Marketing nas redes sociais: As 7 principais tendências para 2022

Os hábitos dos usuários da internet mudaram muito nos últimos anos. Os meios tradicionais, consequentemente, foram perdendo espaço para as novas mídias. Portanto, o marketing nas redes sociais se tornou quase uma obrigatoriedade para as empresas e parte fundamental das estratégias de venda.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais nas estratégias de marketing, além de mostrar sete tendências para você investir e turbinar os resultados da sua empresa nesse ambiente. Confira!

Marketing nas Redes Sociais

A importância das redes sociais nas estratégias de marketing

Estar nas redes sociais é fundamental para o posicionamento da sua empresa. Como esse é o lugar onde as pessoas estão, não precisam sair dele para encontrar o seu negócio. Uma empresa que não é vista nesse ambiente provavelmente não será lembrada.

Além de servirem para reforçar o posicionamento, as redes sociais são essenciais para aumentar o número de acessos e de vendas da sua marca. Boas estratégias de marketing nesses canais podem gerar tráfego qualificado para o seu negócio.

As sete tendências de marketing nas redes sociais

Existem várias maneiras de usar o marketing nas redes sociais. Na sequência, a gente detalha as principais tendências nessa área. Veja só!

1. Vídeos

Essa é uma tendência que já está consolidada. O consumo de vídeos cresce continuamente no Brasil e demonstra a importância de investir nesse formato.

O engajamento que os vídeos proporcionam é maior que o gerado por outros formatos. A possibilidade de usar esse material em mais de uma rede também é uma vantagem que deve ser levada em conta.

Portanto, busque criar campanhas de marketing utilizando o vídeo como mídia principal. Os retornos desse investimento podem ser muito satisfatórios.

2. Influenciadores

Os influenciadores têm grande repercussão e facilidade para conquistar seguidores nas redes sociais. A possibilidade de atingir públicos segmentados por meio de criadores de conteúdo na internet é uma vantagem.

Mesmo quando o influenciador não é uma celebridade com milhões de seguidores, o engajamento continua sendo o diferencial. A especialidade de cada um e a influência sobre determinado grupo ou nicho são importantes para trazer mais resultados.

A utilização dos produtos, a propaganda da marca e a discussão sobre as qualidades do seu serviço são algumas opções de ações que o time de marketing pode executar.

Tendências de marketing nas redes sociais - Vídeos

3. Chatbots

Outra estratégia que produz bons resultados é o uso de chatbots. Eles facilitam a interação e o acompanhamento de métricas, além de melhorarem a experiência do usuário.

Quando bem planejada e organizada, essa ação pode otimizar de forma inteligente os atendimentos pelas redes sociais. Também é útil para conhecer mais sobre o cliente e direcionar os produtos de acordo com o que ele busca.

4. Anúncios patrocinados

Uma pesquisa realizada pela Hootsuite com mais de 18 mil profissionais de marketing mostrou que 51,4% dos entrevistados planejam investir em mídia paga em 2022, como estratégia de marketing nas redes sociais.

Segundo os participantes do levantamento, o alcance orgânico das plataformas caiu muito nos últimos anos. Nesse cenário, para atingir as metas e os objetivos que eles estabeleceram para esses canais de comunicação, é preciso investir em anúncios.

Falando de plataformas específicas na percepção de valor desses profissionais, o Facebook e o Instagram tiveram uma queda. Já a rede social de vídeos TikTok apresentou um crescimento de 700% na eficácia percebida, de 2021 para 2022.

Além disso, a pesquisa mostrou que apenas investir em anúncios não é suficiente. Eles também precisam ser criativos para capturar a atenção do usuário, que teve seu conteúdo interrompido.

5. Metaverso

O avanço da tecnologia e o aprimoramento da realidade virtual levaram à criação do Metaverso, um ambiente online que utiliza a realidade aumentada para se tornar imersivo e interativo.

Dessa forma, interagir com os clientes pode ser mais criativo utilizando a realidade virtual para criar experiências de imersão de marca. É o caso de compras online realizadas nesse ambiente, ou até mesmo teste de prévias de jogos a serem lançados.

Segundo uma pesquisa do Market Research Future (MRFR), o mercado da realidade estendida deve atingir o valor de 393 bilhões de dólares até 2025. As expectativas são de que ele deixe de ser apenas um ambiente para estratégias e atividades pontuais e passe a ser mais utilizado ao redor do mundo.

Com uma estratégia de marketing nas redes sociais, é possível propor um ambiente criado no Metaverso para que os clientes interajam com a marca e experimentem seus produtos ou serviços, mesmo à distância.

6. Slow content

A estratégia do slow content pode ser adotada por marcas com duas características. Primeiro, que desejam ganhar notoriedade como fonte de informação. E segundo, que não terão problema em rever suas metas e seus objetivos quantitativos para substituí-los por resultados qualitativos.

O slow content é uma estratégia de conteúdo específica para diminuir a quantidade de informações que são recebidas pelo usuário ou cliente e fornecer conteúdo relevante apenas de maneira pontual.

A ideia central é trazer pouco conteúdo no intervalo definido, mas com muita qualidade nas informações oferecidas, em vez de muitos materiais sem grandes significados. Por isso, não é eficaz para todas as marcas e personas. É preciso ter em mente que o usuário deve se identificar com esse tipo de conteúdo.

Marketing nas Redes Sociais - Conteúdo gerado pelo usuário

7. Conteúdo gerado pelo usuário

Essa estratégia é uma tendência grande e que já pode ser observada nas redes sociais em geral. Isso porque o conteúdo gerado pelo usuário se trata de uma forma de aproximar marcas e seu público-alvo, tornando a interação entre ambos mais criativa e espontânea.

Para além da interação, o conteúdo gerado pelo usuário pode ser utilizado pelas marcas dentro do seu mix de marketing, como um meio de ganhar a atenção de ainda mais pessoas do seu público-alvo.

Essa estratégia de marketing nas redes sociais se mostra bem-sucedida, por exemplo, em vídeos do TikTok, criados para concorrer a promoções ou mesmo em parceria com influenciadores digitais.

Enfim, para ter sucesso com o uso dessas tendências, é fundamental ter objetivos claros e mensurar os resultados. Entenda mais sobre esses pontos nos tópicos a seguir.

Os benefícios de utilizar essas tendências

A utilização dessas tendências traz inúmeros benefícios para otimizar os resultados da sua empresa. Elas proporcionam engajamento e fidelização dos consumidores e melhoram a experiência do cliente.

O marketing nas redes sociais pode ser um aliado para melhorar a reputação do seu negócio e estabelecer a marca no mercado. De modo geral, essa estratégia aumenta o tráfego na sua loja e, com isso, traz mais oportunidades de vendas.

O que são objetivos e KPIs

Antes de sair criando sua página ou seu perfil nas redes, você e sua equipe precisam definir quais são os objetivos com essa estratégia. Veja alguns que podem permear suas ações:

  • gerar tráfego para o site da marca;
  • melhorar a reputação no ambiente online;
  • criar relacionamentos mais próximos;
  • promover produtos e serviços;
  • oferecer um canal de atendimento online.

A partir desses objetivos, também é importante definir quais são os resultados que espera alcançar. E eles serão mensurados com os KPIs. Essa sigla representa Key Performance Indicators ou, simplesmente, indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores ajudam a identificar se a estratégia está sendo efetiva para atingir os propósitos estabelecidos.

Um exemplo de KPI relacionado às redes sociais é o tráfego no site gerado a partir desse canal de aquisição. Outro que podemos usar é o engajamento, ou seja, a interação do público com suas publicações, com comentários ou compartilhamentos.

O que fazer para ter sucesso no marketing nas redes sociais

Agora você já sabe a importância das mídias sociais, as principais tendências, os benefícios e os conceitos importantes. Veja, a seguir, algumas dicas para se sair bem.

Produza e compartilhe conteúdos relevantes

O primeiro ponto que destacamos é o marketing de conteúdo. A criação e a divulgação de conteúdos relevantes fazem com que a sua marca conquiste credibilidade com o público. Dessa forma, é possível atrair cada vez mais pessoas interessadas nas soluções que sua empresa oferece.

Os conteúdos devem sempre ser otimizados para os mecanismos de busca. Assim, suas páginas ganham posições na busca orgânica, atraindo mais potenciais clientes.

Você também pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. Os grupos do Facebook são ótimos para isso, já que são focados em nichos. Basta encontrar aquele que tem relação com o seu negócio.

Crie relacionamentos

As redes sociais são plataformas de comunicação e, portanto, você deve priorizar relacionamentos. É importante saber que elas devem ser meios de mão dupla. Ou seja, a empresa pode divulgar e compartilhar conteúdo, mas o público também pode usar o canal para mandar perguntas, questionar, reclamar ou elogiar.

Você deve ficar de olho em todas interações e sempre se preocupar em responder as mensagens ou citações, criando os relacionamentos. Se isso for bem-feito, a marca pode conquistar não só novos clientes, mas verdadeiros fãs!

Foque o engajamento

Um erro muito comum de quem começa a trabalhar com redes sociais é focar indicadores pouco ou nada relevantes. O número de curtidas em uma postagem ou o de seguidores são exemplos.

Mas por que esses dados não são interessantes? Simples: uma pessoa que curte uma imagem publicada não necessariamente representa um potencial cliente. Ela pode ter gostado da arte, do texto e só.

O número de seguidores também não é tão relevante. Como muitas empresas compram listas, esse é um dado pouco representativo. O que importa mesmo é o engajamento, a interação com a página e com o conteúdo compartilhado. Inclusive, você pode usar postagens que incentivem esse engajamento, como perguntas, enquetes e brincadeiras.

Sempre mensure os resultados

Por fim, lembre-se de mensurar os resultados constantemente. Faça um plano de avaliação dos KPIs que você selecionou e acompanhe o desenvolvimento desses dados. Isso é importante para que você consiga identificar quais ações estão sendo eficientes ou não, o que deve priorizar ou simplesmente abandonar.

Neste artigo, você conheceu algumas tendências de marketing nas redes sociais. O bom planejamento das estratégias pode trazer excelentes resultados para o seu negócio. Portanto, comece a usar essa ferramenta assim que for possível. Avalie cada uma das dicas que apresentamos e aplique-as o quanto antes!

Agora que você já conhece as principais tendências para o marketing nas redes sociais, leia nosso material especial sobre como divulgar produtos em cada uma das redes!

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