Nesse post, vou explicar em detalhes como fazer uma pesquisa simplificada de mercado para sua loja virtual. Esse trabalho é o passo zero para quem deseja abrir uma loja virtual ou lançar novos produtos. 

Talvez você ainda tenha dúvidas sobre a importância da pesquisa de mercado. Eu te digo com toda certeza: vale muito a pena investir nesse importante tipo de análise. 

Não fique preocupado em ser algo muito complexo ou com alto custo. Tudo que vou mostrar aqui, pode ser feito por você e sem exigir muito tempo ou conhecimento técnico.

Uma pesquisa de mercado, ou sendo mais específico uma análise de mercado para monitorar a concorrência,  bem feita gera um retrato preciso do mercado onde seu e-commerce irá atuar. Além de fornecer elementos para determinar como posicionar sua loja virtual e produtos em relação aos concorrentes

Vamos apresentar uma metodologia chamada pesquisa simplificada de mercado (PSM)? Essa metodologia vai te ajudar a entender como determinado produto da sua loja está posicionado no mercado. A partir dessa análise, você saberá o que manter e o que mudar. Vamos saber mais?

pesquisa simplificada de mercado para ecommerce

Primeiro, você precisa definir seu produto de trabalho. Esse produto é aquele que você vai divulgar e acompanhar os indicadores de vendas diariamente.

Não importa quantos produtos sua loja virtual venda, você deve escolher apenas um de cada vez. O produto de trabalho deve ser aquele com maior potencial de vendas. O produto que você mais acredita, seu campeão de vendas.

Preste muita atenção: você SEMPRE deve ter um produto de trabalho ativo. Quando alcançar seus resultados, você escolhe um novo produto de trabalho e começa tudo de novo. Mas lembre-se, cada vez que selecionar um novo produto de trabalho, realize uma PSM específica para ele.

Talvez você se pergunte: por que a PSM é importante? Isso vai dar muito trabalho para fazer?

Eu afirmo com certeza absoluta que quanto melhor for sua pesquisa simplificada de mercado, melhores serão seus resultados e maiores suas chances de sucesso.

A realização da PSM é simples, porém precisa ser feita com bastante critério e dedicação.

Para otimizar seus resultados é recomendado refazer sua PSM a cada dois ou três meses, principalmente se seu mercado for muito competitivo. Lembre-se novos produtos ou concorrentes podem surgir a qualquer momento. Logo, a análise de mercado para monitorar a concorrência deve sempre ser um ponto de atenção.

Os objetivos da PSM são: identificar seus principais concorrentes, os produtos similares e principalmente identificar diferenciais para sua loja virtual.

Veja como fazer em três passos:

Passo 1: Identificar e avaliar os principais concorrentes no seu nicho de mercado

  • Objetivo: identificar entre três à dez lojas virtuais que atuem no mesmo nicho.
  • Como fazer: realizar buscas no Google utilizando pesquisas hipotéticas que consumidores fariam para encontrar o seu produto de trabalho. Buscar referências de lojas online em fóruns e blogs do segmento.
  • Para cada concorrente direto, avaliar os seguintes pontos:
    1. O carregamento da loja é rápido?
    2. Quais redes sociais a loja utiliza? Quantos seguidores?
    3. Visite a página “Quem somos” ou similar. Verifique informações relevantes.
    4. Qual o endereço? Qual a área de atuação/entrega?
    5. Possui lojas físicas? Quantas?
    6. Desde quando atua no mercado online?
    7. Quais as formas de contato? Possui chat online?
    8. Possui selos de segurança (exemplo Site Blindado, Ebit, etc)?
    9. Possui reclamações no Reclame Aqui?
  • Definir os três melhores concorrentes do seu mercado. Vamos utilizá-los no próximo passo.

Passo 2: Avaliar os itens similares ao seu produto de trabalho

  • Objetivo: Avaliar os produtos dos três melhores concorrentes.
  • Como fazer: navegar pela loja virtual dos concorrentes. Pesquisar por itens similares ao seu produto de trabalho.
  • Na página do produto similar, avaliar:
    1. Verifique a qualidade da descrição e título. O texto é claro e completo?
    2. Quantas fotos? Qual a qualidade das fotos?
    3. O produto possui algum vídeo?
    4. Apresenta as principais características do produto?
    5. Ensina como utilizar o produto ou apresenta sugestões de uso?
    6. Descreve os diferenciais e principais benefícios?
    7. O produto está disponível em estoque?
    8. Qual o preço? Existe alguma promoção?
    9. Oferece promoções do tipo combo ou “compre junto”?
    10. Sugere outros produtos relacionados? Esses produtos são relevantes?
    11. Possui avaliações de clientes? As dúvidas são respondidas?

Passo 3: Avaliar a experiência de compra nas lojas dos seus concorrentes

  • Objetivo: Avaliar o processo e a experiência de compra nas lojas dos três melhores concorrentes. A avaliação deve incluir: carrinho de compras, checkout, meios de pagamento, frete, entrega e pós venda.
  • Como fazer: simule a compra de um dos produtos identificados no passo anterior. Caso seja possível, finalize a compra e avalie também o processo de entrega e pós venda.
  • Avaliar os seguintes pontos:
    1. O processo de compra é simples, rápido e intuitivo?
    2. Quais as condições de pagamento oferecidas?
    3. Existe algum desconto adicional? Por exemplo para pagamento à vista?
    4. Oferece desconto por volume?
    5. Quais as formas de pagamento oferecidas? Facilitadores, cartão, boleto?
    6. Quais as formas de entrega? Trabalha com alguma transportadora?
    7. Qual o prazo de entrega?
    8. Qual o valor do frete?
    9. Envia e-mail, sms ou push sobre o status da entrega?
    10. O prazo de entrega foi respeitado?
    11. O produto e a embalagem eram adequados?
    12. Envia promoções após a realização da compra? Envia cupons de desconto?
    13. Envia sugestões de produtos para novas compras?

Dicas finais sobre pesquisa simplificada de mercado para e-commece

A pesquisa simplificada de mercado pode ajudar quem deseja montar um e-commerce mas também lojas virtuais que simplesmente não vendem. Eu chamo isso de loja virtual travada. Então não perca tempo! Aplique a PSM na sua loja virtual.

Para qualquer empresário do e-commerce é essencial monitorar constantemente a concorrência. Por isso, apresentamos uma metodologia simples para realizar análises de monitoramento da concorrência. Basta seguir o roteiro.

Não fique se perguntando: Por que meu concorrente vende tanto? Faça sua PSM e descubra você mesmo.

Fica a nossa dica final: tenha sempre um produto de trabalho muito bem definido e realize pesquisas simplificadas de mercado periodicamente!

Fique atento ao seu mercado. Monitore seus concorrentes, você poderá encontrar novas ideias e padrões de qualidade para o seu negócio. Essa estratégia é ótima para profissionalizar o seu e-commerce.

Se tiver dúvidas sobre como fazer pesquisa simplificada de mercado para seu e-commerce, fique à vontade para comentar abaixo. Se tiver alguma sugestão para melhorarmos nosso roteiro, deixe suas dicas nos comentários. Você também pode nos acompanhar nas nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Youtube.

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