Prepare seu e-commerce para o Dia dos Pais 2022 e venda mais

O Dia dos Pais no e-commerce vem mudando a cada ano. Sim! Já foi o tempo em que eles gostavam de ganhar apenas eletrônicos e produtos similares. Em 2022, o Dia dos Pais será celebrado no dia 14 de agosto.

Em 2021, o Dia dos Pais no e-commerce bateu todos os recordes no Brasil. O faturamento superou os R$ 6,2 bilhões, representando crescimento de 15,99% em comparação com a mesma data do ano anterior.

Os tempos são outros e homens estão, cada vez mais, vaidosos e deixando de lado o velho e batido estereótipo masculino. Por isso, chegou a hora de reinventar as campanhas para a data!

Dia dos Pais no e-commerce: o que eles realmente querem?

Para te ajudar nessa mudança, vamos falar sobre o crescimento das vendas do Dia dos Pais em 2016 e, também, conversar sobre a mudança comportamental dos homens. Assim, você poderá focar em estratégias mais certeiras e inovadoras!

Dia dos Pais no e-commerce: os números só crescem!

O conforto de receber os produtos em casa, a facilidade em comparar preços em um clique e, claro, a correria diária, são apenas alguns dos fatores que têm feito com que os brasileiros comprem mais online. E, as datas comemorativas são campeãs!

Segundo dados da Neotrust a data comemorativa em 2021 superou em vários quesitos os números do ano anterior.

Além do aumento de 15,99% no faturamento, o valor do ticket médio também aumentou, saltando para R$ 450,00, aumento de 11,3% em comparação com 2020.

A quantidade de pedidos realizado cresceu 4,2% alcançando a marca de 13,9 milhões.

Sobre o Dia dos Pais, de acordo com dados da Worldpay, na semana que antecedeu a data, as transações online aumentaram 12% em comparação a uma semana típica de vendas.

Outro dado interessante, visto na pesquisa, mostra que, a 3 dias da data, houve um crescimento de 31% das vendas. Esse é exatamente o prazo médio para a entrega dos produtos. Isso te soa familiar? Afinal, quem nunca deixou as compras pra última hora?

Porém, isso está mudando um pouco! A Worldpay também destacou que, o segundo momento com o maior pico de vendas, foi 11 dias antes da comemoração do Dia dos Pais. Esse dado é importante para lojistas, mostrando que muitos brasileiros estão se planejando com mais antecedência.

Mas, por ora, vamos focar em 2022, já que a maioria dos trabalhadores recebem na semana do Dia dos Pais e vão comprar, sim, os presentes pertinho da data!

Segundo pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Shopee, os consumidores vão gastar, em média, R$ 262 com o presente dos Pais em 2022,  representando um aumento de 20% na comparação com 2021.

Então, vamos à pergunta: o que eles, realmente, querem ganhar de presente?

O Dia dos Pais e os novos hábitos de consumo dos homens

Sim, eles ainda amam produtos eletrônicos e vamos falar, um pouco mais à frente, sobre isso. Mas, vamos começar por outra descoberta interessante!

Uma pesquisa nacional registrada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que os homens também deixam de economizar, e até mesmo se endividam, na hora de comprar produtos ou serviços de beleza e estética.

Segundo a pesquisa, cerca 25,4% dos entrevistados contaram que já guardaram dinheiro para esse tipo de consumo Já outros 6,5% já acumularam dívidas para priorizar esse tipo de compra. Está espantado(a)? Vamos ver mais!

Sobre o consumo de roupas e acessórios, 74,9% dos homens disseram que se esforçam para estarem sempre bem vestidos e, também, que acreditam que cuidar da aparência é uma necessidade e não um luxo. Por isso, se você tem um e-commerce de beleza, bem-estar e moda, não se esqueça de focar em campanhas para o Dia dos Pais.

Agora, eles também focam em eletrônicos e demais compras relacionadas ao universo digital. De acordo com pesquisa da e.life, homens acima dos 40 anos acessam a internet por meio de tablet, Smart TV, Google Chromecast, Apple TV.

Já a maioria, independente da idade, tem o celular como o substituto do jornal impresso. O levantamento mostrou que 76% deles leem notícias no celular todos os dias; 70% utilizam o aparelho para jogos;  e 2 em cada 3 entrevistados acessam streaming pelo smartphone.

Pegando carona nesse tema, os filhos estão, cada vez mais, observando essa preferência pelos conteúdos digitais. As compras de downloads aumentaram 7% na semana anterior ao Dia dos Pais de 2016, sendo que o valor médio foi 25% maior do que em outros períodos (R$ 21,00). Tudo isso faz com que filmes, jogos e músicas sejam uma tendência, que ainda vai crescer muito, na hora de presentear o paizão.

Viu como é preciso sair do senso comum e inovar? Agora, coloque a sua loja virtual em evidência e divulgue os seus produtos. Afinal, há um tipo de pai para todos os gostos e bolsos!

Dicas para preparar a sua loja virtual para o Dia dos Pais

Após entender mais sobre o cenário do vareja no período das comemorações do Dia dos Pais, chegou o momento de colocar a mão na massa e preparar a sua loja virtual para receber os clientes.

Abaixo, separamos 5 principais dicas que irão te ajudar a vender mais!

#1 Prepare sua loja virtual

Essa dica é, digamos, básica, mas é a mais importante de todas e, por isso, vale ressaltar. Estar com a sua loja virtual preparada para a data é fundamental para o sucesso da sua campanha.

Prepare banners com ofertas, posicione os principais produtos logo na primeira página e faça testes com foco na experiência do cliente tanto no desktop quanto no mobile.

Ah, e se você tiver um blog, prepare um conteúdo especial com dicas de presentes para os papais!

#2 Selecione os produtos certos

No momento de divulgar as promoções, selecione produtos que mais têm potencial de vendas, de olho, claro, no público-alvo.

Aposte em itens citados nos hábitos de consumo, que listamos nos tópicos acima: eletrônicos, camisas, sapatos, perfumes e etc!

#3 Divulgue as ações de maneira estratégica

Além de utilizar o tráfego orgânica, que tal separar um budget para divulgar a ação de Dia dos Pais por meio das mídias pagas? Campanhas no Google e no Instagram, por exemplo, chegarão, em tempo hábil, nas pessoas que estão propensas a comprar com você!

Aqui temos um conteúdo completo sobre como utilizar esses canais!

#4 Se programe para os prazos de entrega

Receber o presente até o domingo dos pais é mais que importante para a experiência positiva do cliente. Então, se organize para que os prazos sejam cumpridos.

Uma dica: para pessoas que estão na mesma cidade que você, envie os produtos por meio de parceiros como o Loggi ou motoristas de aplicativo. Já para pessoas que estão em outras partes do Brasil, estabeleça uma data limite para que a compra seja feita, de maneira com que a entrega não atrase.

Ah, e divulgue tais informações em todos os canais de comunicação. Mantenha as pessoas informadas sobre todos os seus processos. Garantimos que elas ficarão felizes com tanta transparência!

#5 Treine sua equipe para o pré e pós-vendas

Estar atento a todas as etapas da jornada do consumidor fará com as pessoas retornem ao seu e-commerce para novas compras.

Então, treine sua equipe para atendimentos ágeis em chats de atendimento, e-mail e outros canais que estejam ligados ao pré-vendas. Quanto mais rápido for o retorno, mais chances há de haver conversão. Além disso, as mensagens devem demonstrar gentileza e disponibilidade em ajudar.

E, olha, essa atenção se mantém no pós, viu? Pergunte ao clientes como foram as entregas, peça avaliação em relação ao atendimento e a experiência no site, esteja aberto para solicitações de trocas e afins. Dessa maneira, as pessoas irão perceber que você, realmente, se importa com elas. Como resultado, elas voltarão. Fidelizar clientes é o momento mais importante de todo o processo, não é mesmo?

Para ajudar, baixe o nosso e-book e saiba como divulgar a sua loja virtual nas redes sociais!

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