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Promoções de Fim de Ano: Dicas Para Vender Mais

Quer aumentar as vendas da sua loja virtual? Descubra os segredos para uma boa campanha de promoções de fim de ano para executar ainda em 2022!

✓ Conteúdo criado por humano

Promoções de fim de ano podem ajudar a melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce, pois datas comemorativas, como o Natal e o Réveillon, costumam deixar as pessoas mais dispostas a comprar. Isso sem mencionar fatores como a liberação do 13º salário, que aumenta o poder de compra do consumidor.

Porém, é importante você ter em mente que os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. Quer dizer que uma promoção só vai chamar a atenção deles se for realmente vantajosa, o que exige que as lojas virtuais se preparem de maneira adequada.

As promoções de fim de ano são importantes por compreenderem duas grandes datas sazonais do calendário comercial: a Black Friday e também a época do Natal. Além de ser um período no qual o comércio está aquecido, essa é uma época que, muitas vezes, compensa a queda nas vendas de janeiro para grande parte do comércio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica como criar promoções capazes de alavancar suas vendas no final do ano. Confira!

Promoções de fim de ano

#1 Entenda as demandas dos seus clientes

Um dos passos mais importantes ao elaborar uma promoção de fim de ano é compreender o que seus clientes querem. Sem esse cuidado, você não vai saber ao certo quais condições são interessantes para o seu consumidor, o que inclui os produtos mais buscados e os descontos oferecidos.

Por exemplo, se o seu público está interessado em determinada bolsa, colocar em promoção uma sandália — que não é a prioridade dos consumidores no momento — pode fazer o seu e-commerce perder uma grande oportunidade de aumentar o número de vendas.

Por essa razão, é necessário que você analise as informações à sua disposição — como os produtos mais visitados na loja virtual e as interações em redes sociais — para identificar os itens que os seus clientes desejam comprar.

#2 Considere os custos de cada produto

As promoções de fim de ano precisam ser vantajosas para os clientes, mas não podem causar prejuízos ao seu e-commerce. É possível evitar esse problema analisando os seus produtos e os custos atrelados a eles — como o frete —, em busca de um ponto de equilíbrio que beneficie tanto o cliente quanto a loja virtual.

Nesse momento, você pode negociar com seus fornecedores em busca de condições melhores. Dependendo da demanda dos clientes pelo produto, considere, até mesmo, fazer uma compra maior para receber melhores descontos dos fornecedores e repassá-los aos clientes.

#3 Planeje as suas promoções de fim de ano

Uma vez que você selecionou os produtos que vão entrar em promoção e definiu um desconto interessante para o cliente — mas que não prejudique o seu caixa —, o passo seguinte consiste no planejamento da promoção em si.

Aqui, é preciso definir as datas de início e de fim da promoção. O ideal é que a promoção seja feita próxima de datas comemorativas, como o Natal, pois isso cria condições para que os consumidores façam compras para presentear amigos, familiares e até colegas de trabalho.

Você também pode usar a Black Friday como início das suas ofertas que se prolongam pelo mês seguinte, cobrindo o período até chegar no Natal e Ano Novo.

#4 Cuide da divulgação

Uma boa estratégia de divulgação é essencial para que o público conheça as suas promoções de fim de ano. Você pode contar com uma série de ferramentas para otimizar essa tarefa — inclusive, diante do que cada uma tem a oferecer, vale a pena investir em mais de uma.

Uma estratégia de SEO eficiente, por exemplo, pode posicionar bem o negócio nos motores de busca, como o Google. Isso eleva o alcance da marca e tende a atrair mais potenciais clientes.

Já o impulsionamento de publicações em redes sociais, como o Facebook Ads, permite que um enorme número de pessoas fique por dentro dos anúncios do e-commerce.

Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

#5 Realize ofertas antecipadas para as promoções de fim de ano

Uma boa gestão de estoque ajuda a pensar também na antecipação de suas promoções. Muitas lojas virtuais tendem a começar suas promoções de fim de ano em ofertas antes da Black Friday. Esse tipo de estratégia alcança um público que já tem mais clareza do que deseja.

Além disso, se o usuário conhece o seu e-commerce por meio de uma ação dessas, isso aumenta as chances de compras futuras. Por isso, pense em qual será a lógica de preços para aproveitar os diferentes movimentos que acontecem nesta época do ano.

Afinal, quem faz as compras de fim de ano em novembro, tende a buscar por preços mais em conta. Em contrapartida, as promoções de dezembro podem estar direcionadas para experiências diferenciadas, sorteios e distribuição de brindes.

Lembre-se de que você deve adaptar as suas promoções de fim de ano de acordo com o perfil da sua marca e do seu público. Dessa forma, além de garantir a satisfação dos clientes, você agregará valor com as suas promoções.

#6 Aposte sempre em ofertas diferentes

Uma boa oferta precisa se destacar da concorrência e mostrar valor para o cliente. Pesquise o que outras lojas do seu nicho, sejam elas físicas ou virtuais, estão fazendo. Ofereça preços, combos e situações diferenciadas para o seu público.

Experimente diminuir o valor da entrega expressa ou, até mesmo, oferecer o frete expresso gratuito. Teste combinações para atender ao seu planejamento de estoque, oferecendo descontos a partir de uma determinada quantidade de itens de um mesmo produto ou linha.

Se for o caso, crie descontos progressivos — a ideia é apostar em inovações e descobrir quais delas fazem mais sentido para o seu público.

#7 Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores digitais são excelentes parceiros de lojas virtuais. Eles podem fechar parcerias recebendo uma comissão sobre as vendas dos produtos que apresentarem. Existem, até mesmo, aquelas parcerias de ouro, na qual o influenciador recebe determinado produto para testar.

Não se desanime se você não conseguir contatar os grandes players do seu mercado, que geralmente são os mais procurados.

Pesquise por outros nomes que sejam compatíveis com o porte da sua loja virtual e dê visibilidade às promoções de fim de ano para um público bastante recortado, aumentando as chances de vendas.

Como divulgar as promoções de fim de ano

#8 Use as redes sociais para divulgar as promoções de fim de ano

As redes sociais são uma excelente estratégia de marketing para a sua loja virtual. Planeje campanhas com postagens nos perfis da sua marca e, dependendo dos seus objetivos, invista também em anúncios pagos para divulgar as suas promoções de fim de ano nessas mídias.

Escolha os dias da semana e horários que o seu público apresenta maior interação e aumente a visibilidade das suas ações.

Por fim, é importante prestar atenção aos seus estoques. Isso porque seria frustrante para o cliente esperar o ano inteiro pela promoção e, no momento de fazer a compra, encontrar o produto esgotado. Tal experiência pode levá-lo a deixar de comprar na loja virtual no futuro.

Por meio das promoções de fim de ano, seu e-commerce pode elevar consideravelmente as suas vendas. No entanto, para garantir o sucesso desse projeto, é necessário colocar em prática os cuidados que apresentamos neste artigo.

Agora que você sabe como implementar uma promoção de fim de ano, confira também 5 erros fatais do e-commerce que levam muitas lojas virtuais a perderem vendas.Salvar

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Autor/a

Bertholdo

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