Aqui na Bertholdo, além da plataforma Magento, oferecemos a criação de lojas virtuais por meio do WooCommerce, plugin do WordPress.  A plataforma, simples e eficaz, tem ganhado espaço entre as pessoas que querem ter um negócio na internet. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre o que é o WooCommerce e como ele funciona.

Por isso, vamos te contar tudo sobre ele. Nesse artigo, explicamos como ele funciona e quais são seus benefícios. Descubra se o WooCommerce é uma boa para o seu negócio!

Como WooCommerce funciona

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin disponibilizado pela plataforma de sites/blogs WordPress. Gratuito, ele permite que sua loja virtual seja construída a partir de códigos abertos.

A ideia foi desenvolvida em setembro de 2011 pelos programadores Mike Jolley e James Koster. Em 2015, devido a sua grande aceitação e ascensão, ele foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, conta com mais de 600 000 lojas virtuais, número que corresponde a 28% do comércio eletrônico no mundo.

Vale ressaltar que desde a sua primeira versão, o plugin já contabilizou mais de 37.438.777 de downloads. Muita coisa! Esse sucesso também o colocou no top 5 dos plugins mais baixados do WordPress. O principal motivo? A interface fácil e intuitiva. Então, se você quer começar uma loja virtual, aposte nessa ideia!

woocommerce

O que o WooCommerce oferece?

Claro que o WooCommerce oferece muito mais do que um design sem muitas complicações. Ao adotar a ferramenta, você terá tudo o que é essencial para o perfeito funcionamento da sua loja virtual.

Vamos ver quais são essas funcionalidades:

  • Cadastro de produtos: categorias, filtros de camadas, produtos relacionados.  É possível editar, inserir características específicas, excluir, duplicar e destacar.
  • Inserção de facilidades na hora de visualizar os produtos, como é o caso do “zoom”;
  • Opções para pagamentos: possibilidade de receber por meio dos principais cartões de crédito, PayPal e transferências bancárias. São mais de 140 possibilidades;
  • Opção para ativamento de desconto. Ex: “Leve 2 e pague 1”;
  • Acompanhamento de pedido: você pode manter contato com o seu cliente desde o fechamento da compra até a entrega. Tudo é feito por e-mail;
  • Entregas otimizadas: disponibilize frete grátis, valor único ou calcule em tempo real;
  • Gerenciamento de estoque: acompanhe o que entra e o que sai da sua loja;
  • Ativação da contagem regressiva na página de um determinado produto. Boa tática para lançamentos e promoções por tempo limitado;
  • Marketing: acompanhe suas vendas e saiba o que os clientes estão achando do seu negócio. Disponibilize promoções como cupons de descontos e/ou frete grátis para toda a sua loja ou para determinados produtos.

Conheça mais sobre as funcionalidades do WooCommerce

Acima, listamos, brevemente, as muitas funcionalidades do WooCommerce. Agora, vamos falar mais sobre as principais delas!

Código aberto

Essa é, com certeza, um dos principais diferenciais da plataforma já que permite que o seu e-commerce fique da maneira que você deseja. Por meio dessa facilidade, você conseguirá customizar a sua loja virtual através de extensões, aplicativos e demais recursos nativos que o plugin oferece.

Agendamento de serviços

A funcionalidade é muito útil para vender shows ou quartos de hotel, por exemplo. Os clientes podem acessar um calendário com data/hora, selecionar a reserva ou agendar o serviço.

Mensalidades e assinaturas

É útil para permitir acertos recorrentes, como em casos de pagamentos quinzenais ou mensalidades. Pode ser utilizado tanto para produtos físicos ou online, como em casos de aulas ou séries de vídeos.

Loja no Facebook

O WooCommerce também oferece a funcionalidade de conectar a sua loja virtual ao Facebook. É possível sincronizar os produtos entre as duas lojas. Isso potencializa o alcance do negócio, já que a rede social têm milhões de usuários e permite a realização de anúncios e divulgação.

Leilões

Com essa funcionalidade você é capaz de promover um ou mais leilões simultâneos, com histórico dos lances e cronômetro de contagem regressiva. Depois que uma oferta é a vencedora, a venda já é feita de forma automática.

Emissão de relatórios

Os relatórios emitidos na própria plataforma auxiliam na gestão do negócio. Eles contêm informações e estatísticas de suas vendas, média de negócios diários, número de itens comprados, dentre outras. Mais a frente, vamos falar sobre a melhor forma de implementar o WooCommerce em seu negócio.

Extensões para WooCommerce

O WooCommerce disponibiliza várias extensões que vão tornar a sua loja virtual mais dinâmica, tanto para você, quanto para o seu cliente. Essas extensões estão separadas por áreas, veja as principais:

  • contabilidade;
  • serviço com foco no cliente;
  • gerenciamento do e-commerce;
  • marketing;
  • produtos;
  • relatórios;
  • métodos de envio;
  • widgets;
  • gateways de pagamento.

Como você pode perceber, é muito provável que você encontrará uma extensão especifica para a construção da sua loja virtual que procura. 

Recursos próprios do WooCommerce

A plataforma possui muitos recursos nativos interessantes e, por isso, separamos alguns para que você possa conhecer:

Controle do processo de check-out

Há a opção de  habilitar e desabilitar o check-out, reforçando a segurança de todos esses processos. Dessa maneira, você poderá vender para diversos países. Há também como montar urls específicas de página, para que possam ser administradas ações específicas durante o processo de check-out.

Acompanhamento do carrinho de compra

Com o WooCommerce, é possível redirecionar o usuário para a página do carrinho de compras após uma conversão. Assim, ele poderá acompanhar o processo de forma transparente e segura.

Cadastro de muitos produtos

O WooCommerce possibilita cadastrar milhares de produtos em sua loja virtual. Não há limitação e isso tornará o seu negócio cada vez mais completo.

Grandes lojas virtuais que usam o WooCommmece

Agora que você já conhece o plugin mais querido do WordPress, vamos ver quais lojas virtuais utilizam a ferramenta? Confira!

Sococo

Começamos com um exemplo brasileiro. A Sococo é uma grande empresa do ramo alimentício, que utiliza o WooCommerce. A plataforma é apresentada no modo catálogo, exibindo em detalhes os produtos oferecidos pela empresa. Não há comercialização direta na página.

Loja virtual WooCommerce da Sococo

Singer

Referência na área de costura, a Singer Austrália também é um bom exemplo.  Conhecida mundialmente por suas máquinas de costura, overlockers, produtos de passar roupas, acessórios de costura, máquinas de costura industriais e software de costura, a Singer tornou-se o nome de confiança nesse ramo. 

Loja virtual WooCommerce Singer

A Singer Australia também é capaz de se conectar com as pessoas certas e gerar mais vendas com o Facebook para o WooCommerce. A integração da página na rede social com a loja traz mais clientes para o negócio.

Quais são as vantagens do WooCommerce?

Agora que já explicamos o que é o WooCommerce, como ele funciona e quais são algumas de suas funcionalidades, vamos as vantagens dessa escolha. Acompanhe!

Simplicidade

É uma plataforma de fácil operação, principalmente para quem já está acostumado a utilizar o WordPress. Mesmo sem ser especialista, é possível entender os processos, pois ela é intuitiva. Porém, a ajuda de um profissional é sempre importante para tirar o máximo de proveito.

Segurança

Como recebe atualizações e novas versões constantemente, atingiu um nível de segurança muito alto para os lojistas. O WooCommerce ainda oferece a possibilidade de melhorias por sistemas de desenvolvedores capacitados. Como as fraudes ainda são grandes no meio virtual, quanto mais segurança melhor.

Flexibilidade

Como o sistema é em código aberto e possibilita a utilização de plugins e extensões, o WooCommerce é mais flexível que seus concorrentes. Novas funcionalidades e alteração são feitas com mais facilidade, sem a dependência da plataforma.

Escaneabilidade

Como foi construída dentro do WordPress, a plataforma dá prioridade ao conteúdo, permitindo que bons trabalhos de SEO e marketing se destaquem e potencializando o alcance das lojas.

Gratuidade

Apesar de alguns plugins e extensões serem pagos, o sistema central é gratuito. Com desenvolvedores, é possível desenvolver novas funcionalidades sem pagar nada.

Popularidade

É uma plataforma usada pela maioria dos desenvolvedores, diferentemente dos seus concorrentes, facilitando a busca por profissionais capacitados. Além disso, grande parte das lojas virtuais está neste espaço, sendo mais fácil conseguir um serviço especializado.

É preciso contratar uma empresa especializada?

Assim como contamos no post sobre o Magento, é indicada a contratação de uma empresa especializada para a construção e manutenção da sua loja virtual WordPress. Usando essa estratégia, você pode focar sua atenção apenas no mais importante: fazer sua loja virtual vender muito.

Mesmo com um design mais simples, o WooCommerce exige conhecimento da ferramenta e noções de programação. Além disso, apenas profissionais da área poderão garantir que o seu e-commerce esteja seguro e de acordo com a legislação do mercado de comércio eletrônico.

Por aqui, além dos planos BRT Loja, direcionados a quem quer abrir uma loja virtual WooCommerce, também temos o check-up gratuito, onde você solicita uma avaliação completa do seu e-commerce. Após o resultado, nossa equipe te ajuda a colocá-lo nos trilhos: funcionando perfeitamente e vendendo muito!

wordpress-woocommerce

Esperamos que você tenha entendido o que é WooCommerce, como ele funciona e quais as vantagens de usá-lo. Lembre-se que ao abrir um negócio virtual você precisa estar aberto para as melhores opções de serviço. A ajuda de profissionais especializados é importante para otimizar os resultados e alavancar as vendas.

Gostou deste conteúdo? Quer mais informações sobre a criação de loja virtual WordPress e WooCommerce? Então, não perca tempo e entre em contato conosco. Nossos consultores profissionais estão preparados para esclarecer suas dúvidas e contribuir para o sucesso do seu negócio.

#vempraBertholdo

(Visited 17.297 times, 3 visits today)