KPI para e-commerce

KPI para e-commerce: conheça as principais métricas para ficar de olho

O key performance indicator (KPI), ou indicador-chave de performance, é uma ferramenta indispensável para o funcionamento de um negócio, pois serve para medir o desempenho de determinada tarefa. Sendo assim, você precisa entender como funciona o KPI para e-commerce para conseguir verificar a rentabilidade e a eficiência da sua loja.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo para apresentar alguns dos principais indicadores-chave para e-commerce. Continue lendo e descubra quais são!

KPI para e-commerce

Acessos ao e-commerce

Por maior que seja a qualidade dos produtos oferecidos pelo e-commerce, eles só serão vendidos se os clientes chegarem até ele. Portanto, é necessário que você acompanhe de perto o número de acessos à loja.

Esse número de acessos deve ser devidamente registrado, de acordo com o período em que ocorreu, para que os responsáveis pela tarefa possam verificar as épocas em que a loja recebeu mais e menos acessos.

Tal informação é extremamente importante, pois permite avaliar a eficácia de estratégias de SEO, de e-mail marketing e até mesmo a reposta do seu público aos anúncios em redes sociais.

Além disso, é possível identificar as épocas do ano em que suas vendas são mais fracas. A partir daí, você pode criar estratégias, como promoções, para alavancar as vendas nesses períodos.

Taxa de conversão

É preciso ter em mente um enorme volume de acessos diários, por si só, não significa que o e-commerce é bem-sucedido. Afinal, se essas visitas não se converterem em vendas, o negócio não vai obter lucro.

É por esse motivo que a taxa de conversão é um KPI para e-commerce indispensável. Ao aplicá-la, você pode verificar quantos acessos de fato renderam vendas e geraram lucro para a loja. Para apurar esse indicador, basta usar a seguinte fórmula:

Taxa de conversão (%) = (número de compras no e-commerce / número de acesso ao e-commerce) × 100

Se os valores apurados forem muito baixos, cabe a você ajustar suas estratégias para aumentar o número de conversões. Isso pode incluir modificações no layout, nas descrições dos produtos, nas condições de entrega etc.

Retorno sobre investimento (ROI)

Levando em consideração que o objetivo final de um negócio é gerar lucro, você precisa de um indicador para apurar os seus retornos. Nesse contexto, o retorno sobre investimento (ROI) surge como uma solução relevante.

Por meio desse KPI para e-commerce, é possível verificar tanto o lucro da sua loja quanto o retorno entregue por determinadas estratégias, como campanhas de marketing. O cálculo do ROI é o seguinte:

ROI (%) = ([retorno do e-commerce – custos do e-commerce] / custos do e-commerce) × 100

Uma vez que o volume de tarefas relacionadas à operação de uma loja virtual costuma ser elevado e que muitos dados e informações são gerados durante a execução de seus processos internos, é praticamente inviável analisar manualmente tais indicadores.

Felizmente, essa tarefa pode ser executada de forma automática por softwares especializados. Além disso, plataformas como a WooCommerce já oferecem KPIs úteis para o e-commerce de maneira nativa. Portanto, o modo mais fácil de se implementar essas ferramentas é por meio da tecnologia.

Você já utiliza algum KPI para e-commerce? Quais têm sido os seus resultados? Deixe um comentário nos contando a sua experiência!

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