Um bom planejamento de estoque pode fazer toda a diferença em um e-commerce. Isso porque o comércio eletrônico permite a venda para qualquer lugar do país, expandindo o público-alvo, mas se a gestão dos produtos não for eficiente, o empreendedor pode perder oportunidades e frustrar seus potenciais clientes.

Existem diferentes pontos que devem ser atentados para quem deseja ter seu estoque bem controlado. Neste conteúdo,  vamos mostrar tudo o que é preciso saber. Acompanhe!

Planejamento de estoque

Qual é a importância de um bom planejamento de estoque?

Antes de entrarmos no assunto sobre como desenvolver um bom planejamento de estoque, precisamos pensar nos motivos para fazer isso. Listamos alguns, a seguir.

Maior oportunidade de vendas

Uma loja virtual pode receber milhares de visitantes por mês. Esse enorme fluxo de pessoas representa oportunidades. Porém, se alguém entra no seu site, visualiza um produto, toma a decisão de compra, mas se surpreende com uma mensagem de falta de estoque, isso pode se tornar uma frustração e fazer com que você perca vendas.

Por isso, manter o planejamento de estoque garante que seu negócio tenha um bom desempenho!

Melhor competitividade no mercado

Outro ponto importante é a competitividade no mercado. O comércio eletrônico tem um nível de concorrência bastante elevado, com várias empresas disputando o mesmo público-alvo. Então, se uma delas não tem os itens à disposição dos clientes, eles buscarão os produtos em outras lojas.

Melhor relacionamento com os clientes

O terceiro ponto é o relacionamento com os clientes. Como já dissemos, entrar em uma loja virtual e encarar uma mensagem de falta de estoque não é nada agradável e prejudica a experiência do consumidor. De forma oposta, entregar diversas opções para o público gera pontos positivos!

Quais são as melhores práticas para uma boa gestão de estoque?

Agora que já sabe a importância, vamos mostrar como criar um bom planejamento de estoque.

Cheque o estoque com frequência

A primeira dica é checar o estoque com frequência. Você pode adotar diferentes sistemas para controlar a quantidade de itens que sua empresa dispõe, mas é sempre bom criar verificações regulares. Estipule um dia para essa verificação e atualize o controle no e-commerce.

Conte com bons fornecedores

O segundo ponto é analisar muito bem seus fornecedores. Mesmo que você faça uma boa gestão, se um de seus fornecedores atrasar a entrega de um produto, todo o prejuízo pode cair para o seu negócio.

Por isso, conte sempre com bons parceiros, analise o intervalo entre os pedidos de compra e entrega e faça diversas cotações, até mesmo para encontrar preços melhores.

Entenda os principais modelos de estoque

Existem diferentes modelos de estoque e entender isso é muito importante. Vejamos os principais:

  • compartilhado: destinado à empresas com loja física e on-line. O mesmo estoque pode ser armazenado em um só local;
  • dropshipping: nesse modelo, o estoque é terceirizado. Os itens serão enviados diretamente dos fornecedores para o cliente;
  • descentralizado: os produtos são mantidos em pontos diferentes e enviados de acordo com a localização do cliente;
  • consignado: o lojista compra uma determinada quantidade de itens, faz o armazenamento, mas pode devolver a parcela que não foi vendida.

O ideal para escolher o seu modelo de estoque é analisar o tipo do negócio, os produtos e o público. Considere as vantagens e desvantagens de cada opção e aquela que mais se encaixe no perfil da empresa.

Defina os responsáveis pela gestão e operação

Por fim, é importante definir os responsáveis pelo estoque, tanto pela entrada dos itens como a saída, além dos inventários. Se não tiver pelo menos uma pessoa com esse dever, muitos funcionários entrando e saindo do local com os produtos pode provocar desorganização e descontrole.

Portanto, vimos que o planejamento de estoque para e-commerce é crucial para o sucesso do negócio. A importância dessa boa gestão vai desde vantagens perante a concorrência até a boa relação com os clientes. Tenha atenção com as dicas que passamos e aplique-as no dia a dia do seu negócio para alcançar os bons resultados!

Como fazer um planejamento de estoque para e-commerce

Gostou do nosso conteúdo? Não perca mais tempo e assine nossa newsletter para receber mais materiais diretamente no seu e-mail!

(Visited 52 times, 1 visits today)