Você sabia que uma das principais causas do fechamento das empresas é a falta de planejamento financeiro? Essa análise é extremamente importante, ainda mais agora que estamos chegando na virada do ano. Então, se você ainda não fez, está na hora de montar o planejamento financeiro para o seu e-commerce!
Neste artigo, mostraremos os principais pontos que devem ser levados em consideração no seu planejamento financeiro para que você tenha sucesso. Confira!
Por que fazer um planejamento financeiro para e-commerce?
Planejar o seu e-commerce financeiramente é fundamental para criar uma estrutura para que seu negócio, além de conquistar estabilidade e se manter, possa também crescer.
No Brasil, 25% das empresas fecham as suas portas antes mesmo de completarem 2 anos. Na maioria dos casos, esse triste cenário é explicado pela falta de planejamento financeiro.
O planejamento é feito para evitar problemas futuros, que podem comprometer a saúde financeira do negócio. Este trabalho engloba os objetivos, a análise dos custos, a projeção da receita e o planejamento dos investimentos.
Veremos, no próximo tópico, uma explicação sobre cada um desses pontos.
Como fazer um bom planejamento financeiro para 2020?
Faça um levantamento das metas para o próximo ano
Se você quer que 2020 seja um ano de conquistas importantes, é preciso criar o planejamento financeiro para e-commerce agora. Para isso, um ponto fundamental é estabelecer as metas para o ano que vem.
Escrever as metas é interessante pois, assim, você e toda a sua equipe podem desenvolver uma ideia do que pretende-se alcançar e o que será preciso colocar em prática em relação a recursos e investimentos.
Tenha muito cuidado na definição das metas. Lembre-se que elas devem ser alcançáveis, mensuráveis, temporais, relevantes e específicas. Com essas características, elas se tornam possíveis e muito interessantes.
A grande maioria dos donos de e-commerce utiliza pelo menos uma das seguintes metas:
- Faturamento Mensal: o valor a ser faturado em cada mês é definido levando-se em consideração as sazonalidade do segmento de atuação. Essa meta possui fácil definição e o controle é bastante simples. Se você não definiu nenhuma meta ainda, comece por aqui.
- Número de pedidos: outra ótima opção é definir quantos vendas deverão ser geradas a cada mês ou semana. Também pode-se optar por uma meta diária, porém o controle é mais complexo.
- Tíquete médio: outra meta simples e efetiva é o valor médio dos pedidos. A sugestão é definir uma meta de tíquete médio mensal também considerando a sazonalidade. Lembre-se que essa meta deve estar de acordo com as duas anteriores. Na verdade, ao dividir a meta de faturamento pelo número de pedidos, obtemos a nossa meta de tíquete médio.
Existem diversas outras metas que podem ser definidas para uma loja virtual. Porém, estas são simples e não podem faltar no seu planejamento financeiro.
Crie projeções de receita e custos
A partir dos objetivos que você traçou, será possível criar uma projeção da receita gerada.
Em paralelo a isso, avalie os seus custos atuais, considerando os valores fixos e os variáveis. Faça, também, uma projeção desses valores para o próximo ano.
Comparando a receita com os custos futuros, é possível ter uma percepção da situação financeira do e-commerce, juntamente com a margem de lucro.
Planeje os seus investimentos
Por fim, para criar um bom planejamento financeiro para e-commerce você precisa projetar os seus investimentos para criar condições de aumentar as vendas.
Por exemplo, se você quer aumentar o conhecimento da marca, é muito recomendado que se direcione uma verba para as estratégias de Marketing Digital, como os anúncios do Google Adwords, divulgação nas redes sociais e também nos meios offline.
Outo ponto chave é reservar recursos para investimentos em tecnologia e novas funcionalidades. O mercado de e-commerce é muito dinâmico, logo sua loja virtual não pode ficar estagnada.
Invista tempo no seu planejamento financeiro
Tenha consciência de que o planejamento financeiro é um conjunto de ações que envolvem as metas, custos, receita e investimento.
Cada um desses parâmetros deve ser interligado para gerar uma boa expectativa. Lembre-se que esse trabalho de análise pode garantir a sobrevivência da empresa e a busca pelos lucros, além de gerar bons resultados para o próximo ano.
Agora que você já viu como criar um planejamento financeiro para e-commerce, confira 5 dicas para reduzir os custos operacionais no seu negócio!