Você sabe o que é diagnóstico de marketing? Neste texto, falamos mais sobre o conceito e explicamos como realizá-lo em sua empresa.

O gerenciamento de qualquer empreendimento envolve tomadas de decisão que são fundamentais para o sucesso da companhia. É importante que elas sejam possibilitadas por uma análise inteligente do ambiente interno e externo da empresa a fim de potencializar sua eficiência.

Para tal, é preciso não apenas contar com metas claras para o futuro, mas também olhar para o passado e aprender com os erros e acertos. Nesse sentido, é fundamental conhecer e aplicar o conceito de diagnóstico de marketing, uma atividade que deve ser realizada, preferencialmente, por um especialista.

Neste texto, vamos falar mais sobre esse tipo de diagnóstico, explicando o que ele é, qual é sua importância e como ele deve ser realizado. Acompanhe!

O que é diagnóstico de marketing?

Se você tem alguma experiência com a gestão de negócios, sabe que muitas vezes os resultados saem diferentes do esperado. Quando isso acontece, de nada adianta se desesperar e tomar ações que não sejam absolutamente conscientes.

Dito isso, a única forma de entender o que precisa ser mudado na estratégia e o que pode ser mantido é realizar um diagnóstico de marketing. Trata-se de um procedimento que envolve pesquisas, estudos e análises acerca da empresa para encontrar a origem dos resultados negativos.

Entenda a importância

A realização desse diagnóstico é de extrema importância para a empresa. Sabe quando você vai a um médico, ele identifica o problema e indica o tratamento adequado? A ideia é mais ou menos a mesma.

A partir da conclusão do estudo, sua empresa tem a oportunidade de montar estratégias mais efetivas. Isso porque, com os dados obtidos no processo, é possível direcionar os esforços exatamente para os pontos mais relevantes.

Com que frequência você deve realizar o diagnóstico de marketing?

Como cada empresa adota uma abordagem única, não há apenas uma resposta para essa pergunta. É necessário que os gestores tenham um conhecimento profundo do ambiente da companhia. Assim, eles conseguem identificar com maior clareza o momento propício para a investida.

No entanto, existem situações específicas que, sempre que aparecem, demandam a realização do diagnóstico de marketing. São elas:

  • o desenvolvimento de um novo planejamento;
  • obtenção de resultados que não condizem com o investimento;
  • lançamento de novos produtos ou serviços;
  • mudanças estruturais na empresa.

Como realizar o diagnóstico em sua empresa?

Agora que você entende o que é o diagnóstico de marketing, quais são suas vantagens e quais situações exigem sua realização, é hora de entender como executá-lo. Como não poderia deixar de ser, o primeiro passo é ganhar um entendimento maior do problema.

Seja pela realização de uma análise SWOT, pelo Quadrante Mágico de Gartner, ou qualquer outro método, identifique as ameaças e oportunidades da empresa no mercado. Além disso, busque insights com entrevistas aos consumidores e colaboradores. A ideia é entender se o clima organizacional é eficiente e a identidade da marca está devidamente estabelecida.

Ao fim do procedimento, você contará com um verdadeiro mapa apontando os prós e contras de tudo o que envolve sua companhia. Com isso em mãos, basta elaborar estratégias certeiras para explorar as vantagens e combater as desvantagens.

O diagnóstico de mercado pode ser o diferencial necessário para a empresa decolar. Com tanta importância, o processo precisa ser tratado como um verdadeiro investimento e, por isso, deve ser realizado por profissionais que contem com excelência no assunto.

Quer realizar um diagnóstico de marketing em sua empresa? Com 20 anos de mercado, a Bertholdo é referência em consultoria e desenvolvimento de soluções. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

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Saiba tudo sobre o diagnóstico de marketing e como fazê-lo Saiba tudo sobre o diagnóstico de marketing e como fazê-lo Saiba tudo sobre o diagnóstico de marketing e como fazê-lo 2020-03-03 11:33:42
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