Vinhos, livros, cervejas e até mesmo produtos para barbear. Sabe o que esses produtos têm em comum? Todos eles podem ser adquiridos por meio de um clube de assinatura. Se você ainda não sabe o que é clube de assinatura, vai conferir neste conteúdo!

Mostraremos não só o significado desse termo, mas também as vantagens para o cliente e para a empresa em oferecer essa modalidade de compra. Confira!

Entenda o que é um clube de assinatura

Afinal, o que é clube de assinatura?

O que qualquer dono de e-commerce deseja? Recorrência, fidelização dos clientes, previsibilidade de vendas etc., a lista pode ser extensa, mas esses três pontos iniciais são bastante interessantes. Então, se tudo isso fosse alcançável com uma única estratégia, você teria interesse?

Um clube de assinatura é capaz de unir todos esses benefícios. Esse plano nada mais é do que o momento de oferecer ao cliente a possibilidade de uma única compra, recebendo o produto em sua casa de forma frequente.

Quais são as vantagens para o cliente?

Agora que já sabe o que é plano de assinatura, vejamos quais são as vantagens disso para o cliente.

Com a assinatura, o consumidor pode fazer o processo de compra uma única vez, recebendo o produto em sua casa de forma frequente, com bastante comodidade. Além disso, para incentivar a compra do plano, normalmente as empresas oferecem preços mais vantajosos do que na compra separada.

Quais são os benefícios para o lojista?

Os benefícios para o lojista são bem claros: recorrência das compras por parte dos assinantes, previsibilidade de receita, menores custos envolvidos e melhor relacionamento com o público.

É comum que os planos de assinatura tenham um período mínimo de vigência, então esse tempo é o mínimo que o cliente permanece com a marca, mais do que uma simples compra.

Além disso, cada envio de produto ou a prestação de um serviço é uma oportunidade de encantar o consumidor e, assim, criar promotores, aqueles que podem gerar novos negócios a partir de indicações.

A previsibilidade de receita também é um ponto muito importante. No Brasil, um movimento bem interessante que foi visto é o dos clubes de futebol. Alguns anos atrás a comercialização dos ingressos era feita de forma individual, por jogo. Além de gerar um trabalho grande e necessitar de uma estrutura mais complexa, as vendas eram impactadas pelos resultados dos times em campo. Se o time ia bem, as vendas eram boas.

Então, partiu-se para a ideia dos programas de sócios, em que os torcedores eram fidelizados com a compra de um pacote anual dando direito a benefícios para toda a temporada. Os clubes passaram a ter todos os benefícios que listamos.

Como ter sucesso nessa estratégia?

Para criar uma boa oferta de clube de assinatura você precisa oferecer algo além da expectativa dos seus clientes, algo que eles não possam simplesmente adquirir em uma compra individual.

Por exemplo, há clubes de assinaturas de bebidas que a cada mês oferece ao cliente um rótulo especial e diferente para que ele experimente.

Portanto, neste conteúdo nós vimos o que é clube de assinatura e os benefícios que essa estratégia pode trazer, tanto para o cliente como para a empresa.

Porque investir em clube de assinatura

Fique atento às nossas dicas para criar um clube de assinatura com sucesso no seu e-commerce, conquistando os clientes.

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