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Entenda o que é clube de assinatura e porque investir

Mostraremos não só como funciona o Clube de Assinatura, mas também as vantagens para o cliente e para o e-commerce dessa modalidade de compra. Confira!

✓ Conteúdo criado por humano

Vinhos, livros, cervejas e até mesmo produtos para barbear. Sabe o que esses produtos têm em comum? Todos eles podem ser adquiridos por meio de um clube de assinatura. Se você ainda não sabe o que é clube de assinatura, vai conferir neste conteúdo!

Mostraremos não só o significado desse termo, mas também as vantagens para o cliente e para a empresa em oferecer essa modalidade de compra. Confira!

Entenda o que é um clube de assinatura

Afinal, o que é clube de assinatura?

O que qualquer dono de e-commerce deseja? Recorrência, fidelização dos clientes, previsibilidade de vendas etc., a lista pode ser extensa, mas esses três pontos iniciais são bastante interessantes. Então, se tudo isso fosse alcançável com uma única estratégia, você teria interesse?

Um clube de assinatura é capaz de unir todos esses benefícios. Esse plano nada mais é do que o momento de oferecer ao cliente a possibilidade de uma única compra, recebendo o produto em sua casa de forma frequente.

Quais são as vantagens do clube de assinatura para o cliente?

Agora que já sabe o que é plano de assinatura, vejamos quais são as vantagens disso para o cliente.

Com a assinatura, o consumidor pode fazer o processo de compra uma única vez, recebendo o produto em sua casa de forma frequente, com bastante comodidade. Além disso, para incentivar a compra do plano, normalmente as empresas oferecem preços mais vantajosos do que na compra separada.

Quais são os benefícios para o lojista?

Os benefícios para o lojista são bem claros: recorrência das compras por parte dos assinantes, previsibilidade de receita, menores custos envolvidos e melhor relacionamento com o público.

É comum que os planos de assinatura tenham um período mínimo de vigência, então esse tempo é o mínimo que o cliente permanece com a marca, mais do que uma simples compra.

Além disso, cada envio de produto ou a prestação de um serviço é uma oportunidade de encantar o consumidor e, assim, criar promotores, aqueles que podem gerar novos negócios a partir de indicações.

A previsibilidade de receita também é um ponto muito importante. No Brasil, um movimento bem interessante que foi visto é o dos clubes de futebol. Alguns anos atrás a comercialização dos ingressos era feita de forma individual, por jogo. Além de gerar um trabalho grande e necessitar de uma estrutura mais complexa, as vendas eram impactadas pelos resultados dos times em campo. Se o time ia bem, as vendas eram boas.

Então, partiu-se para a ideia dos programas de sócios, em que os torcedores eram fidelizados com a compra de um pacote anual dando direito a benefícios para toda a temporada. Os clubes passaram a ter todos os benefícios que listamos.

Como ter sucesso na estratégia de clube de assinatura?

Para criar uma boa oferta de clube de assinatura você precisa oferecer algo além da expectativa dos seus clientes, algo que eles não possam simplesmente adquirir em uma compra individual.

Por exemplo, há clubes de assinaturas de bebidas que a cada mês oferece ao cliente um rótulo especial e diferente para que ele experimente.

Portanto, neste conteúdo nós vimos o que é clube de assinatura e os benefícios que essa estratégia pode trazer, tanto para o cliente como para a empresa.

Calendário E-commerce 2025

Porque investir em clube de assinatura

Fique atento às nossas dicas para criar um clube de assinatura com sucesso no seu e-commerce, conquistando os clientes.

Conheça marcas que estão saindo à frente com ofertas de clube de assinatura

Abaixo, selecionamos empresas, de diferentes segmentos, que estão obtendo sucesso com a oferta de clube de assinatura aos seus clientes. Tome nota e inspire-se!

B.O.B

A B.O.B, marca de produtos veganos e zero plástico para cabelo possui uma base fiel de seguidores, sendo uma das queridinhas do mercado.

Por isso, eles lançaram, em julho de 2021, o seu clube de assinatura, que consiste em enviar os produtos escolhidos, pelo cliente, dentro de uma periodicidade indicada pelo mesmo. Além de não precisar se preocupar em fazer novas compras, há o benefício de 15% OFF no valor final.

Para conhecer mais sobre a novidade da B.O.B, clique aqui e saiba mais!

Wine Clube do Vinho

Com certeza, a Wine, loja virtual de bebidas, é uma das empresas mais famosas pelo seu clube de assinatura. Há várias opções de planos disponíveis: diferentes estilos de vinhos, quantidade, preços e até versão da caixa para quem curte espumantes!

Além da seleção das bebidas, feita por especialistas, há descontos embutidos no valor de cada garrafa, além de preços diferenciados na taxa de entrega, brindes e até cashback. É um sucesso há anos e tem obtido cada vez mais adeptos!

Conheça mais sobre o clube do vinho da Wine.

Plena BOX

O mercado de bem-estar e autocuidado está crescendo e, com ele, o surgimento de marcas que trazem esse conceito aos consumidores. E assim é a Plena BOX, que tem um clube de assinatura em que, a cada mês, a pessoa recebe uma caixa recheada de produtos para dar aquela pausa e relaxar!

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Quer alguns exemplos do que vai na Plena BOX? Óleos essenciais, chocolate, café, livro, cremes, velas e outros! Que tal aproveitar a ideia e conhecer mais? Dê o clique!

Intrínsecos: clube do livro

A editora Intrínseca também é bastante conhecida pelo seu clube do livro, chamado carinhosamente de intrínsecos. A cada mês, o leitor recebe um livro surpresa e inédito (ainda não publicado no Brasil) em casa, com capa especial, revista com curiosidades e mais informações sobre a obra, marcador de texto e algum mimo que tem a ver com a história.

Super legal, não é mesmo? Além do combo, há valor fixo para frete (R$ 10 para todo o território nacional) e a assinatura possui valor diferenciado para os planos mensal e o anual, sendo esse último com desconto especial. Vale a pena conhecer!

E aí, ficou empolgado e já com mil ideias sobre como levar o clube de assinatura para a sua loja virtual? Aproveite e coloque já em prática, esse tipo de oferta irá crescer bastante nos próximos anos! Esse tipo de iniciativa é perfeita par criar laços e fidelizar clientes, sabia? Não fique de fora!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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