A Cyber Monday, também conhecida como a segunda-feira do e-commerce, é uma ótima oportunidade de vendas. Como o nome diz, ela acontece em uma segunda-feira e a data é perto da Black Friday. Saiba mais!

A Black Friday você já conhece, e já publicamos, aqui, dicas para que o seu e-commerce aproveite a data. Agora, vamos falar sobre a Cyber Monday, conhecida como a segunda-feira mais importante para o comércio eletrônico. Essa é uma oportunidade de impulsionar as vendas do negócio mesmo para quem já se programa para vender mais na Black Friday.

Neste ano de 2020, a Cyber Monday acontecerá no dia 30 de novembro e promete movimentar ainda mais as vendas! Você já está por dentro e pronto para aproveitar a oportunidade? Entenda como surgiu essa época e confira como se programar para ter sucesso nesse período. A gente conta mais sobre a iniciativa agora. Boa leitura!

Cyber Monday

O que é a Cyber Monday e como surgiu?

A Cyber Monday foi criada em 2005, nos Estados Unidos, quando grandes varejistas do comércio eletrônico decidiram que era necessário haver uma data especial com foco em proporcionar preços baixos nos e-commerces, principalmente para produtos eletrônicos e de informática.

A data eleita foi a segunda-feira pós-Black Friday, que recebeu o nome de “Cyber Monday” (segunda-feira cibernética). Reza a lenda que a ideia nasceu também por conta do aumento da procura por compras online na segunda-feira, dia em que as pessoas voltavam ao trabalho e acessavam a internet, pegando carona em boas conexões.

Assim, a Cyber Monday se tornou a última oportunidade de desfrutar dos descontos oferecidos pela Black Friday, porém, com exclusividade para o ambiente digital. Em outras palavras, essa é uma ótima oportunidade de apostar no marketing para e-commerce e conseguir ótimos resultados.

Como se deu o crescimento da Cyber Monday no Brasil?

A Cyber Monday tem ganhado força no Brasil. Em 2015, a data registrou faturamento de 55% acima do esperado, alcançando mais de R$ 294 milhões em vendas e 679 mil pedidos. Já em 2017, os valores chegaram a mais de R$ 1 bilhão!

Quem participa? Varejistas de todas as áreas, mas principalmente lojas virtuais que vendem eletrônicos e informática, como Ricardo Eletro, Saraiva, Ponto Frio, Magazine Luiza e Americanas.

Como fazer o seu e-commerce vender mais na Cyber Monday?

Se você percebeu como essa data pode melhorar as vendas da sua loja virtual, então, é hora de aproveitar a Cyber Monday. Confira os principais passos para se preparar e garantir bons resultados para o seu negócio on-line!

Faça o planejamento para a data

Para que a sua loja virtual tenha um bom resultado de vendas na Cyber Monday, é importante se planejar com antecedência. Isso significa selecionar os produtos que entrarão na promoção, assim como negociar com bons fornecedores.

Use e abuse das redes sociais para divulgar as ofertas, mas não se precipite e coloque-as em evidência somente na data. Até lá, faça um “esquenta” e avise aos seus seguidores que a Cyber Monday está chegando! Com uma boa estratégia de divulgação aliada a uma operação logística bem pensada, você atingirá bons resultados!

Ofereça descontos reais

A loja virtual que quer vender mais na Cyber Monday precisa estar atenta e oferecer bons descontos, já que esse fator será o principal diferencial. Lembre-se de que valores com descontos pouco atrativos podem colocar o seu negócio em evidência negativa.

Além disso, por ser uma data próxima à Black Friday, conhecida no Brasil por descontos enganosos, é preciso ter atenção: as pessoas estarão de olho e prontas para reclamar caso se sintam enganadas. A dica é: planeje-se para não ter prejuízo. Calcule qual será a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, quais serão os descontos ofertados.

Se você não conseguir chegar a uma boa margem de lucro, vale usar a criatividade! Monte kits de produtos, ofereça descontos progressivos e disponibilize frete grátis a partir de determinado valor em compras. Com certeza, os seus clientes agradecerão e chamarão os amigos!

Cyber Monday

Pegue carona na Black Friday

E, por falar na Black Friday, use-a para embasar a sua estratégia de vendas. Ambas as iniciativas acontecem em datas muito próximas, então, a sugestão é usar o mesmo estoque, de modo que a Cyber Monday seja uma queima dos produtos que não foram vendidos na sexta-feira.

Uma dica é ficar atento aos itens que apresentaram bom desempenho durante a Black Friday. Dessa maneira, você conseguirá entender as tendências de mercado e focar cada uma delas durante a Cyber Monday.

Tenha foco na operação pós-venda

Uma loja virtual de sucesso tem um ótimo pós-vendas. Então, faça tudo o que puder para que os produtos cheguem intactos e dentro do prazo aos seus clientes.

Esse fator será fundamental para garantir a satisfação da sua base, além de ajudá-lo a adquirir/manter uma boa reputação na internet. Do contrário, o seu e-commerce ficará mal falado e nada como uma campanha negativa para derrubar um negócio promissor.

Dica: como essa é uma data em que você espera por mais vendas, prepare as embalagens que serão utilizadas para o envio de mercadorias e já deixe agendada a coleta para a postagem nos correios. Por fim, esteja treinado para oferecer um bom pós-venda, tanto por e-mail quanto por telefone ou por redes sociais.

Faça contato com marketplaces

Que tal entrar em contato com marketplaces e apresentar os seus produtos para que eles sejam vendidos na Cyber Monday? Essa é uma excelente oportunidade para o aumento de faturamento para o seu e-commerce, principalmente em datas comerciais como essa. Um marketplace oferece um alto número de visitantes mensais, tecnologia, logística própria e diversidade de portfólio. Pense nessa possibilidade e já faça os seus contatos.

O que é a Cyber Week — a Cyber Monday que dura a semana inteira?

Uma forma que os lojistas encontraram de quebrar os seus recordes em vendas foi estendendo o prazo da Cyber Monday. Assim como a Black Friday, nos ambientes digitais, amplia-se por toda a semana, ganhando o título de Black Week, melhorando a experiência do usuário, que tem mais tempo para aproveitar as ofertas, a Cyber Week é a ampliação da Cyber Monday por toda a semana.

Claro que o mote da Cyber Week, apesar de ter o nome muito parecido com a segunda-feira cibernética, é um pouco diferente. A ideia é aproveitar o que restou no estoque após investir em promoções irresistíveis para que o seu público compre.

Talvez por esse motivo, a Cyber Week pode ter margens de lucro menores que a Cyber Monday, mas trazer ganhos com a quantidade de vendas. Para isso, você pode seguir alguns passos:

  • preparar-se para a Cyber Monday;
  • gerar um buzz sobre a Cyber Week;
  • monitorar a sua campanha da Cyber Monday em tempo real, entendendo o que foi vendido e quais produtos ainda estão com alto estoque;
  • criar indicadores para impulsionar as vendas. Por exemplo: se você vendeu menos de 10% de um determinado smartphone durante a Cyber Monday, vale fazer outra oferta durante a Cyber Week.

Apesar de esse tipo de estratégia ser muito interessante, é fundamental ter clareza quanto aos descontos que podem ser praticados e quanto à forma como a empresa se posicionará. Afinal, o objetivo é melhorar os resultados e uma oferta mal posicionada pode gerar, até mesmo, prejuízo. Então, prepare-se e tenha os números sempre à mão antes de montar uma promoção-relâmpago.

Cyber Monday: a hora é agora!

Agora que você já sabe tudo sobre a Cyber Monday, coloque as ideias em prática. Lembre-se de que é fundamental se programar, checando o estoque para garantir as melhores vendas e desenvolvendo uma estratégia de marketing adequada para a data. Conte com o suporte de uma empresa profissional e garanta que a sua loja virtual funcionará sem problemas.

O prazo ficou apertado e você não vai ter tempo para trabalhar todos os itens citados acima? Veja os produtos que estão “sobrando” em estoque e faça uma queima, ofereça facilidade no frete e aposte em marketplaces. Esse combo o auxiliará em caso de emergência. Acredite e boas vendas!

Como você viu, a Cyber Monday é uma época fantástica para aumentar as vendas e, ainda, uma oportunidade para ativar a lista para as ofertas do Natal, uma das principais datas que aquecem o comércio no nosso país. Lembre-se de que existem muitos perfis de consumidores diferentes e de que se preparar para os períodos mais relevantes para o seu negócio certamente aumentará as vendas.

Para isso, é fundamental se manter atualizado em relação aos períodos sazonais. Confira, então, o nosso artigo com o calendário do e-commerce 2020 e aposte nas principais datas para vender!

(Visited 406 times, 1 visits today)
Cyber Monday: o que é e como vender mais! Cyber Monday: o que é e como vender mais! Cyber Monday: o que é e como vender mais! 2020-10-13 14:29:35
5 5 1