Com a chegada do fim do ano, se aproxima também um dos dias mais importantes para o varejo brasileiro: a Black Friday 2018!

A data é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.

Então, se você, lojista virtual, quer aproveitar a data para aumentar a receita do seu negócio, damos a seguir algumas dicas sobre como se preparar e ter sucesso em suas vendas. Confira!  

dicas para a black friday

Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Quando o público pensa em Black Friday 2018, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.

Por isso, para não errar e ter um resultado de sucesso nessa época, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira.

Então, analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.

Pense em uma pré-campanha

Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Sim! Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.

Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.

Um aspecto importante é a forma como a pré-campanha será realizada, já que um impacto negativo resulta na visão que o público tem sobre o e-commerce. Para diminuir esse risco, opte por uma ação próxima da Black Friday para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.

Crie uma jornada completa

O que é exatamente criar uma jornada completa? É pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.

Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.

Para que isso aconteça, o lojista precisa ficar atento em pontos que agradem o consumidor. Por exemplo, a oferta de cupons, brindes e outros benefícios durante a compra são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.

Além disso, invista em marketing digital e esteja presente nas redes sociais. Fazer isso engaja o público e ajuda na construção de um relacionamento duradouro. E isso é o que toda empresa deseja, certo?

Então pense, planeje e coloque em prática boas estratégias durante todo o processo e não somente na data da Black Friday.

Invista em bons anúncios

Se você quer investir em marketing digital e com isso ter um maior número de vendas na Black Friday, os anúncios são um poderoso aliado. Usar essa estratégia aumenta as chances de destaque — e quanto maior visibilidade, mais lucros.

No entanto, um bom anúncio precisa ter um diferencial de tantos outros publicados nas redes sociais. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda.

Foque em chamadas sucintas, que despertem a atenção do usuário e priorize a boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com o seu e-commerce.

Considere que o anúncio, em muitos casos, é o primeiro contato que o lead (futuro cliente) tem com a loja virtual. Por isso, vale a pena investir em uma propaganda que impacte positivamente o usuário.

Prepare o atendimento

Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário.

Provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas.

Lembre-se que sua loja virtual não será a única a fazer promoções. Todas as concorrentes também estarão tentando captar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.

Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os leads. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe.

Foque no engajamento das suas redes sociais

Hora de falar sobre as redes sociais, principalmente se você quer ter sucesso na Black Friday! Por isso, foque no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento.

A dica é: prepare-se com antecedência! Comece a divulgar conteúdo sobre a data, pelo menos, 15 dias antes. Isso é muito importante porque, assim, você prepara o consumidor, de forma que ele se organize para ter dinheiro no dia determinado.

Vale ressaltar que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é interessante!

Esteja próximo do seu cliente

Estar próximo dos clientes é algo que as redes sociais oferecem com maestria! Use e abuse desse poder.

Por meio das mídias sociais, ofereça atendimento diferenciado e responda a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O importante é dar atenção a todos e, claro, em tempo hábil.

Sobre isso, veja se a sua loja virtual tem um crescimento de engajamento significativo na Black Friday. Se sim, vale a pena reforçar a equipe durante o mês de Novembro.

Reforce o seu estoque

Como se preparar para a Black Friday sem pensar no estoque? Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com um número maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Afinal, as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda.

Sendo assim, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual. Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.

Tenha cuidado com o frete

É preciso entender que o cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado. Então trate a Black Friday com seriedade e esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre a entrega.

Planejar e conversar com o seu fornecedor também é fundamental, pois você precisa passar um prazo de entrega real aos clientes.

As pessoas que deixam para adquirir produtos nesse dia supõem que a entrega será bastante demorada, então tente postar o quanto antes seus pedidos e surpreenda o seu cliente! Dessa forma ele será fidelizado, e esse deve ser um dos seus principais objetivos.

Preze pela transparência

Não suba o preço de um produto para aplicar o desconto — agindo desse modo você só prejudica a imagem da sua marca. A transparência é primordial, então, mesmo que você não coloque descontos em todos os itens, faça promoções reais.

Caso você não tenha muitos produtos, use a Black Friday como um “queimão”, oferecendo preços imperdíveis aos produtos pouco procurados. Assim as pessoas ficam contentes, divulgam a sua marca e você aumenta sua base de clientes.

Lembre-se que a Black Friday 2018 não deve ser Black Fraude

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday foi “carinhosamente” apelidada pelos brasileiros de “Black Fraude”, pelo simples fato de muitas empresas enganarem os clientes com promessas ilusórias de prazo de entrega, qualidade dos produtos e, principalmente, preços.

Super dicas para a Black Friday 2017

Então, não seja como essas empresas! Ofereça situações reais para o seu público e, certamente, seu negócio terá resultados positivos.

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