O Google Analytics para e-commerce é uma das principais ferramentas na mensuração dos resultados. Criar estratégias e não acompanhar o desempenho é um grande erro, capaz de fazer com que o seu dinheiro e o seu tempo sejam totalmente desperdiçados.

Para quem está começando um negócio na internet, realmente pode ser difícil entender e utilizar todos os recursos que a ferramenta dispõe. Porém, o esforço vale a pena e pode ser usado como um grande diferencial competitivo.

O Google Analytics faz um verdadeiro mapeamento do seu site e mostra indicadores muito importantes. Para conhecê-los, criamos uma lista com os principais. Veja!

Google Analytics para e-commerce métricas essenciais

1. Taxa de abandono de carrinho

Infelizmente, nem todas as pessoas que adicionam um produto no carrinho de compras acabam concluindo o pedido. Na verdade, a maioria das pessoas não finaliza todo o processo.

Os fatores ligados a essa desistência são diversos, tais como processos de checkout complexos, falta de informações do pedido, problemas no site, entre outros. Então, é essencial conhecer essa taxa, pois ela representa o percentual de pessoas que não completam todos os estágios da compra em relação aos pedidos concluídos.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica importante mostrada no Google Analytics para e-commerce. Com o intuito de gerar sempre maior tráfego no site, essa taxa relaciona o fluxo de visitantes a uma ação desejada, como a própria compra.

Analisar a conversão é fundamental para entender se o seu ambiente online está realmente atuando de acordo com os objetivos traçados. Se você quer analisar as vendas, por exemplo, a taxa de conversão mostra o percentual de pedidos feitos para o total de visitantes no site, em um determinado período de tempo.

3. Regiões compradoras

Uma métrica um pouco diferente da anterior, mas tão interessante quanto, é a de regiões compradoras. Dependendo do seu nicho de mercado, o seu público pode estar concentrado em determinados locais, o que gera a necessidade e oportunidade de criar campanhas de marketing segmentadas.

Por exemplo: se, com o Google Analytics, você viu que uma determinada região do país concentra 80% das suas vendas, pode destinar uma verba maior para as publicações para essa audiência.

4. Taxa de rejeição

Pense rápido: qual foi o último site que você entrou e saiu pela mesma página? Certamente, isso acontece com uma alta frequência!

Muitas vezes, os empreendedores acabam errando na criação das páginas, seja com conteúdos fracos ou direcionamento de links errados. Nesses casos, o público entra no site, não encontra o que procura e sai, sem ao menos clicar em um botão ou buscar mais informações.

Então, o Google Analytics para e-commerce também mostra essa relação de pessoas que fogem do seu site e ajuda você a entender melhor o comportamento dos alvos.

5. Custo por aquisição

Por fim, não podemos deixar de citar o custo por aquisição. É muito bom atrair e converter novos clientes, mas quanto você está disposto a investir nisso? Essa pergunta é fundamental para que o lucro do seu negócio seja sempre atraente.

O custo por aquisição relaciona os valores investidos nas estratégias e o número de novos negócios gerados.

Google Analytics para e-commerce métricas essenciais

Agora, utilize o Google Analytics para e-commerce na sua loja

Então, como vimos em nosso artigo, muitas métricas ajudam a entender melhor o comportamento do público e como está a performance do seu ambiente online. O Google Analytics para e-commerce deve ser muito bem explorado, justamente para proporcionar essas análises e, a partir delas, otimizar os investimentos.

Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre como utilizar o Google Analytics para e-commerce? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos esperando você!

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