Para a sua loja virtual crescer no mercado, é indispensável possuir uma logística eficiente. A gestão de estoque é uma das atividades considerada como uma grande aliada do sucesso no e-commerce. Isso porque ela é o elemento principal para a satisfação do cliente, garantindo o cumprimento das ofertas e dos prazos.

gestao-de-estoque-no-ecommerce-5-dicas-para-entender-e-otimizar.jpeg

Quer entender mais sobre a gestão de estoque no e-commerce? Confira agora!

Modelos de gestão de estoque

Existem diferentes modelos de gestão de estoque e é preciso conhecê-los para poder aplicar o mais adequado ao seu negócio. Aqui, temos as definições, as indicações, as vantagens e as desvantagens de cada um deles.

Estoque tradicional

É melhor para empresas que possuem uma demanda mais estável e que pedem por maior proximidade no acompanhamento. Existem dois formatos:

  1. Estoque físico: consiste em um lugar específico para armazenar os produtos. É vantajoso para lojas com grandes volumes de vendas, pois proporciona uma entrega mais rápida. Suas desvantagens são sobras de estoque e perdas financeiras no caso de imprevistos. Uma boa ideia é observar atentamente as tendências de consumo para evitar o acúmulo de estoque;
  2. Estoque compartilhado: é o modelo em que se divide o estoque da loja física com a loja virtual. A vantagem é só precisar investir em um estoque para duas operações distintas. Porém, existe a possibilidade de se confundir e misturar a gestão de estoque dessas duas operações diferentes. Por isso, é preciso tomar cuidado.

Estoque consignado

Nesse formato, o lojista e o fornecedor entram em um acordo que possibilita diversos benefícios como, por exemplo, a devolução de itens que não foram muito vendidos. Algumas de suas vantagens são a facilidade no processo de armazenamento, a redução de riscos e a eliminação de prejuízos.

Porém, esse modelo não é adequado para todos os segmentos. É importante que o fornecedor seja de confiança, pois qualquer falha dele pode manchar a imagem da sua marca. Um estoque mínimo pode evitar problemas do tipo.

Estoque terceirizado

É indicado para os e-commerces que querem otimizar seu estoque. Existem também dois formatos:

  1. Drop Shipping: é quando um fornecedor (estrangeiro, na maioria das vezes) se responsabiliza pela gestão de estoque. Os pedidos do e-commerce são direcionados ao fornecedor, que manda o item diretamente ao cliente final. Entretanto, este formato é ilegal no Brasil, uma vez que se aproveita de condições tributárias desiguais;
  2. Cross Docking: é o método em que o produto recebido não é armazenado (ou é armazenado por tempo mínimo), e sim diretamente preparado para o processo de entrega. Seu benefício principal é a redução de gastos com o espaço e com o gerenciamento de estoque. Já o principal problema seria a falta de controle sobre o armazenamento. Uma estratégia é possuir fornecedores confiáveis e até investir em uma plataforma que torne possível a integração da gestão de estoque.

Dicas para otimização da gestão de estoque

Reunimos aqui algumas dicas para que você possa otimizar a gestão de estoque do seu e-commerce:

  1. Separe os itens por categorias, de forma clara. Isso facilita o acesso dos funcionários, agilizando o processo de entrega;
  2. Identifique os produtos de maior demanda e separe-os do restante. Assim, há maior facilidade no acesso e na circulação deles, que podem ser priorizados na entrega;
  3. Adote um sistema de gerenciamento de estoque;
  4. Controle o prazo de validade das mercadorias, pois as vencidas podem acarretar até mesmo problemas legais;
  5. Utilize a técnica de previsão de demanda para garantir sempre um estoque mínimo, evitando a falta de produtos ou o excesso de estoque. 

É preciso conhecer muito bem seu negócio para poder definir os melhores modelos e as melhores estratégias para otimizar a gestão de estoque. A utilização de técnicas adequadas pode proporcionar o crescimento de seu negócio no espaço virtual. 

Agora que você já sabe mais sobre gestão de estoque no e-commerce, conheça 5 dicas essenciais para o crescimento de sua loja virtual!

Mas, calma! Antes de ir embora, conheça os nossos eBooks e aprenda mais sobre o universo do e-commerce!

Salvar

(Visited 651 times, 1 visits today)
Gestão de estoque: 5 dicas essenciais! Gestão de estoque: 5 dicas essenciais! Gestão de estoque: 5 dicas essenciais! 2019-04-23 08:00:41
5.00 5 1