Qual empreendedor não quer criar estratégias mais eficientes para o seu negócio? A busca por novas ideias é incessante e os recursos com o avanço da tecnologia são bem interessantes. Porém, antes de sair criando ações de qualquer maneira, é fundamental definir muito bem a persona para o e-commerce.

Se você não sabe o que significa persona, não se preocupe! Estamos aqui para mostrar esse conceito e a importância que ele tem para o seu negócio. Acompanhe a leitura!

Persona para o e-commerce e sua importância

O que é persona?

Persona é a personificação do seu cliente ideal. É como reunir todos os possíveis interessados nos seus produtos ou serviços e definir, a partir disso, as características mais presentes e significativas para a sua empresa. 

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

É muito comum confundir o público-alvo e a persona para o e-commerce. Apesar de estarem relacionados, são conceitos distintos.

Para entender as diferenças, vamos criar um exemplo. Imagine que você atua no ramo de moda e quer criar uma linha nova, específica para gestantes. Então, fez um estudo de mercado e viu que o público para esses produtos é de mulheres na faixa etária entre 20 e 35 anos e casadas.

Essa observação já é muito importante para as estratégias comerciais e representa o público-alvo, mas não a persona. A personificação do cliente ideal se faz com uma pesquisa mais aprofundada.

Depois de uma pesquisa bem minuciosa com essas mulheres e alinhando os objetivos da sua marca, você chegou em uma persona: Milena, 28 anos, casada e mãe de um filho. Está grávida de 3 meses. Na primeira gravidez, enfrentou problemas de autoestima e agora quer ficar bem consigo mesma. Para isso, não abre mão de roupas confortáveis e elegantes para todo o período gestacional.

Conseguiu perceber que a definição de persona vai muito além das simples definições do público-alvo? Ela busca sentimentos, necessidades, problemas e desafios dos clientes que a empresa pode ajudar a resolver!

Qual é a importância da persona para o e-commerce?

Encontrar a persona para o e-commerce é de suma importância, pois isso que deve nortear as estratégias de marketing e vendas. Uma campanha publicitária, por exemplo, nas redes sociais, deve ser elaborada a partir das características encontradas nas pesquisas.

Se você embasa as decisões do negócio em simples achismos e crenças, os resultados podem não ser efetivos e fazer com que você gaste tempo e dinheiro à toa. Nesse sentido, conhecer a linguagem, as dúvidas e os problemas da sua persona pode ajudá-lo a criar as estratégias perfeitas, desde a prospecção até o fechamento das vendas.

Como criar a persona corretamente?

Agora que você já viu a importância de criar a persona para o e-commerce e como isso pode interferir diretamente nas vendas, deve estar se perguntando como encontrar esse perfil.

Pois bem: a principal dica, aqui, é pesquisar! Busque as informações do seu público, conheça suas características, seus objetivos, medos e necessidades. Saiba o que eles já têm à disposição no mercado e o que falta. Conheça seus hábitos pessoais, a linguagem, os canais de comunicação utilizados.

Para que a definição tenha sucesso e você acerte, é recomendado contar com ajuda profissional. Assim, o seu investimento será certeiro e o sucesso da loja virtual será maior e mais rápido!

Como você pôde ver, a persona para o e-commerce tem uma grande importância, já que é por meio dela que o direcionamento das estratégias de marketing e vendas é feito! Comece agora mesmo a fazer as pesquisas e encontre o perfil ideal de seus clientes!

Vale lembrar que as personas também são conhecidas pelo termo Buyer Persona. O vídeo abaixo possui uma dica prática sobre como definir a persona para o e-commerce e utilizar essa definição para vender online. 

Agora que já conhece o conceito de persona, confira dicas de como investir no e-commerce para fazê-lo crescer! Até a próxima!

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