e cria mensagens nesse sentido, seus seguidores não vão compartilhar apenas para promover uma marca da qual eles gostam, mas farão isso por se sentirem representados.

Você já percebeu como nos últimos anos tivemos um crescimento de campanhas de branding em que as marcas vendem o posicionamento? Essas ações têm uma forte ligação com o impulso para compartilhamento.

Claro, essa também é uma exposição da imagem da empresa, então deve ser coerente com seus valores. Por exemplo, só divulgue uma campanha a favor do empoderamento feminino se a marca realmente acredita nisso.

Use ferramentas próprias para a plataforma

Talvez você ame as redes sociais ou ainda tenha receio de divulgar um produto por lá e precisar se dedicar 24 horas para engajar e responder seu público. Então, é importante entender que existem várias ferramentas (do próprio Face e de outras empresas) que podem contribuir para um trabalho mais dinâmico. Por exemplo:

  • Buffer — ajuda na programação de postagens, realizando as publicações nos horários preferidos de seu público sem que você tenha que fazer isso no momento exato;
  • Canvas — o Facebook Canvas é um recurso da própria plataforma que otimiza seus anúncios para o público mobile;
  • Canva — o nome é parecido, mas a finalidade é outra, com foco em conteúdos visuais. O Canva tem foco em imagens e permite a criação e edição com modelos próprios para as redes sociais. É possível fazer a capa de sua página, uma postagem ou mesmo anúncio nessa plataforma.

Como vender no Instagram?

A maior fatia do público do Instagram é composta por mulheres de 24 a 35 anos. Então, se você tem um e-commerce voltado para produtos femininos, foque nessa rede. A comunicação no Insta é totalmente imagética. Vamos ao exemplo da marca de cosméticos Eudora:

Exemplo Rede Social Eudora

Ela utiliza o Instagram para provocar desejo em suas seguidoras. Mais do que mostrar os produtos disponíveis em seu catálogo, a marca usa influencers para vender um estilo de vida. Afinal, pessoas não são fiéis às marcas sem identidade, o que torna necessário criar vínculos.

Eudora - exemplo como vender produtos

Outro ponto alto do Instagram são os Stories: pequenos videos, de 15 segundos, que somem em 24 horas. Vale contar sobre uma peça nova que chegou, um lançamento, mostrar algum evento. Enfim, deixe a imaginação fluir!

Ah! O Instagram também tem anúncios pagos, viu? Se você quiser divulgar um produto, aposte no Instagram Ads.

Faça o detalhamento de seu perfil

A descrição do perfil é como um cartão de visitas. Então, é a hora de pegar todas aquelas informações do planejamento estratégico como missão, visão e valores e transformá-las em um belo texto. É importante que fique claro para o público o que seu negócio oferece e como vocês se veem atuando no mercado.

Aposte no Stories

As empresas têm apostado muito no Stories para fazer anúncios ou mesmo promover organicamente algum produto. Você pode mostrar como se usa, uma determinada funcionalidade, detalhes do produto ou mesmo divulgar uma promoção relâmpago.

Como vender no Snapchat

Chegamos na rede social dos jovens! Sim, o Snapchat é a rede queridinha dos adolescentes. De olho nisso, muitas marcas produzem conteúdos incríveis por lá e fidelizam esse público tão exigente e antenado em tudo de novo que rola na internet.

A Petite Jolie, loja de acessórios e calçados, sempre traz um convidado para falar de parceria, de algum produto ou montar um look no Snapchat. Tudo isso é exclusivo para essa rede. Os pequenos vídeos, produzidos por lá, não migram para nenhum outro canal de comunicação da marca. Assim, a Petite Jolie mantém sua base do Snap em constante crescimento.

Outra dica bacana, além de criar programas temáticos, é divulgar códigos promocionais no Snapchat de sua marca. Isso vai trazer resultados impactantes, além de manter os seguidores sempre atentos a tudo o que é postado por lá.

Como divulgar produtos no YouTube?

A rede social com maior volume de buscas, perdendo apenas para o Google, o YouTube mostra que vídeos são atrativos, uma preferência para consumo de conteúdo e também convertem.

Planeje os vídeos

Assim como outras estratégias de conteúdo, é fundamental que você crie um calendário editorial apresentando quais serão as produções, o conteúdo de cada vídeo e como serão inseridas as divulgações de produtos. Afinal, se você quer engajamento e visibilidade, não adianta falar das informações do produto que todos já sabem. Entregue algo relevante junto.

Faça edições profissionais

Existem muitos programas para edição de vídeos, mas o importante é que o resultado seja profissional. Diferentemente dos vídeos de marketing de conteúdo, a apresentação de um produto deve ser feita para que o consumidor entenda o que você está mostrando.

Por isso, se você quiser se arriscar na produção e edição dos vídeos para e-commerce, é bom estudar um pouco sobre cenário, iluminação, som, captura e principalmente edição.

Divulgue em outros canais

Outra vantagem do YouTube é a possibilidade de incorporar seus vídeos em outros sites, como o próprio blog e dentro de sua loja virtual. Aposte em tutoriais e apresentações de produtos.

Use palavras-chave relevantes

Para aumentar a visibilidade de seus vídeos, use palavras-chave relevantes na descrição e pense inclusive no título que será usado.

Em qual rede social você vai divulgar seus produtos?

Para finalizar, deixamos aqui um vídeo que fala um pouco sobre o poder do bom e velho blog, que, unido às redes sociais, pode fazer muito pela sua loja virtual.

Viu como divulgar produtos nas redes sociais pode ser simples e traz retornos incríveis para seu e-commerce? É fundamental entender em quais canais está o seu público e adaptar a linguagem de sua divulgação de acordo com a plataforma escolhida. Fique sempre de olho nas tendências, pois estão sempre surgindo novas plataformas e isso pode ser um diferencial competitivo se sua empresa se destacar antes.

Se você gostou mesmo deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a levar essa mensagem para mais pessoas!

(Visited 1.362 times, 1 visits today)
Como divulgar produtos em cada rede social e vender mais? Como divulgar produtos em cada rede social e vender mais? Como divulgar produtos em cada rede social e vender mais? 2020-03-12 17:04:20
5 5 1