O comércio eletrônico é um ambiente bastante competitivo e de oportunidades para empreendedores. Com diferentes estratégias é possível atrair um grande número de interessados e gerar resultados. Porém, é fundamental saber como calcular o ROI para provar que os investimentos estão sendo bem-feitos.

O ROI é um dos principais indicadores de desempenho, e para que o resultado de sua análise seja eficaz, é necessário entender como calculá-lo e o que levar em consideração. Vamos explicar tudo isso neste conteúdo. Acompanhe!

O que é o Retorno Sobre o Investimento?

O ROI, abreviação de Return On Investment, representa o Retorno Sobre o Investimento. Esse indicador é um dos mais utilizados e acompanhados em qualquer negócio, seja virtual ou mesmo físico.

Esse indicador leva em consideração todo o valor investido em uma determinada estratégia e o quanto ela está gerando de retorno para a empresa.

Por exemplo, imagine que o seu setor de marketing criou um anúncio nas redes sociais, investindo o valor de R$200,00. Depois do período da campanha, foram geradas vendas com o faturamento de R$1.000,00 a partir desse anúncio. O ROI, então, foi de 4, ou seja, 4 vezes o valor aplicado.

Entenda mais sobre esse cálculo logo abaixo.

Como calcular o ROI do seu e-commerce

Como calcular o ROI do e-commerce?

O cálculo do ROI leva em consideração o total investido na estratégia analisada e o retorno obtido a partir dela. O valor aplicado leva em consideração o investimento em ferramentas, softwares, anúncios, além de gastos com os profissionais envolvidos, com salários, treinamentos e outros. O montante retornado deve ser somente o captado pela estratégia analisada, excluindo valores de outras fontes.

Vamos usar um exemplo para ficar mais claro. Sua empresa está investindo na rede de display do Google. Contando todo o investimento necessário, com o valor de exposição do anúncio e os gastos com o pessoal responsável (referente ao tempo necessário de trabalho), o total investido foi de R$2.000,00. Então, considerou-se todas as vendas geradas pelo anúncio, com o total faturado de R$4.500,00.

A fórmula aplicada é:

ROI = (valor faturado – valor de investimento) / valor de investimento

ROI = (4.500 – 2.000) / 2.000 = 1,25 ou 125%

Portanto, nesse exemplo o retorno sobre investimento foi de 125%.

Por que o ROI deve ser usado?

Mais do que saber como calcular o ROI você deve entender os motivos de usar esse indicador e quando fazer isso. Veja a seguir.

Para validar as estratégias

Principalmente no ambiente online, a variação de estratégias possíveis é muito grande. Muitas delas envolvem a aplicação direta de investimento, como é o caso de anúncios no Google ou nas redes sociais. Além disso, há ferramentas para vendas, automação de marketing e outras.

Todos esses investimentos devem sempre ser monitorados para validação, ou seja, os responsáveis devem examinar se está valendo a pena ou não aquela aplicação de recurso, o que é possível com o ROI.

Para encontrar a melhor opção e priorizar

O ROI pode — e deve! — ser utilizado para comparar uma estratégia com a outra e, assim, permitir a priorização. Ainda pensando nas estratégias no ambiente online, imagine que seu time de marketing fez duas aplicações: uma em anúncios no Google e outra no Facebook. No final das duas campanhas, como saber qual gerou melhor resultado? Com esse indicador, é claro.

Então, o Retorno Sobre Investimento pode ser usado para comparar as ações.

Para planejar ações futuras

Por fim, o ROI também pode ser usado para o planejamento de ações futuras. Se você faz uma avaliação das estratégias e encontra o desempenho de cada uma, fica mais fácil e eficaz desenhar os próximos passos.

Portanto, neste artigo nós vimos como calcular o ROI e sua importância para o e-commerce. Devemos lembrar que com as novas estratégias do e-commerce é muito importante manter as ações controladas, avaliando o desempenho e sabendo como priorizar e escolher as ações futuras para ter sucesso.

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