A Black Friday, vocês já conhecem e já publicamos, aqui, dicas para que o seu e-commerce aproveite a data. Agora, vamos falar sobre a Cyber Monday, conhecida como a segunda-feira mais importante para o comércio eletrônico.

Neste ano, 2018, a Cyber Monday acontecerá no dia 26 de novembro e promete movimentar, ainda mais, as vendas! Você já está por dentro e pronto para aproveitar a oportunidade? A gente te conta mais sobre a iniciativa agora!

Cyber monday

Cyber Monday: o que é e como surgiu?

A Cyber Monday foi criada em 2005, nos Estados Unidos, quando grandes varejistas do comércio eletrônico decidiram que era necessário haver uma data especial com foco em proporcionar preços baixos nos e-commerces, principalmente para produtos eletrônicos e de informática.

A data eleita foi a segunda-feira pós Black Friday, que recebeu o nome de “Cyber Monday” (segunda-feira cibernética). Reza a lenda que a ideia nasceu também por conta do aumento da procura por compras online na segunda-feira, dia em que as pessoas voltavam ao trabalho e acessavam a internet, pegando carona em boas conexões.

Assim, a Cyber Monday se tornou a última oportunidade de desfrutar dos descontos oferecidos pela Black Friday. Porém, com exclusividade para o ambiente digital.

Crescimento da Cyber Monday no Brasil

A Cyber Monday tem ganhado força no Brasil. Em 2015, a data registrou faturamento de 55% acima do esperado, alcançando mais de R$ 294 milhões em vendas e 679 mil pedidos. Já em 2017, os valores chegaram a mais de R$ 1 bilhão!

Quem participa? Varejistas de todas as áreas, mas principalmente lojas virtuais que vendem eletrônicos e informática, como Ricardo Eletro, Saraiva, Ponto Frio, Magazine Luiza e Americanas.

Dicas para o seu e-commerce vender mais na Cyber Monday

Faça o planejamento para a data

Para que a sua loja virtual tenha um bom resultado de vendas na Cyber Monday, é importante se planejar com antecedência. Isso significa selecionar os produtos que entrarão na promoção, assim como negociar com bons fornecedores.

Use e abuse das redes sociais para divulgar as ofertas, mas não se precipite e coloque as mesmas em evidência somente na data. Até lá, faça um esquenta e avise aos seus seguidores que a Cyber Monday está chegando!

Com uma boa estratégia de divulgação aliado a uma operação logística bem pensada, você irá atingir  bons resultados!

Ofereça descontos reais

A loja virtual que quer vender mais na Cyber Monday precisa estar atento em oferecer bons descontos, já que esse fator será o principal diferencial. Lembre-se de que, valores com descontos pouco atrativos, pode colocar o seu negócio em evidência negativa.

Além disso, por ser uma data próxima a Black Friday, conhecida no Brasil por descontos enganosos, é preciso estar atento: as pessoas estarão de olho e prontas para reclamarem se sentirem enganadas.

A dica é: planeje-se para não ter prejuízo. Calcule qual será a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, quais serão os descontos ofertados.

Se você não conseguir chegar em uma boa margem de lucro, vale usar a criatividade! Monte kits de produtos, ofereça descontos progressivos, ofereça frete grátis a partir de determinado valor em compras. Com certeza, seus clientes irão agradecer e chamar os amigos!

Pegue carona na Black Friday

E, por falar na Black Friday, use ela para embasar a sua estratégia de vendas. Ambas iniciativas acontecem em datas muito próximas, então, a sugestão é usar o mesmo estoque, de modo com que a Cyber Monday seja uma queima dos produtos que não foram vendidos na sexta-feira.

Dica: fique atento aos produtos que apresentarem bom desempenho durante a Black Friday. Dessa maneira, você conseguirá entender as tendências de mercado e focar nas mesmas durante a Cyber Monday.

Foco na operação pós-venda

Uma loja virtual de sucesso possui um ótimo pós-vendas. Então, faça tudo o que puder para que os produtos cheguem intactos e dentro do prazo para os seus clientes.

Esse fator será fundamental para garantir a satisfação da sua base, além de adquirir/manter uma boa reputação na internet. Do contrário, seu e-commerce ficará mal falado e nada como uma campanha negativa para derrubar um negócio promissor.

Dica: como essa é uma data em que você irá esperar mais vendas, prepare as embalagens que serão utilizadas para o envio de mercadorias, já deixei agendando a coleta pata a postagem nos correios. Por fim, esteja treinado para oferecer um bom pós-venda, tanto por e-mail, telefone ou redes sociais.

Faça contato com marketplaces

Que tal entrar em contato com marketplaces e apresentar seus produtos para que os mesmos sejam vendidos na Cyber Monday? Essa é uma excelente oportunidade para o aumento de faturamento para o seu e-commerce, principalmente em datas comerciais como essa.

Um marketplace oferece alto número de visitantes mensais, tecnologia, logística própria e diversidade de portfólio. Pense nessa possibilidade e já faça os seus contatos.

Cyber Monday: a hora é agora!

Agora que você já sabe tudo sobre a Cyber Monday, coloque as ideias em prática.

O prazo ficou apertado e não vai ter tempo para trabalhar em todos os itens citados acima: veja os produtos que estão “sobrando” em estoque e faça uma queima, ofereça facilidade no frete e aposte em marketplaces. Esse combo irá te auxiliar em caso de emergência. Acredite!

Boas vendas!

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