Marketing digital é um dos assuntos mais comentados do momento. Talvez você já tenha ouvido falar ou até mesmo já utilize as técnicas na sua loja virtual. Porém, você realmente sabe quais são as melhores estratégias de marketing digital na sua loja virtual? Conhece os detalhes para implementar cada uma delas?

Então, para que conheça as estratégias e como elas podem ajudar você a alcançar melhores resultados, criamos este conteúdo bem explicativo. Veja!

Você não utiliza marketing digital na sua loja virtual?

O que você perde ao não utilizar as estratégias de marketing digital na sua loja virtual?

Podemos afirmar que se você não utiliza o marketing digital, pode perder muitas vendas para os seus concorrentes. Veja que não estamos falando de algo inimaginável ou intangível.

Os e-commerces que não contam com as possibilidades do marketing digital ficam isolados. O público não é atraído até o domínio, a marca não se torna uma referência no mercado e os clientes não têm uma boa experiência. Enfim, podemos dizer que negligenciar essas ações é, no mínimo, não querer ver a sua empresa crescer!

Segundo dados do IBGE, em 2017 o número de lares brasileiros com acesso à internet chegou a 70%. Esse número representa 49,2 milhões de domicílios com acesso à rede. A maioria dessas pessoas, 92,7%, disse ter pelo menos uma linha móvel, o que significa um alto índice de acesso pelo celular ou outros dispositivos móveis.

Se pararmos para pensar, são milhões de usuários utilizando a internet a todo o momento. Um clique no e-mail ou uma busca no Google podem ser boas oportunidades para despertar o interesse de um usuário entrar na sua loja online. E o melhor: com investimento baixo ou nulo.

Mas, como fazer isso? É aí que entra o marketing digital.

Quais são os benefícios ao aplicar o marketing digital?

Os possíveis resultados com o marketing digital na sua loja virtual são surpreendentes. Vejamos, a seguir, alguns dos benefícios que uma marca pode obter ao trabalhar as estratégias:

Maior atração de potenciais clientes

Lembre-se de quando o acesso à internet ainda não era tão amplo e a divulgação das empresas limitada à sua região. As ações de marketing se resumiam à distribuição de panfletos, outdoors, traseiras de ônibus, propagandas na rede de televisão ou rádio, entre outros.

O ponto não é que essas ações tenham deixado de existir, tanto é que grandes marcas ainda investem nessas campanhas.

A questão é que com o público conectado, ficou mais fácil buscar os potenciais clientes pela internet. Uma marca agora pode vender para um cliente que está do outro lado do país, ou até fora dele!

Destaque para a marca

A internet é um ambiente democrático! Marcas de menor porte podem disputar espaço com empresas grandes e já conceituadas. O posicionamento orgânico — quando você digita um termo no Google e aparece uma lista de respostas — é um trabalho que não precisa de investimento direto.

A otimização das páginas e a publicação de conteúdo constante e relevante faz com que você ganhe posições nas pesquisas e atraia um público cada vez maior, dando destaque para a sua empresa, que se torna aos poucos uma referência.

Melhor retorno sobre o investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) das estratégias de marketing digital é outro grande benefício. Você tem total controle sobre os custos de uma campanha.

A criação de anúncios para a rede de pesquisa do Google, por exemplo, é totalmente mensurável. Você controla quanto quer e pode investir, os valores que pode pagar pelo clique no anúncio e ainda verifica o desempenho da campanha, podendo pausá-la ou alterá-la quando quiser.

Recuperação de carrinhos de compra abandonados

Muitos consumidores adicionam os produtos da loja no carrinho de compras e, antes de fechar o pedido, saem da página e abandonam o site. Há diversas causas para isso, como a falta de confiança em disponibilizar os dados bancários, complexidade do processo de compra, falta de informações, entre outras.

No entanto, com o marketing digital você pode traçar planos para a recuperação dos carrinhos.

Um exemplo consiste na realização de anúncios programados para esse público que quase finalizou a compra, mas desistiu.

Segmentação do público

Com o amplo público da internet você pode imaginar que vai gastar muito dinheiro com pessoas que não se interessam pelos seus produtos ou serviços. Porém, aí está outro diferencial de usar o marketing digital na sua loja virtual: a segmentação do público!

Para cada estratégia e campanha você escolhe as características do público que deseja atrair. Assim, somente as pessoas com as características selecionadas serão atingidas.

Você pode selecionar a localização, faixa etária, gostos, interesses, sexo, classe socioeconômica e muito mais.

Marketing Digital para e-commerce

Quais são as melhores ações do marketing digital para a sua loja virtual?

Agora que você já sabe que não deve desprezar as ações de marketing digital para a sua loja virtual, vejamos quais são as melhores estratégias:

E-mail marketing

O envio de e-mail para seus leads e clientes é uma ótima estratégia. Você pode usar ferramentas de automação de marketing para criar fluxos e enviar as mensagens certas para os destinatários corretos.

Campanhas de anúncio

Os anúncios em diversas plataformas, seja no Google Adwords, Facebook Ads ou Instagram Ads, conseguem atrair um enorme número de interessados para a sua loja virtual.

As campanhas são todas mensuradas e você tem total controle sobre seu orçamento.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma poderosa arma para as empresas aplicarem. Ao criar e compartilhar materiais interessantes e relevantes, você gera alto tráfego no site, nutre seus leads, ganha credibilidade e a confiança do mercado.

Marketing Digital para E-commerce

Portanto, vimos neste conteúdo que aplicar o marketing digital na sua loja virtual é de extrema importância. Não explorar essas estratégias é simplesmente fechar os olhos para as oportunidades e não querer crescer!

Para ajudar você, a Bertholdo e a Rock Content, empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil, se uniram e produziram um e-book gratuito focado no marketing digital para e-commerce.

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