Os hábitos dos usuários da internet mudaram muito nos últimos anos. Os meios tradicionais, consequentemente, foram perdendo espaço para as novas mídias. Portanto, o marketing nas redes sociais se tornou uma obrigatoriedade para as empresas e parte fundamental das estratégias de venda.

Neste artigo, falaremos sobre a importância das redes sociais nas estratégias de marketing, além de mostrar três tendências de marketing nesse ambiente. Confira!

Marketing nas Redes Sociais

A importância das redes sociais nas estratégias de marketing

Estar nas redes sociais é fundamental para o posicionamento da sua empresa. Esse é o lugar onde as pessoas estão, assim, não precisam sair dele para encontrar o seu negócio. Uma empresa que não é vista nesse ambiente provavelmente não será lembrada.

Além de servir para reforçar o posicionamento, as redes sociais são essenciais para aumentar o número de acessos e vendas da sua marca. Boas estratégias de marketing nesse ambiente podem gerar tráfego qualificado para o seu negócio.

As três tendências de marketing nas redes sociais

Existem várias maneiras de usar o marketing nas redes sociais. Na sequência, trataremos das principais tendências nessa área.

1. Vídeos

Essa é uma tendência que já está consolidada. O consumo de vídeos cresce continuamente no Brasil e demonstra a importância de investir nesse formato.

O engajamento que os vídeos proporcionam é maior que o gerado por outros formatos. A possibilidade de usar esse material em mais de uma rede também é uma vantagem que deve ser levada em conta.

Portanto, busque criar campanhas de marketing utilizando o vídeo como mídia principal. Os retornos desse investimento podem ser muito satisfatórios.

2. Influenciadores

Os influenciadores têm grande repercussão e facilidade para conquistar seguidores nas redes sociais. A possibilidade de atingir públicos segmentados por meio de criadores de conteúdo na internet é uma vantagem.

Mesmo quando o influenciador não é uma celebridade com milhões de seguidores, o engajamento continua sendo o diferencial. A especialidade de cada um e a influência sobre determinado grupo ou nicho são importantes para trazer mais resultados.

A utilização dos produtos, a propaganda da marca e a discussão sobre as qualidades do seu serviço são algumas opções de ações que podem ser realizadas.

3. Chatbots

Outra estratégia que produz bons resultados é o uso de chatbots. Eles facilitam a interação e o acompanhamento de métricas além de melhorar a experiência do usuário.

Quando bem planejada e organizada, essa ação pode otimizar de forma inteligente os atendimentos pelas redes sociais. Também é útil para conhecer mais sobre o cliente e direcionar os produtos de acordo com o que ele busca.

A utilização dessas tendências traz inúmeros benefícios para otimizar os resultados da sua empresa. Elas proporcionam engajamento e fidelização dos consumidores e melhoram a experiência do cliente.

O marketing nas redes sociais pode ser um aliado para melhorar a reputação do seu negócio e estabelecer a marca no mercado. De modo geral, essa estratégia melhora o tráfego na sua loja e aumenta o número de vendas.

Para ter sucesso com o uso dessas tendências, é fundamental ter objetivos claros e mensurar os resultados. Entenda mais sobre esses pontos no tópico a seguir.

Marketing nas Redes Sociais

Os benefícios de utilizar essas tendências

A utilização dessas tendências traz inúmeros benefícios para otimizar os resultados da sua empresa. Elas proporcionam engajamento e fidelização dos consumidores e melhoram a experiência do cliente.

O marketing nas redes sociais pode ser um aliado para melhorar a reputação do seu negócio e estabelecer a marca no mercado. De modo geral, essa estratégia melhora o tráfego na sua loja e aumenta o número de vendas.

Neste artigo, você conheceu algumas tendências de marketing nas redes sociais. O bom planejamento das estratégias pode trazer excelentes resultados para o seu negócio. Portanto, comece a usar essa ferramenta assim que for possível.

O que são objetivos e KPIs

Antes de sair criando sua página ou perfil nas redes, você e sua equipe precisam definir quais são os objetivos com essa estratégia. Veja alguns objetivos que pode permear suas ações:

  • gerar tráfego para o site da marca;
  • melhorar a reputação no ambiente online;
  • criar relacionamentos mais próximos;
  • promover produtos e serviços;
  • oferecer um canal de atendimento online.

Além disso, é importante definir, a partir desses objetivos, quais são os resultados que espera alcançar. E eles serão mensurados com os KPIs. Essa sigla representa Key Performance Indicators ou, simplesmente, indicadores de desempenho. Esses indicadores ajudam a identificar se a estratégia está sendo efetiva para atingir os propósitos estabelecidos.

Um exemplo de KPI relacionado às redes sociais é o tráfego no site gerado a partir desse canal de aquisição. Outro que podemos usar é o engajamento, ou seja, a interação do público com suas publicações, com comentários ou compartilhamentos.

O que fazer para ter sucesso no marketing nas redes sociais

Agora você já sabe a importância das mídias sociais, as principais tendências, benefícios e conceitos importantes. Veja, agora, algumas dicas para que você se saia bem.

Produza e compartilhe conteúdos relevantes

O primeiro ponto que destacamos é o marketing de conteúdo. A criação e divulgação de conteúdos relevantes faz com que a sua marca conquiste credibilidade com o público. Dessa forma, é possível atrair cada vez mais pessoas interessadas nas soluções que sua empresa oferece.

Os conteúdos devem sempre ser otimizados para os mecanismos de busca. Assim, suas páginas ganham posições na busca orgânica, atraindo mais potenciais clientes.

Você também pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. Os grupos do Facebook são ótimos para isso, já que são focados em nichos. Basta encontrar aquele que tem relação com o seu negócio.

Crie relacionamentos

As redes sociais são plataformas de comunicação e, portanto, você deve priorizar relacionamentos.

É importante saber que as redes devem ser meios de comunicação de mão dupla. Ou seja, a empresa pode divulgar e compartilhar conteúdo, mas o público também pode usar o canal para mandar perguntas, questionar, reclamar ou elogiar.

Você deve ficar atento a todas interações e sempre se preocupar em responder as mensagens ou citações, criando os relacionamentos. Se isso for bem feito você pode conquistar não só novos clientes, mas verdadeiros fãs da marca!

Foque em engajamento

Um erro muito comum de quem começa a trabalhar com redes sociais é focar em indicadores pouco ou nada relevantes. O número de curtidas em uma postagem ou de seguidores são exemplos.

Mas, porque esses dados não são interessantes? Simples! Uma pessoa que curte uma imagem publicada não necessariamente representa um potencial cliente. Ela pode ter gostado da arte, do texto e só.

O número de seguidores também não é um dado relevante, já que muitas empresas acabam comprando listas, tornando esse dado pouco representativo. O que importa mesmo é o engajamento, a interação com a página e com o conteúdo que é compartilhado.

Você pode, por exemplo, usar postagens que incentivem esse engajamento, como perguntas, enquetes e brincadeiras.

Sempre mensure os resultados

Por fim, nunca se esqueça de mensurar os resultados constantemente. Faça um plano de avaliação dos KPIs que você selecionou e acompanhe o desenvolvimento desses dados.

Isso é importante para que você consiga identificar quais ações estão sendo eficientes ou não, o que deve ser priorizado ou simplesmente abandonado.

Neste artigo, você conheceu algumas tendências de marketing nas redes sociais. O bom planejamento das estratégias pode trazer excelentes resultados para o seu negócio. Portanto, comece a usar essa ferramenta assim que for possível. Avalie cada uma das dicas que apresentamos e aplique agora mesmo no seu negócio!

Agora que você já conhece as principais tendências para o marketing nas redes sociais, leia nosso material especial sobre como divulgar produtos em cada uma das redes!

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Marketing nas redes sociais: Veja 3 tendências e saiba utilizá-las Marketing nas redes sociais: Veja 3 tendências e saiba utilizá-las Marketing nas redes sociais: Veja 3 tendências e saiba utilizá-las 2020-09-02 11:33:09
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