Sempre falamos, em nossos posts, sobre o crescimento do e-commerce. A cada ano, os números aumentam, já que as pessoas têm buscado, cada vez mais, as compras online – no Brasil e no mundo.

Dados atuais, frutos da pesquisa do Compre&Confie, empresa de segurança digital e inteligência de mercado, revelam que os brasileiros estão mais confiantes em comprar nos e-commerces. 

crescimento no e-commerce

Tais números mostram que o primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018, apresentou crescente em conversões online. 

O aumento é altamente significante já que a comparação de 2018, em relação ao ano de 2017, teve como resultado o crescimento de 5%.

Sobre isso, André dias, diretor executivo do Compre&Confie, tem uma explicação:

Esse é um sinal positivo neste início do ano. Apesar da lenta retomada econômica no país, o consumidor está mais familiarizado com as compras online e já busca adquirir itens na web que vão além de suas necessidades básicas

Ainda sobre a pesquisa, durante o período de 2018 e 2019, também houve um aumento de 36% referente ao volume de consumidores únicos, o que representou um total de 12,9 milhões. 

Já o ticket médio também registrou aumento em 2018, como mostra acima. Voltando para 2019, em média, os consumidores realizaram 3 compras online durante o primeiro trimestre.

Por que as pessoas estão preferindo comprar pela internet?

Esse comportamento tem uma explicação lógica: a vida está mais agitada, e o consumidor tem menos tempo para fazer compras e pesquisas de produtos de maneira presencial.

Além disso, o crescimento do e-commerce tem feito com que as marcas estejam mais presentes em redes sociais e e-mail marketing, tornando a compra quase que intuitiva.

Afinal, você está em casa e recebe uma oferta tentadora… às vezes, você nem está precisando do produto, mas não quer perder a oportunidade, problema que é solucionado com um clique.

Outro dado que surpreendeu é que as pessoas têm visto esses espaços como um lazer, não sendo o foco de compras. Então, elas irão procurar um shopping para passear, ir ao cinema e comer. Veja abaixo:

De acordo com a Abrasce, uma pesquisa da GfK, feita em 2018, mostrou que menos de um terço dos frequentadores (31%) vão aos shoppings para fazer compras. A grande maioria (62%) busca lazer, o que é algo que ainda não dá para fazer online, não é?

De olho nisso, grandes aglomerados comerciais, como é o caso dos shoppings, estão transformando seus sites em e-commerces e pretendem movimentar, só em 2019, mais de 60 bilhões de reais.

Mas, como isso irá ocorrer já que as lojas têm seus próprios e-commerces? Vamos saber mais de perto!

Crescimento do e-commerce: como as empresas estão mudando  o jeito de vender online

No caso citado acima, o shopping em questão irá fazer acordo comerciais com as lojas físicas que estão no local e, assim, irão funcionar como um centro de distribuição, permanecendo com um percentual sobre as vendas.

Dessa maneira, o cliente poderá receber o produto em casa, pagando um frete mais barato, já que sairá de sua própria cidade de residência, ou também poderá buscar o produto presencialmente.

Esse tipo de comercialização também ganhará novos usuários, esses que ainda têm receio de comprar online, por medo do produto não ser o que esperam ou que não sirva (no caso de roupas e maquiagens, por exemplo). Se algo der errado, é só ir ao local e fazer a sua troca.

O que podemos pensar sobre isso? Se você possui uma loja física, esse é um ótimo momento para abrir o seu e-commerce, e expandir o seu negócio. Com certeza, você ganhará mais notoriedade e aparecerá com mais força nas buscas dentro da internet.

Agora, se você pretende começar um negócio do zero, além de ter seu próprio e-commerce, aproveite e venda também nos marketplaces.

Para quem é novo no mercado, essa é uma ótima estratégia para ganhar clientes. Te contamos mais aqui.

A verdade é que o comportamento do consumidor favorece o crescimento do e-commerce, a cada ano, já que estamos cada vez mais conectados. Não há como fugir. 

Como vender online começando do zero e aproveitar o crescimento do e-commerce

Mas, como começar a vender pela internet? A gente te ajuda! 

Preparamos um e-book gratuito com todas as dicas para que você coloque o seu plano de ter uma loja virtual em ação. Como mostrados, o crescimento do e-commerce será contínuo e essa é uma oportunidade de ter o seu próprio negócio.

Para baixar, clique aqui! E, claro, se tiver alguma dúvida ou precisar de assessoria, temos uma equipe especializada no assunto, sempre pronta para alavancar o seu sonho! Faça o seu contato e boas vendas!

(Visited 304 times, 13 visits today)