Melhores nichos para abrir o seu e-commerce

Melhores nichos de e-commerce para investir em 2022

Quando pensamos em todos os fatores relevantes para o sucesso de uma uma loja virtual, é provável que saber como escolher um entre os melhores nichos de e-commerce seja um dos mais importantes.

Esse conhecimento é de suma relevância porque, sem um foco, o lojista não será capaz de criar estratégias eficientes de marketing, gerando um problema que tem o potencial de afetar negativamente as suas vendas, o que pode até mesmo comprometer a viabilidade do negócio ao longo do tempo. Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo com informações a respeito de alguns dos principais nichos à disposição de uma pessoa que pretende montar uma loja virtual.

Você gostaria de ter acesso a esse conhecimento? Leia o artigo e fique por dentro de 16 dos melhores nichos de e-commerce para investir em 2022!

Os 16 melhores nichos de e-commerce para 2022

Os nichos podem ser descritos como segmentos de mercado menos explorados. É justamente isso que os torna uma excelente oportunidade para que as lojas virtuais possam crescer sem ter de lidar com a concorrência direta de negócios consolidados.

Continue a leitura e confira 16 nichos que listamos para ajudar o seu e-commerce a crescer!

Melhores nichos para abrir o seu e-commerce

1. Alimentação saudável

Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais informadas, é natural que atividades saudáveis — como uma boa alimentação — ganhem destaque. Esse fato torna esse nicho de alimentação saudável um dos melhores nichos de e-commerce para 2022.

A grande questão é que — em meio à correria de um dia a dia agitado —, muitas vezes, os indivíduos acabam sem tempo para pesquisar a respeito das boas práticas relacionadas a uma dieta balanceada. Isso acaba por abrir espaço para que lojas virtuais, que atuam nesse setor, ofereçam orientações de qualidade a esse respeito em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Basicamente, os lojistas precisam oferecer mais do que produtos naturais, ajudando, assim, os seus clientes a viverem um novo estilo de vida!

2. Moda

A moda nunca perde a sua relevância, de modo que, mesmo em um nicho bem explorado, ainda existem muitas oportunidades à disposição de empreendedores atentos. Um lojista atento é capaz de usufruir de tais características e, assim, crescer no setor.

Para vender mais em uma loja virtual voltada para a moda, o lojista pode — por exemplo — comprar roupas usadas em brechós, seguindo uma linha sustentável em uma tendência conhecida como slow fashion. Além disso, os proprietários de e-commerces sempre podem fazer uso de subnichos. Basta conseguir ficar de olho nas tendências de comportamento e ser um dos primeiros a entrar no mercado para atendê-las.

Dentre as opções disponíveis, podemos citar as seguintes áreas como exemplos:

  • moda feminina;
  • moda masculina;
  • moda infantil;
  • moda para gestantes;
  • moda para esportistas;
  • moda para veganos;
  • moda gospel;
  • moda plus size.

Existem muitas oportunidades para empreender, cabendo ao empreendedor optar pela que mais se alinha ao seu perfil.

Melhores nichos de e-commerce: Moda

3. Beleza

Outro nicho que tende a se manter relevante e lucrativo é o da beleza. A diferença entre os setores de beleza e de moda é que a segunda área se expandiu muito em pouco tempo e, por isso, ainda existe muito espaço para crescer.

Além dos produtos tradicionais, hoje, existem subnichos de e-commerce que estão ganhando destaque. Como exemplo, é possível citar a maior preocupação dos homens com a estética e o cuidado de algumas pessoas para não adquirir itens testados em animais. Ademais, existem os produtos funcionais, que unem beleza à saúde.

A dica, inclusive, é apostar na última sugestão. O público está mais consciente quanto ao impacto da busca por beleza em um corpo saudável. As primeiras lojas virtuais que apostaram nesse compromisso têm tido bastante sucesso. Existem muitas opções para os lojistas que pretendem atuar nesse segmento, então, confira alguns exemplos:

  • saboaria artesanal;
  • maquiagem;
  • produtos para cuidados com as unhas.

4. Decoração

Entre os mais promissores nichos de e-commerce para investir, é possível citar o setor de decoração e de artigos para casa. Isso dado que o segmento teve um crescimento no seu faturamento de 23% no primeiro trimestre de 2017 e ainda merece atenção.

A população apresenta novos hábitos de consumo, como a busca incessante pelo bem-estar e também por personalização — característica que se reflete no mercado de decoração da mesma maneira. Sendo assim, se esse for o segmento de sua escolha, é fundamental estar atento às tendências e às exigências do consumidor.

Algumas vantagens desse nicho são o amplo público-alvo, a variedade de produtos e as altas possibilidades de vendas. O ideal, porém, é que a sua loja seja especializada em algo para se diferenciar da concorrência e atrair os clientes mais exigentes. O seu empreendimento pode ser, por exemplo:

  • especialista em um determinado item, como quadros;
  • especialista em móveis para um determinado cômodo;
  • especialista em opções mais simples e econômicas de decoração;
  • especialista em móveis de pallet;
  • especialista em artigos de um determinado país ou região.

5. Bebidas

Esse é um nicho relativamente novo e ainda com muito espaço para quem tem boas ideias. Nesse sentido, as empreitadas de e-commerce voltadas para as bebidas têm crescido muito ao investirem em exclusividade e qualidade para um público que gosta de degustar e de aprender mais sobre o produto que está consumindo.

Bons exemplos são as lojas virtuais que vendem cerveja artesanal. Várias cervejarias de pequeno porte estão surgindo no Brasil com muita qualidade e focadas em uma experiência de consumo. Criar parcerias com essas empresas e apostar em um relacionamento diferenciado com o consumidor é uma dentre as dicas interessantes para alavancar um e-commerce de bebidas logo de cara.

6. Games

Caso você prefira relacionar a sua nova marca a um público mais jovem e que está constantemente ligado à tecnologia, talvez o mercado de games seja o ideal. Aliás, o setor cresceu muito nos últimos anos no Brasil, especialmente por causa da popularização dos dispositivos mobile.

É válido ressaltar, porém, que a indústria de games vai além dos jogos: ela engloba muitos produtos, como consoles e acessórios para videogames e computadores, camisetas, bonés, chaveiros, livros e itens de decoração. Isso estende as possibilidades de atuação de quem investe nesse setor.

7. Esporte

Você é fã de esportes? Então, não é necessário nem pensar muito para escolher em qual segmento estruturar o seu e-commerce. Afinal, trabalhar com o que se gosta é a chave para o sucesso. Nesse contexto, uma ideia é comercializar produtos esportivos na sua loja virtual.

Você tem a possibilidade de especializar o seu negócio em uma determinada modalidade esportiva — luta, natação, corrida, ciclismo, yoga, dança etc., ou, até mesmo, de trabalhar com itens variados a fim de atender a uma ampla demanda. Outro ponto que merece cuidado é com relação ao público, que, geralmente, é bastante sensível nesse setor. É preciso segmentar bem os contatos para não enviar uma oferta de uma camisa do Palmeiras para um são-paulino, por exemplo.

Nicho Esportes

8. Brindes

As lojas de brindes faturam o ano todo e ainda se aproveitam dos picos de venda nas datas comemorativas. A grande vantagem do nicho é a renovação constante dos produtos, mantendo o negócio sempre relevante e atrativo para o consumidor. Portanto, se essa for a sua escolha, nunca pare de buscar novidades para novos presentes e aposte muito em customização — um grande fator de vendas na área.

9. Eletrônicos

As parcerias com fornecedores do exterior possibilitam duas oportunidades distintas no universo dos eletrônicos fazendo dropshipping. Por um lado, a oportunidade de encontrar fornecedores grossistas da China, conseguindo os produtos a excelentes preços e aumentando, assim, a margem de lucros. Por outro, é possível encontrar marcas de qualidade na Europa ou nos Estados Unidos.

Assim, você consegue atender a diversos públicos. com soluções que vão desde relógios digitais até tecnologias mais avançadas, como smartwatchs. Além disso, ainda existem os gadgets que oferecem suporte, como capas de celular.

10. Informática

Computadores e smartphones são produtos presentes nas casas e nas mãos da maioria dos consumidores hoje em dia. Com essas vendas, surge uma infinidade de itens, desde carregadores, fones de ouvido, teclados e mouses para gamers, até nobreaks. A área da informática é tão promissora que requer um calendário de e-commerce bem montado.

Isso porque os produtos que hoje são tendência e os mais procurados (e vendidos) rapidamente se tornam obsoletos com as novidades que chegam ao mercado. Então, tenha atenção, principalmente se for montar um estoque com esse tipo de produto, garantindo a lucratividade sobre o que for vendido.

11. Produtos naturais

Conforme o público consumidor se torna mais consciente, é natural que ele comece a buscar por produtos naturais, mais saudáveis e amigáveis ao meio ambiente. Tal característica torna a venda de determinados itens, como produtos de limpeza e de higiene naturais uma ótima alternativa para os donos de lojas virtuais.

Então, dá até para apostar em uma loja virtual no Instagram inicialmente, desde que você ofereça conteúdos ricos para a audiência. Isso reforça o posicionamento da marca e ajuda a agregar valores, como qualidade e credibilidade, aos produtos oferecidos. Também é importante pesquisar sobre uma empresa especializada em e-commerce para garantir a escalabilidade do negócio.

E-commerce de Produtos Naturais

12. Loja de cosméticos

Sejam naturais, sejam altamente tecnológicos, os cosméticos estão em alta. Produtos para emagrecimento e rejuvenescimento são os que mais despertam interesse nesse público que busca pela beleza. O mercado, porém, tem se expandido e apresentado cada vez mais oportunidades.

Por isso, ao montar a sua loja virtual de cosméticos, é preciso pensar no marketing para e-commerce e garantir a sua linha de produtos. Afinal, a procura é alta e a concorrência também investe pesado. Pense em quais são os diferenciais da sua empresa. Você trabalha com marcas reconhecidas no mercado? Produtos exclusivos ou artesanais? Naturais ou veganos? Divulgue esses diferenciais!

13. Artigos de filmes e séries

Talvez uma loja virtual no WordPress seja o primeiro passo para você lançar ou revender linhas de artigos de filmes e séries. As pessoas estão cada vez mais conectadas com os lançamentos do universo audiovisual e as resenhas e os memes estão aí para comprovar isso.

Então, apostar em produtos, desde peças de vestuário até canecas, agendas e cadernos personalizados com os temas dos filmes e das séries mais populares, pode ser uma excelente ideia. As pessoas querem enriquecer as suas experiências e esse tipo de e-commerce pode ser uma oportunidade (além de servir como uma opção para presentes também).

14. Dinheiro e investimentos

Quando pensamos nos melhores nichos de e-commerce, é impossível deixar de lado o nicho de dinheiro e de investimentos. Afinal, ele é um dos mais lucrativos. Outro ponto interessante a respeito desse segmento é o fato de que ele tende a crescer em períodos de crise, como o que estamos vivendo atualmente.

Para atuar nesse setor, o lojista pode disponibilizar — em sua loja virtual — determinados produtos, como livros e até mesmo outros materiais, por exemplo, cursos, elaborados com a finalidade de ajudar as pessoas a lidarem melhor com os seus próprios recursos.

Levando esse fato em consideração, podemos chegar à conclusão de que, ao fazer parte do nicho de dinheiro e de investimentos, o lojista é capaz de lucrar ao mesmo tempo em que ajuda os seus clientes a organizarem as suas finanças.

15. Maternidade e paternidade

Dentre todos os nichos disponíveis, é provável que o de maternidade e de paternidade seja um dos mais interessantes e lucrativos. Isso, inclusive, faz todo o sentido, uma vez que os pais não costumam evitar investir em soluções e em produtos capazes de ajudá-los a cuidarem melhor de seus filhos.

Como exemplos de oportunidades que podem ser exploradas nesse segmento, podemos citar enxovais para bebês, livros — e outros materiais próprios para orientar os pais — e outros produtos mais convencionais, como fraldas, brinquedos e roupinhas. Uma vez que aqueles “de primeira viagem” costumam ter mais dúvidas em relação à criação de uma criança, focar essa parcela do público pode ser uma boa alternativa para quem deseja fazer parte desse setor.

Nicho e-commerce família

16. Pets

Atualmente, é comum que as pessoas optem por não ter filhos, inclusive os casais. Os motivos por trás dessa decisão são muitos e vão desde a falta de tempo até o custo bem elevado de vida. Nesse cenário em que os indivíduos têm adotado, por sua vez, cada vez mais animais — e fornecido a eles o cuidado necessário —, o nicho de pets surge como uma solução interessante e pode ser tão lucrativo quanto o de maternidade e de paternidade.

Para atuar nesse setor, o lojista pode disponibilizar, em sua loja online, determinados itens, como roupinhas para cães e gatos, coleiras personalizadas, brinquedos, rações e outros produtos necessários para que um pet seja bem cuidado. Quem adota um bichinho costuma dedicar a ele todo o carinho que é merecido. Isso significa que — assim como o público do nicho de maternidade e de paternidade —, o público desse mercado está disposto a investir em produtos de qualidade.

A maneira de identificar outros nichos de e-commerce

Por fim, uma Pesquisa Simplificada de Mercado (PSM) pode ser utilizada para identificar oportunidades ainda não exploradas, simplificando, assim, a seleção de um nicho para e-commerce. Uma vez que tal setor é reconhecido, porém, é necessário que o lojista se dedique a estudá-lo. Afinal, sem conhecer a fundo a realidade do mercado em que atua, dificilmente, um empreendedor será bem-sucedido.

A importância de uma plataforma especializada

Embora escolher um dos melhores nichos de e-commerce seja importante para que um lojista tenha sucesso em suas vendas online, a verdade é que ele precisa tomar outros cuidados. Dentre eles, está optar por uma plataforma de qualidade, que é, inclusive, um dos mais importantes.

Isso ocorre porque, se a loja virtual estiver hospedada em uma plataforma ruim, a experiência do consumidor pode ser prejudicada — um problema que, além de impedi-lo de realizar a compra, pode levá-lo a falar mal da empresa para outras pessoas, o que é extremamente prejudicial para o e-commerce. Portanto, é de suma importância que o lojista opte por uma alternativa segura e confiável, plenamente capaz de atender às demandas de sua loja virtual.

Ter novas soluções para a sua loja virtual é uma questão de aliar vocação e oportunidades. Com determinação, conhecendo os melhores mercados e escolhendo a melhor plataforma para sua empresa, é questão de tempo até o seu negócio ganhar vida e força!

Agora, uma vez que você já conhece as possibilidades dos nichos de e-commerce que podem ajudá-lo a vender mais, outra medida indispensável é buscar uma consultoria para garantir que a sua loja dê bons frutos e seja um sucesso. O apoio de um profissional será decisivo para um desenvolvimento saudável e eficiente a fim de aplicar as suas ideias de e-commerce.

Lembre-se de que, tanto para abrir uma loja virtual quanto para ampliar as vendas do seu e-commerce, você deve ficar ligado nas últimas tendências e agir conforme o seu planejamento estratégico. Essa é uma tarefa que tende a se tornar bem mais simples por meio do suporte de profissionais especializados!

Agora que você conhece alguns dos melhores nichos de e-commerce para 2022, compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a adquirirem esses conhecimentos!

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